Manter um banco de dados atualizado é fundamental para planejar ações e melhorar resultados de uma empresa, tornando-a mais competitiva. Afinal, eles são fontes importantes de informação e conhecimento sobre o público-alvo e também sobre empresas e instituições ligadas ao negócio.

Os bancos de dados podem ser úteis para embasar uma campanha de marketing direcionada a um público específico; para que os gestores definam estratégias mais acertadas para a empresa; ou, ainda, para reunir os contatos dos seus clientes e fornecedores para encaminhar mensagens em datas especiais, por exemplo.

Desta forma, é preciso otimizar a performance da ferramenta por meio de uma boa gestão de banco de dados, para garantir que as informações ali inseridas sejam confiáveis e estejam bem organizadas. Acompanhe o nosso artigo e confira as dicas que separamos para ter uma gestão de banco de dados de sucesso!

 

Hacker

 

Defina as informações que serão coletadas

Quais são as informações a respeito do seu público-alvo que são relevantes para você? Crie um formulário de cadastro baseado no que você precisa saber sobre o seu cliente, envolvendo informações como nome completo, endereço, telefone e e-mail, entre outras. Saber a sua data de aniversário, por exemplo, pode ser bacana para enviar cartões ou e-mails no dia e se diferenciar da concorrência.

 

Atualize o banco de dados constantemente

É de extrema importância fazer atualizações constantes do banco de dados, a fim de garantir que todas as informações estejam sempre corretas. É comum que as pessoas mudem de telefone, endereço, e-mail, empresa e cargo, por exemplo. Portanto, ter os dados corretos pode significar uma maior eficácia das ações.

 

Tenha um bom sistema de segurança

Imagine demorar meses ou até anos para levantar informações confiáveis para a sua empresa e perdê-las devido a uma pane no computador? Para evitar situações como essa, é preciso que a gestão de banco de dados seja feita através de um bom sistema de segurança. Além disso, outra dica é não permitir o acesso livre ao banco de dados. Forneça as informações apenas para pessoas confiáveis. Em alguns casos, a ferramenta abrange informações confidenciais do cliente e, por isso, o acesso deve ser restrito.

 

Escolha um sistema de gestão banco de dados eficiente

Tão importante quanto a confiabilidade das informações do banco de dados é que o sistema para a sua gestão atenda às necessidades da empresa. Prefira aquele que ofereça suporte em português e que se adapte à realidade da organização. O OpMon, por exemplo, possibilita o monitoramento de qualquer dispositivo que gere dados, como redes, servidores e sistemas operacionais, ftp e e-mails, banco de dados, máquinas virtuais e NFe, por exemplo.

Uma boa gestão de banco de dados pode, sem dúvidas, otimizar os processos da empresa e melhorar os seus resultados. Por isso, mantenha sempre as informações atualizadas e invista em um sistema de gestão eficaz.

 

Tópicos relacionados:

A importância do gerenciamento do banco de dados
Como o monitoramento de TI afeta os processos críticos da sua empresa
5 exemplos de dashboards para a sua empresa