Menu
Contato Comercial

    Software de Gerenciamento de TI: OpMon Vs. Softwares Gratuiros

    Por: Pedro César Tebaldi Gomes em 21.11.2013
    software de gerenciamento de TI

    Uma pergunta que muitos gestores se fazem na hora de buscar uma ferramenta que monitore a infraestrutura de ti é: porque usar uma ferramenta paga se existem ótimos softwares gratuitos de gerenciamento de TI disponíveis no mercado?

    Para responder a esta pergunta é necessário, primeiro, entender o conceito de software livre. Pela sua descrição genérica é qualquer aplicativo/solução que pode ser usado, copiado, estudado e redistribuído sem restrições, permitindo a qualquer pessoa fazer modificações de modo que toda a comunidade se beneficie.

    Ao buscar uma solução de monitoração as empresas tem boas opções gratuitas disponíveis. Porém, essas ferramentas acabam não atendendo a todas as necessidades das empresas, uma vez que foram desenvolvidas genericamente. Além disso, seu desenvolvimento não se dá na velocidade damandada pelo mercado.

     

    Resolvendo os problemas

    O OpMon é desenvolvido com o objetivo de acabar com todos esses problemas, sendo uma plataforma completa e totalmente customizada de acordo com as necessidades de cada cliente. É totalmente adaptado à realidade e às exigências do mercado brasileiro contando com cases de sucesso em empresas que são líderes de mercados em diferentes segmentos como: bancos, empresas do setor energético, indústria, telecomunicação, entre outros.

    A possibilidade de prestar suporte e treinamento são, certamente, duas grandes vantagens para o OpMon. Os softwares livres não têm este tipo de compromisso e caso o cliente necessite de algum tipo de customização ou treinamento, necessitará contratar uma equipe especializada, o que damanda um grande investimento.

     
    Software de Gerenciamento de TI

     

    Aderência ao ITIL

    Entre outras vantagens, podemos destacar a aderência às melhores práticas de gestão especificadas pelo ITIL e criação de módulos de relatórios avançados e de gerenciamento de níveis de serviços (SLA/SLM), interface multi-linguagem e desenhada com foco no usuário, com possibilidade de criar filtros de pesquisa, favoritos, atalhos e simplificação da navegação.

    Todas essas razões já seriam suficientes para apontar o OpMon como a solução adequada para implantar na maioria das empresas. Para acabar com qualquer dúvida, devemos visualizar um campo que é deixado de lado pelas ferramentas opensource, os processos de negócios.

     

    Monitoração da experiência do usuário

    O OpMon conta com uma solução, também desenvolvida pelas OpServices, integrada ao OpMon e de grande valor para seus clientes, o OpCEM (Customer Experience Management). A aplicação simula, ininterruptamente, a real experiência do usuário através de robôs.

    A solução também permite ao gestor qualificar constanteente o serviço oferecido ao consumidor, verificando: velocidade, disponibilidade de links e serviços, situações em que erros ocorrem, real dimensão do problema e impacto.

    Além disso, é possível realizar testes de softwares e automatizar processos e rotinas como: agendamento de tarefas envios de e-mails, relatórios, etc.

     

    Dashboards: a visão do seu negócio

    Talvez o módulo mais interessante, visualmente, seja o OpMon Dashboards (editor e visualizador de dashboards). Criado com o intuito de permitir ao usuário criar, de forma gráfica e intuitiva, dashboards (painéis) representativos dos itens monitorados.

    Com a ferramenta de edição é possível elaborar visões complexas que exibem, em tempo real, o status de seus elementos de infraestrutura e, principalmente, de processos de negócios, o que representa um passo além do monitoramento de itens básicos de infraestrutura de TI.

     

     

    Correlação de Eventos

    A correlação de eventos é, com certeza, uma das tecnologias mais avançadas encontrada no OpMon. Foi desenvolvida a partir de uma interface gráfica, simples e intuitiva, que cria regras complexas e de grande valor para o negócio.

    Além disso, permite ligar eventos diferentes para disparar alarmes, aumentar a segurança e melhoria nos processos, além aumentar o poder de controle dos gestores que realmente conhecem os processos de sua empresa.

    Certamente ainda existem muitas razões para escolher o OpMon, mas para tomar esta decisão o gestor precisa conhecer muito bem sua estrutura e avaliar se essas necessidades são compatíveis com a sua realidade.

    Solicite uma proposta do OpMon, o software de gerenciamento de TI líder do mercado brasileiro

    Compartilhe:

    Posts Relacionados

    ASSINE NOSSA NEWSLETTER E RECEBA
    NOSSOS MELHORES CONTEÚDOS!

    ASSINE NOSSA NEWSLETTER!

    Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos