O que é e como funciona o grafana? Entenda aqui!

Por: Pedro César Tebaldi Gomes em 28.03.2019
Dashboards com Grafana

Acompanhar de perto as métricas e outras informações empresariais constantemente é algo essencial para o bom andamento do negócio. A análise de dados permite entender como otimizar processos internos, identificar a necessidade de intervenções e tomar melhores decisões. Sendo assim, é importante contar com uma ferramenta adequada para esse fim, como o Grafana.

O Grafana vem se destacando como uma boa opção para visualização de dados em tempo real. Possui recursos para construção de dashboards com indicadores customizados. Além disso, traz várias outras vantagens, como uma grande flexibilidade e quantidade de recursos.

Quer entender melhor o que é o Grafana e como essa ferramenta pode ser utilizada na empresa? Acompanhe!

 

O que é o Grafana?

O Grafana é uma plataforma para visualizar e analisar métricas por meio de gráficos. Ele tem suporte para diversos tipos de bancos de dados — tanto gratuitos quanto pagos —, e pode ser instalado em qualquer sistema operacional.

Para facilitar a visualização dos gráficos, é possível criar dashboards dinâmicos que podem ser compartilhados com toda a equipe. Além disso, a ferramenta permite configurar alertas com base nas métricas, que são analisadas de forma contínua para notificar o usuário sempre que preciso, de acordo com as regras definidas por ele. É bastante utilizado por sistemas de monitoramento para gerar gráficos real-time.

 

Por que utilizar Grafana na sua empresa?

Com o Grafana, a empresa pode acompanhar todas as informações importantes vindas de diversas fontes — como bancos de dados e outras ferramentas — por meio de uma única interface intuitiva e completa. Isso facilita a gestão de indicadores e o monitoramento de dados em tempo real, o que torna a tomada de decisões na empresa mais rápida e eficiente.

 
Dashboards para Gestão à Vista

 

Quais são as vantagens do Grafana?

O Grafana apresenta diversas vantagens e opções que o tornam uma ferramenta muito útil dentro da empresa. Veja a seguir quais são as principais.

 

Estrutura leve e flexível

Apesar da grande quantidade de recursos disponíveis, a estrutura do Grafana é leve e flexível, já que permite organizar dados vindos de diversas fontes em um mesmo dashboard. Além disso, a plataforma é de fácil instalação, e todas as integrações com bancos de dados e outras ferramentas são feitas por meio de plugins. Todos os plugins podem ser instalados e gerenciados de forma simples na ferramenta, e há muitas opções disponíveis.

 

Comunidade rica e participativa

O fato de o Grafana ser uma ferramenta de código aberto estimula a participação de uma grande comunidade que está sempre em busca de otimizações em seu funcionamento. Dessa forma, é possível contar com uma grande variedade de templates para os dashboards e gráficos, plugins e novas aplicações que são criadas constantemente.

Grafana Dashboards Interface

 
Além disso, sempre que ocorre algum problema ou surge alguma dúvida em relação à utilização da ferramenta, é possível recorrer à ajuda da comunidade. Nela, também são encontrados tutoriais que ensinam a configurar e utilizar todas as funcionalidades.

 

Integração com outras ferramentas

Uma das principais vantagens do Grafana é a possibilidade de integrá-lo com diversas soluções, como os bancos de dados mais utilizados no mercado — MySQL e PostgreSQL, por exemplo.

A solução OpMon, que permite monitorar de forma automatizada toda a infraestrutura de TI, oferece integração nativa com o Grafana. Assim, é possível criar dashboards de forma ainda mais eficiente e configurar a visualização dos dados de acordo com as necessidades da empresa.

Veja um dashboard de Grafana criado dentro do OpMon para visualizar dados do banco de dados SQL Server:

 
SQL server Dashboard Grafana

 
Como você viu, o Grafana é uma ferramenta muito útil para acompanhar as métricas importantes da empresa que precisam ser monitoradas constantemente — seja para auxiliar a tomada de decisões ou avaliar a saúde do ambiente de TI. Por isso, é importante que os profissionais do setor estejam por dentro dos conceitos e tendências relacionados à sua utilização, de modo a aproveitá-la da melhor forma.

Você já utiliza o Grafana em sua empresa? Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Conte para a gente nos comentários!

 

Implementamos Grafana na sua empresa!

Nossos especialistas estão à disposição para entender os principais desafios do seu negócio.
Solicite uma proposta para implementação ou consultoria em Grafana.

Solicitar Cotação

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados

ASSINE NOSSA NEWSLETTER E RECEBA
NOSSOS MELHORES CONTEÚDOS!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos