Business Process Management (BPM) é um conjunto de elementos, conceitos e metodologias que existe para tratar processos de negócio (Business Process) com duas linhas de negócio: a organizacional e a ferramental. O BPM possibilita à organização ter uma visão interna e externa de suas atividades, com a função clara de todos os agentes influenciadores do processo, clientes, fornecedores, funcionários etc. De acordo com o Gartner:
“o BPM define, torna possível e gerencia a troca de informações nas organizações através da visão semântica de um processo de negócio, envolvendo empregados, clientes, parceiros, aplicações e bancos de dados”.
Onde o BPM pode ser aplicado?
O BPM pode ser utilizado em todas as áreas, pois a metodologia permite que as melhorias possam ser notadas em relação à rapidez, eficácia, qualidade e custos dos processos. A habilidade para mudar o processo passa a ser mais relevante do que a habilidade para criá-lo, pois ela gera as condições para que toda a cadeia de valor possa ser monitorada, continuamente melhorada e otimizada.
Vantagens do BPM
O BPM ajuda empresas a identificar a importância estratégica de seus processos e a tirar vantagens competitivas disso. Serve, também, para proporcionar ao gestor uma maior facilidade de encontrar oportunidades de melhoria para o serviço prestado ao cliente, por meio de indicadores de resultados. Os processos são controlados por uma série de índices de avaliação de processos, como o tempo de execução do processo, melhorias de desempenho, acompanhamento do processo corrente, entre outros.
Ferramenta para visualizar processos de negócios em tempo real
Dentro das metodologias do BPM está previsto a utilização de ferramentas para desenhar processos ou visualizar dados e informações sobre todos estes processos das empresas. Uma das maiores dificuldades do acompanhamento dos processos é saber se eles realmente acontecem da forma como foi desenhada. Uma das possibilidades para este acompanhamento é a parte de monitoramento de TI, onde todos as partes do processo que envolvem tecnologia podem ser visualizados em tempo real com indicadores sobre atingimento de metas, cumprimento de SLAs ou acordo de nível de serviço e possibilitam a descoberta de onde estão as falhas ou gargalos nos processo. Essas informações podem ser apresentadas em tempo real a partir do OpMon Dashboards, um construtor de painéis visuais que busca as informações de qualquer sistema que gere dados a partir da rede, via protocolo SMNP ou agentes customizados.
Veja abaixo dois exemplos de visualização de processos de negócios
Neste exemplo todos os passos que envolvem tecnologia em um processo de emissão de segunda via de um usuário são monitorados. Caso algum dos passos falhe, é alarmado através dos ícones de disponibilidade (verde para ok, amarelo para warning e vermelho para critical). É possível fazer um drill-down em cada um dos elementos para investigação da causa raiz dos problemas.
Processo de análise de crédito
Neste exemplo são monitorados os processos de análise de crédito, desde a solicitação até a liberação do crédito e reembolso financeiro. Dentro de cada elemento, existem diversos subprocessos e sistemas que dependem de tecnologia para funcionar. Além de alarmar sobre indicadores abaixo das metas é possível fazer drill-down para investigar cada etapa detalhadamento.
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