Protocolo SNMP

Graças a ampla adoção do protocolo SNMP (Simple Network Management Protocol), já na era pré-internet, mas pós-TCP/IP, pelos grandes e pequenos fabricantes de equipamentos de rede, foi possível se obter um gerenciamento eficaz de equipamentos de rede. O SNMP permitiu uma homogeinidade na obtenção de informações sobre status dos equipamentos de rede e seus componentes de hardware e de software. Como a disseminação do SNMP em praticamente todos os dispositivos ligados em uma rede TCP/IP, também surgiu uma ampla oferta de produtos (comerciais, freewares e open-source) para o gerenciamento dos mesmos. Nesse enorme leque de produtos existem softwares desenhados para o gerenciamento de pequenas redes, com um custo bastante acessível e até mesmo de graça, até suítes complexas e caras para o gerenciamento de grandes e complexas redes de dados.

protocolo snmp

O SNMP é um protocolo de gerenciamento bastante rico, mas, como tudo na TI, ele não é panaceia para todos os problemas inerentes ao gerenciamento de estruturas de TI. Lembre-se, o foco do SNMP é nos elementos de rede, ainda que ele possa eventualmente ser estendido para outras aplicações, a utilização do mesmo além da rede torna-se complexo e bastante rígido no manuseio e coleta de informações. Se o que você deseja gerenciar é somente sua rede de dados então, provavelmente, as aplicações de gerenciamento SNMP são mais do que suficientes, basta apenas escolher aquela que se adapta melhor ao tamanho de sua rede e ao seu orçamento. Uma outra desvantagem significativa do SNMP é seu protocolo baseado em UDP e não no TCP, prá quem não sabe, o UDP é um protocolo que não exige confirmação de entrega dos dados, ou seja, se por alguma razão os dados se “perderem” durante a transmissão, estes não podem ser recuperados.

Porém, se você deseja ir além da rede e gerenciar de forma eficiente e flexível seu ambiente de TI como um tudo, incluindo sua rede de dados, o melhor é buscar uma plataforma mais abrangente. A plataforma OpMon busca endereçar justamente o paradigma de ir muito além do gerenciamento SNMP. Gerenciar servidores, aplicações e processos de negócios é o foco principal da plataforma. Além das funções básicas de gerenciamento de rede, o OpMon provê funcionalidades avançadas, buscando atender as necessidades das empresas no que tange ao gerenciamento de aplicações e seu alinhamento com o negócio da empresa. O foco da plataforma é na disponibilização de informações sobre o status e disponibilidade dos elementos de TI que suportam o negócio da empresa, sempre alinhado às melhores práticas de gestão de TI.

Os agentes de coleta de dados do OpMon possuem mecanismos de segurança (criptografia) e de garantia de entrega, pois são baseados no protocolo TCP. Além disso, os agentes do OpMon permitem a construção de praticamente qualquer busca de informação, ao contrário do SNMP, que é bastante complexo (as vezes impossível) de ser estendido para a busca de informações que não são padronizadas ou fornecidas pelo fabricante. Isto garante aos agentes do OpMon uma flexibilidade muito grande na construção de agentes que atendam as necessidades específicas de seu ambiente de TI.

Como o SNMP é um protocolo padrão e amplamente disponível em equipamentos de rede, o OpMon possui suporte completo a ele, podendo gerenciar de forma fácil os equipamentos que utilizem o SNMP como, por exemplo, equipamentos de rede que não permitam a instalação dos agentes OpMon ou mesmo para ambientes de TI que desejem fazer a monitoração de seu ambiente numa modalidade “agent-less”. Para o monitoramente de plataformas Microsoft Windows, o OpMon permite ainda o completo gerenciamento desta plataforma através do WMI (Windows Management Interface), que fornece um rico ambiente de instrumentação deste ambiente, muito mais abrangente que o próprio agente SNMP fornecido pela Microsoft e disponível nas plataformas Windows.

O uso de agentes do OpMon permite avançar muito além do SNMP para o gerenciamento de aplicações, especialmente quando se deseja monitorar os tempos de resposta e disponibilidade de aplicações, conceito que a OpServices utiliza fortemente no conceito de CEM (Customer Experience Management). Lembre-se, o foco do SNMP é apenas na rede.

Se você busca uma solução que “enxergue” seus problemas a partir de uma visão de negócios e não apenas de tecnologia, o OpMon é a plataforma de software e serviços que pode ajudar você a obter a estabilidade necessária em sua área de TI para suportar os processos de negócio de sua empresa.