Certificações de TI mais requisitadas

 

Certificações de TI mais requisitadas

Apesar da recessão na economia brasileira, o mercado de TI segue em crescimento no país. Cada vez mais as empresas reconhecem a importância de uma boa gestão de informação aliada à tecnologia.

Isso tanto é verdade que algumas pesquisas apontam para um aumento no orçamento de TI nas empresas em 2017. Isso mostra como as organizações reconhecem a necessidade desse trabalho para alavancar vendas e ter um crescimento de qualidade.

Porém, ao mesmo tempo, o número de profissionais nessa área cresce também assustadoramente, querendo aproveitar o reaquecimento desse mercado, tornando-o assim mais concorrido. E por isso, os profissionais mais qualificados serão os que conseguirem maior destaque.

 
Além disso, esta é uma área que depende de constante atualização do profissional. Por isso, é imprescindível mostrar em seu currículo que você realmente está conectado com as novas tendências da área. E as certificações mostram não só essa postura, mas também que empresas conceituadas testaram e aprovaram seus conhecimentos na área. E, lógico, profissionais qualificados possuem mais chances de ganhar salários melhores. Então, para ajudar você a fortalecer seu currículo, vamos trazer 7 certificações de TI importantes para o profissional da área:

 

1. Certified Information Systems Security Professional (CISSP) -(ISC)²

É uma das principais certificações de TI em segurança. Foi a primeira que atendeu aos requisitos da rigorosa ISO/IEC 17024. Focada nos profissionais da Segurança da Informação, cobre tópicos críticos de segurança atual, incluindo computação em nuvem, segurança móvel e de apps móveis, gestão de risco, entre outros. Para que você consiga o certificado, é preciso ter desempenho de 70% no teste, que é composto de 250 questões de múltipla escolha. Ah, e um detalhe importantíssimo: o candidato não pode ter antecedentes criminais. Nos Estados Unidos, o profissional que possui esse certificado costuma ganhar aproximadamente USD 100 mil por ano. Mais informações.

 

2. Cisco Certified Internetworking Expert – Routing eSwitching

A Cisco oferece certificações de TI excelentes para os candidatos. Essa de Routing e Switching inclui conhecimentos em LAN, Ethernet, TCP/IP, IPv6, OSPF e BGP. Caso consiga obter o certificado, o profissional mostra-se apto para planejar, implementar, verificar e solucionar problemas de redes. É indicada para engenheiros de rede de alto nível que trabalham com estruturas de redes complexas. Nos Estados Unidos, quem possui essa certificação ganha em média USD 100 mil por ano. Mais informações.

 

3. VMware VCP-Cloud

Esta certificação habilita o profissional a trabalhar com instalação, configuração e administração de ambientes em nuvem. Ela mostra que você compreende o básico dos conceitos da computação em nuvem, incluindo ambientes públicos, privados ou híbridos e segurança em nuvem. São poucas as certificações nessa área, então apesar dela ser relativamente nova, é importantíssima. A média de salário para o profissional com essa certificação nos Estados Unidos é de USD 110 mil por ano. Mais informações.

 

4. Project Management Professional, da PMI (Project Management Institute)

Uma das áreas mais importantes de TI é a de projetos – e está sempre precisando de bons gerentes. Essa certificação habilita o profissional a se tornar um gerente de projetos. Para fazer a prova, é preciso comprovar experiência de 4.500 horas nos últimos 6 anos para a categoria I e 7.500 horas nos últimos 8 anos para a categoria II. Nos Estados Unidos, um profissional com essa certificação ganha em média USD 120 mil por ano. Ou seja, é uma das certificações de TI mais valorizadas. Mais informações.

 

5. Oracle Certified Professional Advanced PL/SQL DeveloperCertification

Essa certificação de TI é recomendada para profissionais que trabalham no desenvolvimento de bases de dados PL/SQL (server-based). Além disso, mostra conhecimento em construções de aplicações na Internet em bancos de dados para Oracle 9i e Oracle Database 10g. O salário médio de quem possui essa certificação é de USD 109 mil dólares por ano nos Estados Unidos. Mais informações.

 

6. Microsoft Certified Solutions Developer (MCSD)

Essa certficação é feita para os profissionais que criam e implantam aplicações para web e para Windows Phone Apps. A certificação é focada em desenvolvedores com especialização em análise e projeto de soluções empresariais. É preciso conseguir sucesso em 3 etapas: programação em HTML5, com JavaScript e CSS3; desenvolvimento de aplicações web ASP.NET, MVC 4 e desenvolvimento em Windows Azure e serviços web. Mais informações.

 

7. CompTIA Mobility+

É uma certificação embasada na ISO 17024 e aborda gestão de dispositivos móveis, solução de problemas, segurança e infraestrutura da rede. É recomendável que os candidatos tenham experiência de 18 meses no mercado. São 100 questões de múltipla escolha para serem respondidas em 90 minutos. Como este é um mercado em expansão, com o crescimento do uso de smartphones não só no âmbito pessoal, mas também empresarial, essa certificação coloca o profissional em destaque no desenvolvimento móvel. Mais informações.

 
Esses são alguns exemplos de certificações de TI mais procuradas pelas empresas. Diversas outras, como as de arquitetura da Amazon também têm sido bastante buscadas. A OpServices também possui treinamentos com certificação para a solução de gerenciamento de infraestrutura de TI, OpMon. Clique para saber mais sobre as certificações em gerenciamento de infraestrutura com o OpMon.

 

Conteúdo relacionado

KPIs – Os Indicadores-chave de desempenho
Gestão à vista e o monitoramento dos processos de negócios em tempo real
O que é e para que serve o Business Process Management (BPM)
A morte da planilha excel para a gestão de indicadores!
Como monitorar processos de negócios com o OpMon?
O que é gestão à vista e como aplicá-la em sua empresa?