Menu
Contato Comercial
Por: Pedro César Tebaldi em 10.12.2014

Zabbix x OpMon: comparativo entre as duas soluções

Zabbix x OpMon

O mercado de desenvolvimento de soluções para gerenciamento de infraestrutura de TI cresceu bastante nos últimos anos. Desde soluções opensource, como Zabbix e Nagios, até soluções de mercado de pequenos a grandes fabricantes.

Na hora da aquisição de licenças de qualquer tipo de software existe o dilema entre a contratação de soluções de mercado ou open source. No post de hoje, abordaremos um pouco a diferença entre as duas soluções. Confira!

 

Comparativo entre Soluções de monitoramento de TI: OpMon x Zabbix

As soluções de mercado possuem suporte e garantia do fabricante, o que pode tranquilizar empresas de médio e grande porte. Já as soluções de software livre não possuem custos para aquisição, mas possuem custos com equipe interna tanto para a implementação como para a manutenção e customização da solução de código aberto.

Antes de definir uma escolha é importante saber que não existe uma solução que atenda a todas as organizações. Cada empresa possui um nível de maturidade de TI e isso deve ser levado em conta na hora de tomar uma decisão.

Abaixo são descritas algumas vantagens da solução de mercado OpMon sobre uma solução opensource Zabbix.

 
Disclaimer: a OpServices é fabricante de soluções para gerenciamento de infraestrutura de TI. O objetivo deste post não é de forma alguma tirar o valor das soluções opensource, que são a escolha ideal para muitas equipes. Entretanto, é preciso mostrar alguns custos escondidos que passam despercebidos na hora de escolher uma ferramenta gratuita.

 

Custos operacionais

Uma das ilusões relacionadas aos softwares opensource é a percepção de que ele é gratuito. Sobre o licenciamento, a versão principal ou básica realmente pode ser considerada gratuita. Porém, existem custos “escondidos” que as organizações, muitas vezes, só descobrem na hora que precisam realizar o investimento.

Softwares opensource de monitoramento de TI, em regra geral, são bastante complexos e com interfaces não amigáveis. Um dos motivos é porque são focados nos desenvolvedores, com menor atenção aos usuários que não possuem tanto conhecimento com este tipo de ferramenta.

A curva de aprendizado também é bastante grande e influencia nos custos operacionais envolvidos, fato que prejudica que projetos de governança de TI saiam do papel de forma rápida. Em um comparativo entre soluções de mercado, como o OpMon, e as soluções gratuitas, as plataformas de mercado geralmente são implantadas de forma mais rápida, o que gera uma redução de custos com recursos humanos.

O treinamento dos softwares gratuitos são geralmente significativamente mais caros. Isso porque esse é o modelo de negócio de muitas empresas desenvolvedores de software livre, como o Zabbix ou o Nagios. No caso do Zabbix, por exemplo, seu treinamento com o fabricante é caro e pago em euros.

 

Visão de negócio

Outra grande diferença entre o OpMon e o Zabbix é a forma como os dados são apresentados. O OpMon foi desenvolvido com foco na visão dos decisores de TI, que precisam trabalhar de forma ágil para resolver os problemas rapidamente, antes que impactem no seu negócio.

Para facilitar esta visualização foi desenvolvido o OpMon Dashboards, uma poderosa ferramenta para criação e edição de dashboards que possibilita a busca de métricas de infraestrutura e de sistemas através do OpMon. Através desta solução, é possível oferecer uma visão centralizada de diversas informações facilmente compreensíveis.

 
Quer saber mais sobre as diferenças entre o OpMon e o Zabbix? Acesse a página do produto.

Compartilhe:

ESCRITO POR

Pedro César Tebaldi

Atuei por 10 anos no mercado B2B de tecnologia da informação como gerente de marketing, tendo escrito mais de 500 artigos sobre tecnologia durante esse período. Hoje sou líder do time de dados, dentro da área de Business Intelligence da OpServices, prestando consultoria para grandes empresas em todo o Brasil.

Posts Relacionados

ASSINE NOSSA NEWSLETTER E RECEBA
NOSSOS MELHORES CONTEÚDOS!

ASSINE NOSSA NEWSLETTER!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos