Menu
Contato Comercial

Microsoft Power Apps: entenda como funciona!

Por: Aldry Rocha em 08.09.2021

A necessidade de ganhar agilidade em processos é cada vez mais crescente dentro das empresas. O desenvolvimento de aplicativos não é diferente, pois tempo é literalmente dinheiro. Um dos meios de ganhar eficiência é utilizar plataformas de desenvolvimento de aplicativos low-code ou no-code, com elas é possível criar aplicativos que podem vir a ser executados tanto em navegadores quanto em dispositivos móveis.

No artigo de hoje vamos apresentar o Microsoft Power Apps, a plataforma de desenvolvimento low-code da Microsoft, que visa automatizar processos por meio da criação de aplicativos personalizáveis com reduzido tempo de desenvolvimento.

Acompanhe como funciona a criação de aplicativos pelo Power Apps e seus benefícios.

 

O que é o Microsoft Power Apps?

O Power Apps se trata de um conjunto de aplicativos, serviços e conectores que formam uma plataforma de serviços que proporcionam um ambiente de desenvolvimento rápido e simples para criação de aplicativos personalizados conforme necessidade das empresas. Assim, as organizações podem criar fluxos de trabalho avançados, lógicas de negócio e automatizar processos lentos e que demandam tempo dos colaboradores.

Ele permite a rápida criação de aplicativos que se conectam aos dados localizados em várias outras fontes de dados como SharePoint, Microsoft 365, SQL Server, entre outros. Para iniciar o desenvolvimento com Power Apps não é necessário grande conhecimento acerca de programação, pois a plataforma utiliza a lógica ‘low-code’, que são funções avançadas que não precisam de linhas de código para criá-las. Além disso, conta com funcionalidades drag-and drop, onde só é necessário arrastar e soltar os elementos programáveis. Os aplicativos são criados com design responsivo e funcionam em sistemas como iOS, Android e também navegadores na internet.

 

Blocos de construção no Power Apps

O Power Apps conta com quatro principais componentes na construção de seus aplicativos. São eles:

  • Página inicial do Power Apps: a primeira tela, ao entrar no Power Apps, conta com a opção de criar aplicativo por meio de modelos pré-construídos já criados ou criar um do zero por meio de uma tela em branco.
  • Power Apps Studio: nessa parte é possível personalizar os aplicativos, se conectando a diferentes fontes de dados, organizando elementos de interface de usuário e criando fórmulas.
  • Aplicativos móveis avançados: os aplicativos podem ser criados, compartilhados e executados em dispositivos como windows, iOS e Android.
  • Centro de administração Power Apps: esse é o local onde todos os aplicativos criados para uma organização podem ser gerenciados. É possível criar ambientes diferentes para desenvolvimento e produção do aplicativo.

 

Implementação e Consultoria em Business Intelligence - BI

 

Vantagens de uso do Power Apps

Como principal vantagem de uso podemos destacar a simplicidade de desenvolvimento com o Power Apps, pois não é necessário nenhum conhecimento em programação para criar seus próprios aplicativos. O desenvolvimento com ele é feito de maneira visual (drag-and-drop), sendo possível alterar os atributos de forma simples (como cores, tamanho, fonte, etc.).

Como já dito anteriormente, não é necessário conhecimentos em programação para criar os primeiros aplicativos, porém funcionalidades mais complexas podem requerer o desenvolvimento de código para o Power Apps, os chamados conectores personalizados. Os conectores devem ser desenvolvidos em uma linguagem compatível com Power Apps, o requisito básico é que consiga se conectar a uma API REST.

Também vale destacar a variada gama de opções de conexão com plataformas externas, as principais são: Dynamics 365, SAP, Oracle, Office 365, Sharepoint, Bing Maps, Dropbox, Facebook, GitHub, Gmail, Google Drive, Google Agenda, Instagram, Jira, Dynamics 365 Customer Voice, Outlook, Pinterest, Power BI, Teams, ServiceNow, Salesforce e Twitter. E ainda, caso o seu conector não seja encontrado na lista de conexões, você pode criar seus próprios conectores via conectores personalizados.

Compartilhe:

ASSINE NOSSA NEWSLETTER E RECEBA
NOSSOS MELHORES CONTEÚDOS!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos