Menu
Contato Comercial
Por: Pedro César Tebaldi em 29.08.2017

Como fazer o gerenciamento de infraestrutura de TI?

Gerenciamento de Infraestrutura de TI

A infraestrutura de uma casa é a base que dará sustentação à construção. Faz parte dela, por exemplo, o alicerce, que mesmo invisível aos olhos é fundamental para que a casa permaneça em pé.

Um alicerce mal acabado ou construído com materiais de pouca qualidade faz com que a estrutura da casa fique fragilizada e possa até mesmo desabar. Quando falamos de infraestrutura de TI não é diferente.

A seguir, entenda o porquê!

 

Infraestrutura de TI

É essa infraestrutura que dá as bases para uma empresa operar no âmbito da tecnologia da informação e consiga disponibilizar e manter seus serviços e solucionar problemas dos clientes, sejam eles internos ou externos.

Por isso, é essencial que a infraestrutura de TI de um empresa, para ser “sólida”, seja compostas por ferramentas poderosas. Além disso, é recomendável que ela seja acompanhada de perto por meio de um software de gestão adequado e de confiança.

 

A falta de gerenciamento na infraestrutura de TI

Infelizmente, as empresas costumam dar atenção para a infraestrutura de TI apenas quando os problemas já estão acontecendo, enquanto o ideal seria usar a tecnologia para evitar que eles acontecessem.

Esse cenário não se aplica apenas ao Brasil — ele é parecido ao redor de todo o mundo. Para se ter uma ideia, de acordo com a Forrester, U$3 em cada U$4 de um típico projeto de TI são gastos com problemas simples de gerenciamento.

Além disso, segundo a consultoria IDC, quase metade do tempo utilizado para encontrar a solução de algum problema na área de tecnologia da informação é gasto apenas na análise e descoberta da causa, e não na resolução.

Isso significa que, se existisse um software capaz de identificar rapidamente os problemas e se antever a eles, a produtividade da equipe nesse tipo de tarefa poderia quase dobrar e os colaboradores teriam mais tempo livre para investirem em outras tarefas. Alias, tarefas estas ligadas ao core business da empresa.

 
Banner - Gerenciamento de TI e Infraestrutura

 

Uma solução: monitoramento em tempo real

Para contrariar as estatísticas e ver a rentabilidade crescer, uma opção é incluir em sua infraestrutura de TI um software de gestão com monitoramento em tempo real.

Com esse tipo de ferramenta, os gráficos são atualizados simultaneamente, tornando mais fácil a análise de problemas visíveis no momento em que eles ocorrem — ou, ainda, quando são apenas uma ameaça. O sistema é capaz de emitir uma notificação ou desencadear uma resposta automatizada para o gestor da área, nesses casos.

Alguns softwares de gestão de TI, como o OpMon, são ainda mais completos e possibilitam a monitoração de qualquer tipo de dispositivo que gere dados. Dessa forma, o OpMOn é considerado uma plataforma completa para a governança de TI e Telecom, monitoramento dos processos de negócios e gerenciamento de redes e sistemas.

 
Dashboard de Monitoramento Remoto

 
Entretanto, o gerenciamento da infraestrutura de TI não é composto apenas pelas ferramentas. É muito importante definir processos adequados para o ambiente da sua empresa. É preciso, por exemplo, definir os thresholds adequados, diferenciado por dispostivo/sistema ou baseado nos acordos de níveis de serviço (SLAs). Outra dica importante é definir os responsáveis por tratar cada um dos incidentes. Depois de definido e bem documentado todos esses processos podem ser automatizados

 
Agora que você já sabe a importância do gerenciamento da infraestrutura de TI, é só uma questão de aplicar esses conhecimentos e investir em uma ferramenta que atenda às suas necessidades para ver os projuízos oriundos de falhas e indisponibilidades reduzirem drasticamente.

Gostou do conteúdo? Recomendamos também ler o nosso artigo sobre os custos de um downtime.

Compartilhe:

ESCRITO POR

Pedro César Tebaldi

Atua há 10 anos no mercado B2B de tecnologia da informação como gerente de marketing, tendo escrito mais de 500 artigos sobre tecnologia durante esse período. Também é responsável pela área de Business Intelligence da OpServices, que presta consultoria para médias e grandes empresas em todo o Brasil.

Posts Relacionados

ASSINE NOSSA NEWSLETTER E RECEBA
NOSSOS MELHORES CONTEÚDOS!

ASSINE NOSSA NEWSLETTER!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos