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Contato Comercial
Por: Pedro César Tebaldi em 04.08.2014

Iniciando sua rede de parceiros

rede de parceiros

Empreendedores que estão busca de obter bons resultados, de forma mais ágil e sustentável, sabem que, para isso, é preciso estabelecer uma rede de parcerias com fornecedores e clientes para que todos trilhem caminhos desconhecidos com maior tranquilidade. Na hora de firmar parcerias, é importante observar alguns aspectos para que elas possam atender aos objetivos do negócio e beneficiar ambas as partes. Confira algumas dicas para iniciar uma boa rede de parceiros:

 

Olho no mercado

Uma excelente forma de iniciar a rede é identificando as melhores oportunidades disponíveis no mercado. Muitas vezes, empresas e profissionais de outros setores podem estar empenhados em atividades que podem contribuir diretamente ou indiretamente, para os objetivos do seu negócio. Para isso, é preciso se manter sempre informado pela internet, eventos setoriais e outros canais em que sejam divulgadas informações relevantes para o seu segmento.

 

Ganhos bilaterais

As parcerias de sucesso só funcionam quando as duas partes envolvidas obtêm vantagens do relacionamento. Por isso, antes de procurar parceiros, faça uma análise detalhada para identificar de que formas sua empresa pode contribuir para que outras organizações prosperem e quais fraquezas próprias poderiam ser minimizadas com a ajuda de outros empreendedores.

 

Colocando na balança

Nesse momento, pode ser que sua empresa identifique fraquezas em suas operações e negócios que poderiam ser facilmente minimizadas com a entrada de um parceiro. No entanto, fique atento: em função da importância estratégica ou de investimentos já programados, pode ser que você prefira desenvolver a solução internamente em vez de procurar empresas de fora.

 

Sem medo

Toda parceria exige que ambas as partes extraiam vantagens para os negócios. No entanto, um acordo muitas vezes pode significar que sua empresa perderá parte do controle que possui sobre algumas tarefas.

Por isso, antes de começar a formar a rede, esteja preparado para dividir parte do conhecimento que você, gestores e funcionários adquiriram durante a trajetória da empresa. Isso não significa abrir toda a estratégia do negócio aos fornecedores ou clientes, mas sim liberar informações suficientes para aumentar a confiança e fortalecer os relacionamentos.

 

Não se esqueça da identidade

Na hora de começar a desenvolver uma rede de parceiros, um dos pontos mais importantes a serem observados é a identificação dos candidatos com sua missão, visão e valores. Quando as crenças dos parceiros não estão alinhadas, os desentendimentos que surgem durante os projetos e processos realizados em conjunto, podem superar as vantagens que o relacionamento traria para o negócio.

 

Formalizando os entendimentos

Mesmo que algumas parcerias possam parecer um verdadeiro ‘amor à primeira vista’, é preciso que o empreendedor se prepare e resguarde.

Escreva um documento definindo as responsabilidades de cada parte, mesmo que a união pareça ser informal. Isso evitará o surgimento de problemas e facilitar o relacionamento no dia a dia. Qualquer empresa de qualquer porte pode extrair vantagens das parcerias para saírem do patamar atual de negócios e avançar por terrenos ainda desconhecidos.

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ESCRITO POR

Pedro César Tebaldi

Atua há 10 anos no mercado B2B de tecnologia da informação como gerente de marketing, tendo escrito mais de 500 artigos sobre tecnologia durante esse período. Também é responsável pela área de Business Intelligence da OpServices, que presta consultoria para médias e grandes empresas em todo o Brasil.

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