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Por: Pedro César Tebaldi em 03.07.2014

Big Data Analytics

Big Data Analytics

Um dos temas mais recorrentes nas rodadas de negócios nos últimos anos é o Big Data. Entender como ele pode revolucionar a maneira como as empresas fazem negócios pode ser um diferencial para qualquer empresa, principalmente utilizando ferramentas para Big Data Analytics.

Ainda assim, o termo ainda é mal compreendido por muitos profissionais. Sair do plano conceitual e saber exatamente como o Big Data Analytics ajudar uma empresa na prática é fundamental para que a nova tendência seja aproveitada em todo seu potencial.

Neste artigo explicaremos o que você precisa saber para utilizá-lo em seu negócio.

 

Análise robusta

Um número impressionante ajuda a compreender a origem do termo Big Data: mais de 90% de todos os dados digitais em todo o mundo foram gerados somente nos últimos dois anos. Agora basta pensar em como esses dados irão aumentar nos próximos 5 anos para compreender melhor a sua dimensão.

Com uma quantidade gigante de linhas de informação e de combinações possíveis, o Big Data exige ferramentas especiais que consigam tratar esse verdadeiro universo de dados de forma adequada e eficiente. É aí que surge o Big Data Analytics, um conjunto ferramentas e métodos destinados a coletar, organizar e analisar um grande número de dados para descobrir padrões e identificar outras informações úteis para o negócio.

 

Big Data Analytics na prática

O Big Data Analytics vem ajudando a interpretar informações em diversas áreas. Um exemplo na ciência são os pesquisadores que, através deste tipo de ferramenta, estão decodificando o DNA humano e identificando genes responsáveis pelo surgimento de doenças.

Outra utilidade é no processo de identificação de padrões de consumo, onde o recurso ajuda a potencializar vendas, aumentar a eficiência dos processos e o desempenho das operações, além de facilitar o atendimento ao consumidor e o gerenciamento de riscos.

A aplicação mais popular entre as empresas é o levantamento e análise de informações sobre os clientes e seu perfil de compra na internet e redes sociais, que pode oferecer oportunidades para que as equipes desenvolvam ações de marketing e vendas muito mais eficazes.

 

Desafios para adoção

As empresas que querem utilizar o Big Data Analytics em seu negócio precisam encarar dois desafios. O primeiro é conseguir ter acesso a todas as fontes de dados, seja dentro ou fora da organização. Em geral, essas informações estão espalhadas em diferentes localidades e sistemas, o que exige certo esforço para a sua integração.

O segundo desafio é implementar as ferramentas adequadas para coletar as informações nessas fontes, estruturá-las para que se tornem úteis ao negócio e, por último, apresentá-las em um formato amigável que possa realmente contribuir para a tomada de decisão em diferentes níveis hierárquicos da organização. Isso não pode ser feito por bancos de dados e softwares tradicionais, pois a mineração de dados e textos e as análises exigem soluções específicas para esse fim.

 
Por fim, as organizações que desejam começar a analisar informações desconexas e identificar padrões precisam investir em uma estrutura de hardware e software, o que pode ser caro e trabalhoso. Ou então buscar um parceiro, especializado em Big Data Analytics, que conseguirá oferecer sistemas e ferramentas que irão garantir insights valiosos para o negócio com uma melhor relação de custo X benefício.

Para saber mais sobre o assunto, leia nosso post sobre análise de big data e sobre o que é Data Science.

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ESCRITO POR

Pedro César Tebaldi

Atua há 10 anos no mercado B2B de tecnologia da informação como gerente de marketing, tendo escrito mais de 500 artigos sobre tecnologia durante esse período. Também é responsável pela área de Business Intelligence da OpServices, que presta consultoria para médias e grandes empresas em todo o Brasil.

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