Análise preditiva para incidentes futuros

Por: Pedro César Tebaldi Gomes em 09.01.2019
Monitoramento Preditivo

A última versão do OpMon, nosso software de monitoramento de infraestrutura de TI, conta com uma nova funcionalidade de análise preditiva para incidentes futuros. É uma das nossas primeiras iniciativas para adicionar machine learning ao monitoramento.

Leia nosso artigo e entenda seu funcionamento!

 

Análise preditiva para incidentes futuros

Essa funcionalidade está acoplada ao dashboard de visão tática, uma visualização automática que é mostrada a todos os usuários. Neste dashlet são exibidos os objetos que poderão ultrapassar o seu limite máximo estabelecido nos próximos 30 dias.

Como o OpMon mantém a coleta dos dados de performance, ele utiliza algoritmos de machine learning para prever com bastante acurácia quando um determinado recurso irá se esgotar. Para isso, foi criado o dashlet de Análise Preditiva no painel de Visão Tática do OpMon.

 
Monitoramento Preditivo

 
Diariamente o algoritmo é executado e faz uma análise preditiva de quais recursos se esgotarão nos próximos 30 dias, baseado no comportamento de uso deste recurso nos últimos 3 meses de dados coletados. A análise é apresentada no dashboard de Visão Tática e atualizada de forma diária.

As informações apresentadas na cor VERMELHA indicam os recursos que poderão se esgotar nos próximos 7 dias e os recursos apresentados na cor AMARELA indicam os que poderão se esgotar nos próximos 30 dias. É importante lembrar que esta funcionalidade não substitui a monitoração usual do OpMon e sim agrega uma funcionalidade importante para os administradores do sistema poderem antecipar-se aos problemas e assim atuar de forma pró-ativa.

 
Análise preditiva para incidentes futuros

O dashlet permite ainda que seja configurada a notificação na forma de e-mail ou através do ONC para permitir o envio dos alertas da análise preditiva sem a necessidade de visualizar o dashboard da visão tática (para realizar a configuração o usuário deve ser opmonadmin).

Ao clicar no objeto você será levado para o gráfico de capacidades com uma análise preditiva baseada nos dados coletados deste host/serviço nos últimos 3 meses. No gráfico de capacidades você pode experimentar diferentes períodos de coleta e de projeção futura.

 
Monitoramento preditivo

 
Para que a Análise Preditiva funcione de forma adequada, é muito importante que todas as métricas de serviços tenham seus limites máximos devidamente configurados. Vale lembrar que quando os dados coletados apresentarem uma tendência fraca de correlação (Coeficiente de Correlação de Pearson inferior a 0.6), a análise preditiva não poderá ser calculada corretamente e portanto não será apresentada.

O objetivo desta funcionalidade é a de prover informações relevantes para a previsão de problemas futuros, e tratá-los antes de sua ocorrência.

 

Notificações preditivas

Agora o OpMon possui três formas de enviar notificações preditivas: (1) e-mail, (2) caixa de notificações e (3) aplicativo mobile. Dessa forma os usuários responsáveis podem ser comunicados e tomarem medidas preditivas para evitar incidentes.

Veja abaixo como aparecerão as notificações via interface da plataforma, no menu superior:

 
Notificações sobre incidentes futuros

 

Novo assistente virtual

Com o objetivo de adicionar maior inteligência a plataforma de monitoramento e melhorar a experiência dos usuários para monitorar ambientes de TI estamos apresentado o NEOSON. O novo assistente virtual ajudará a avisar sobre incidentes futuros.

“Oi eu sou o Neoson, vim do futuro para avisar sobre um possível incidente” é a frase que os usuários visualizarão ao receber e-mails sobre essas notificações. Nosso personagem intergalático pretende ser o braço direito dos profissionais de infraestrutura de TI.

Pretendemos aprimorar bastante a plataforma e, num futuro próximo, apresentar análise de entropia e identificação de erros no OpMon.

 
Neoson

 

Quer implementar o monitoramento preditivo na sua empresa?

Quer saber mais informações sobre o funcionamento da plataforma e os nossos modelos comerciais?

Agende uma Demo Online do OpMon com nosso time de especialistas e descubra como você pode garantir alta disponibilidade dos recursos de TI e visualizar indicadores de negócio através de dashboards em real-time.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

ASSINE NOSSA NEWSLETTER E RECEBA
NOSSOS MELHORES CONTEÚDOS!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos