Menu
Contato Comercial
Por: Aldry Rocha em 28.04.2023

5 benefícios do Monitoramento Kubernetes

monitoramento do Kubernetes

A plataforma de orquestração de containers Kubernetes ajudou a tornar mais fácil a implantação e o dimensionamento dos aplicativos em containers, mas acarretou novos desafios para as equipes de TI que controlam esses sistemas.

É muito importante contar com a devida visibilidade nos clusters para que seja possível rastrear métricas de desempenho, realizar a auditoria de alterações nos ambientes implantados e a recuperação de logs que ajudem na depuração de falhas de aplicativos.

No artigo de hoje, vamos abordar os benefícios de mais impacto trazidos pelo monitoramento Kubernetes e alguns exemplos dele. Confira!

 

5 benefícios do Monitoramento Kubernetes

É necessário realizar a monitoração de aplicativos em produção para que você possa detectar erros, otimizar recursos e gerenciar melhor os custos e com o kubernetes igualmente, o monitoramento é normalmente a diferença entre um cluster eficaz e um subutilizado e de péssimo desempenho. Como benefícios de realizar o monitoramento kubernetes, podemos citar:

 

1 – Detecção de erros e alertas real-time

A monitoração proativa de clusters Kubernetes auxilia na detecção de erros de forma antecipada, antes que estes afetem os usuários. Os arquivos de logs, traces e métricas trazem visibilidade sobre o que está ocorrendo em seu cluster, gerando avisos preditivos sobre possíveis falhas de contêineres, problemas de desempenho ou falta de recursos.

Os alertas em real-time tem o intuito de informar assim que os problemas estejam começando, o que evita que os usuários finais venham a presenciar problemas e bugs. Esse tipo de alerta ajuda a reduzir o tempo de restauração de serviço, protegendo seu serviço diante o usuário final.

→ Confira sobre os conceitos de logs, traces e métricas aqui: Guia completo da Observabilidade

 

2 – Gerenciamento e otimização de carga

Com a monitoração você consegue entender se há muita contenção de recursos ou uma distribuição desigual do pod de aplicativos em seus nós. Conseguindo melhorar de forma significativa o desempenho e confiabilidade, otimizando a alocação de recursos para maximizar a eficiência e reduzir os custos de infraestrutura.

 

3 – Descoberta de causa raiz

O acesso de logs do aplicativo e dos componentes Kubernetes, ajudam na resolução de problemas, auxiliando na descoberta da origem da falha. Sem a monitoração, você teria que mapear hipóteses de possíveis fontes de problemas para então, por meio de tentativa e erro testar as correções, o que aumenta a carga de trabalho para os desenvolvedores. Ao identificar os problemas o mais cedo possível o tempo de inatividade do sistemas é minimizado, causando menos prejuízos.

 

4 – Visibilidade de custos

As arquiteturas dimensionadas de forma automática permitem que você se flexibilize em real-time às mudanças, mas isso pode acarretar custos altos rapidamente. O monitoramento te ajuda a entender o número de nós, balanceadores de carga e volumes que estão implantados na cloud. Isso auxilia os administradores a ajustarem a plataforma para lidar com mudanças no uso de recursos ou padrões de tráfego.

 

5 – Insights

Com o monitoramento kubernetes você consegue bons insights sobre o que deve ser aprimorado do seu serviço, pois ele revela como se dá a interação dos usuários com a aplicação, os dados de componentes como quais endpoints mais chamados e a quantidade de dados que traféga pela sua infraestrutura. Informações como estas ajudam no ponto de partida de procura por recursos que precisam de mais expansão, seja por um engajamento ativo ou baixo uso devido à baixa capacidade de descoberta.

 

Exemplos de Monitoramento Kubernetes

Como podemos ver, há muitos motivos que tornam o monitoramento kubernetes imprescindível dentro das empresas, mas realizá-lo de forma manual pode trazer muitas dores de cabeça, além de ser trabalhoso. Neste cenário, a ferramenta de visualização Grafana, te ajuda a obter o máximo de valor desse monitoramento através da visão centralizada das principais métricas do ambiente. Abaixo separamos alguns exemplos reais (descaracterizados para proteger nossos clientes) de dashboards kubernetes desenvolvidos por meio do Grafana.


Essa visão traz de forma centralizada os principais pontos de atenção dos containers monitorados e microsserviços, como uso de memória, CPU, largura da banda por segundos e informações relativas aos nodes e podes.

Nessa visualização temos uma visão geral e uma listagem detalhada dos nodes e pods e seus respectivos estados. Informações como o uso de CPU, memória e disco de cada um dos nodes.

 

Conclusão

Em resumo, o monitoramento do Kubernetes é fundamental para garantir a disponibilidade, o desempenho e a segurança dos aplicativos em execução na plataforma. Com a monitorização, os administradores podem identificar e resolver problemas rapidamente, otimizar o uso de recursos, analisar tendências de desempenho entre outros.

Se você estiver interessado em implementar o monitoramento de kubernetes dentro da sua organização. Saiba que temos um time de especialistas em monitoração avançada prontos para te ajudar nessa missão. Entre em contato hoje mesmo!

Compartilhe:

ESCRITO POR

Aldry Rocha

Gestora de Marketing e desenvolvedora web na OpServices há 4 anos. Apaixonada por tecnologia e o mundo do desenvolvimento pessoal, sempre lendo ou escrevendo sobre eles.

Posts Relacionados

ASSINE NOSSA NEWSLETTER E RECEBA
NOSSOS MELHORES CONTEÚDOS!

ASSINE NOSSA NEWSLETTER!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos