Menu
Contato Comercial
Por: Pedro César Tebaldi em 02.10.2014

Servidores: dicas para estruturar uma sala com servidores

dicas para estruturar uma sala com servidores

Os servidores são o coração da sua rede corporativa, é por eles que trafegam todos os dados, informações e inteligência competitiva da sua empresa, por isso é importante que você tenha alguns cuidados na hora de estruturar uma sala com servidores, o seu centro de dados.

Neste artigo explicaremos como estruturar um sala com servidores e tentaremos passar algumas dicas caso não tenha ideia por onde começar. Acompanhe nosso artigo e boa leitura!

 

Dicas para estruturar a sua sala com servidores

Criar um ambiente em que as máquinas estejam bem-acondicionadas e a equipe de TI possa trabalhar sempre que necessário é a premissa básica para manter sua sala de servidores protegida de danos materiais ou virtuais, no caso de uma invasão, por exemplo.

Abaixo segue um passo a passo para estruturar a sua sala de servidores de maneira profissional, segura e acessível:

 

Defina a sala

O ambiente em que serão alocados os servidores deve ter o tamanho adequado para todos os equipamentos, fios, cabos e também para a sua equipe de TI poder se movimentar quando precisar fazer algum ajuste ou manutenção. O pé direito da sala deve ter entre 3,5 e 5,5 metros de altura, proporcionando um bom fluxo de ar na sala.

 

Crie a estrutura

Para deixar o seu centro de dados organizado e bem cuidado, compre prateleiras e armários de metal, os famosos racks, para instalar as máquinas físicas. É interessante que você eleve o piso para poder passar o cabeamento por baixo e também proporcionar uma melhor ventilação no ambiente. O piso ideal para uma sala de servidores é o emborrachado, pois evita a criação de estática, que pode ser passada para os equipamentos.

O ar refrigerado é indispensável em uma sala de servidores, pois o calor em excesso pode levar as máquinas ao superaquecimento. Uma temperatura média de 21 ºC é o ideal, e você pode controlar isso por meio de um termômetro simples.

Em locais muito úmidos, colocar um desumidificador na sala contribui para manter as máquinas secas e livres de fungos, que podem prejudicar os servidores. Preocupe-se também com uma instalação elétrica potente, destinando uma tomada para cada equipamento, sem compartilhamentos.

 
Banner - Gerenciamento de TI e Infraestrutura

 

Crie procedimentos de acesso

A sala de servidores é o centro de armazenamento da inteligência da sua empresa, portanto não deve ser acessada por qualquer pessoa. Criar procedimentos de segurança e acesso à sala de servidores é uma garantia a mais para o seu negócio, pois somente pessoas autorizadas e qualificadas para interagir com as máquinas terão esse privilégio. Um exemplo clássico de danos é com os funcionários responsáveis pela limpeza, geralmente terceirizados, que quase nunca recebem um treinamento adequado para fazer a limpeza adequada do local.

Instalar uma porta com tranca biométrica é ainda a melhor solução para manter a sua sala de servidores segura, pois você saberá exatamente quem a acessou. Chaves, mesmo que tetra, podem ser facilmente roubadas, assim com as trancas podem ser arrombadas, deixando sua empresa vulnerável.

Quanto mais cuidados você tiver na hora de estruturar a sua sala com servidores, menores os riscos de seus equipamentos sofrerem danos, sejam causados por descuido ou por acidentes naturais, portanto invista em uma estrutura de qualidade, que seja segura e não precise de alterações ao longo do tempo. Lembre-se ainda que é possível que a quantidade de servidores precise ser ampliada, portanto, deixe um espaço a mais para futuras expansões da sua rede.

 

Acompanhe seus indicadores

Após montado o seu pequeno datacenter, ou sala com servidores, é importante monitorar os indicadores dos equipamentos, bem como a temperatura da sala. Existem diversas ferramentas para se fazer isso. Uma delas é o OpMon, software para gerenciamento de infraestrutura de TI. Veja um exemplo de dashboard criado na solução:

 
Sala com servidores - Dashboard Datacenter

 
Este exemplo é utilizado pela OpServices para monitoramento da infraestrutura interna. Permite a visualização rápida de toda a organização dos equipamentos e a disponibilidade e capacidade de todos os recursos. Também monitora temperatura e umidade, pois caso estes indicadores estejam fora dos limites adequados, pode afetar a integridade dos equipamentos.

 

Quer saber mais sobre o assunto?

Depois de montar a sua sala com servidores para prevenção de danos é hora de gerenciar estes equipamentos. Para saber mais sobre o assunto acesse nossos artigos sobre o monitoramento de servidores: dicas para monitorar um servidor de forma mais eficiente e por que o gerenciamento de servidores deve ser uma das prioridades da TI?

Ou siga nossa página no LinkedIN

Compartilhe:

ESCRITO POR

Pedro César Tebaldi

Atua há 10 anos no mercado B2B de tecnologia da informação como gerente de marketing, tendo escrito mais de 500 artigos sobre tecnologia durante esse período. Também é responsável pela área de Business Intelligence da OpServices, que presta consultoria para médias e grandes empresas em todo o Brasil.

Posts Relacionados

ASSINE NOSSA NEWSLETTER E RECEBA
NOSSOS MELHORES CONTEÚDOS!

ASSINE NOSSA NEWSLETTER!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos