Empreendedores que estão busca de obter bons resultados, de forma mais ágil e sustentável, sabem que, para isso, é preciso estabelecer parcerias com fornecedores e clientes para que todos trilhem caminhos desconhecidos com maior tranquilidade.

Na hora de firmar parcerias, é importante observar alguns aspectos para que elas possam atender aos objetivos do negócio e beneficiar ambas as partes. Confira algumas dicas para iniciar uma boa rede de parceiros:

 

 

Olho no mercado

Uma excelente forma de iniciar a rede é identificando as melhores oportunidades disponíveis no mercado. Muitas vezes, empresas e profissionais de outros setores podem estar empenhados em atividades que podem contribuir diretamente ou indiretamente, para os objetivos do seu negócio. Para isso, é preciso se manter sempre informado pela internet, eventos setoriais e outros canais em que sejam divulgadas informações relevantes para o seu segmento.

 

Ganhos bilaterais

As parcerias de sucesso só funcionam quando as duas partes envolvidas obtêm vantagens do relacionamento. Por isso, antes de procurar parceiros, faça uma análise detalhada para identificar de que formas sua empresa pode contribuir para que outras organizações prosperem e quais fraquezas próprias poderiam ser minimizadas com a ajuda de outros empreendedores.

 

Colocando na balança

Nesse momento, pode ser que sua empresa identifique fraquezas em suas operações e negócios que poderiam ser facilmente minimizadas com a entrada de um parceiro. No entanto, fique atento: em função da importância estratégica ou de investimentos já programados, pode ser que você prefira desenvolver a solução internamente em vez de procurar empresas de fora.

 

Sem medo

Toda parceria exige que ambas as partes extraiam vantagens para os negócios. No entanto, um acordo muitas vezes pode significar que sua empresa perderá parte do controle que possui sobre algumas tarefas.
Por isso, antes de começar a formar a rede, esteja preparado para dividir parte do conhecimento que você, gestores e funcionários adquiriram durante a trajetória da empresa. Isso não significa abrir toda a estratégia do negócio aos fornecedores ou clientes, mas sim liberar informações suficientes para aumentar a confiança e fortalecer os relacionamentos.

 

Não se esqueça da identidade

Na hora de começar a desenvolver uma rede de parceiros, um dos pontos mais importantes a serem observados é a identificação dos candidatos com sua missão, visão e valores. Quando as crenças dos parceiros não estão alinhadas, os desentendimentos que surgem durante os projetos e processos realizados em conjunto, podem superar as vantagens que o relacionamento traria para o negócio.

 

Formalizando os entendimentos

Mesmo que algumas parcerias possam parecer um verdadeiro ‘amor à primeira vista’, é preciso que o empreendedor se prepare e resguarde.
Escreva um documento definindo as responsabilidades de cada parte, mesmo que a união pareça ser informal. Isso evitará o surgimento de problemas e facilitar o relacionamento no dia a dia. Qualquer empresa de qualquer porte pode extrair vantagens das parcerias para saírem do patamar atual de negócios e avançar por terrenos ainda desconhecidos.Entrepreneurs who are seeking to obtain good and more agile results in a sustainable manner, know that, for that, it is necessary to establish partnerships with suppliers and clients so that everyone can go through unknown paths with more confidence and tranquility.

When partnerships need to be made, it is important to note certain aspects so that they can meet the goals of the business and benefit both parties. Check out some tips to start a good network of partners:

 

 

Keep an Eye on the Market

A great way to start the network is identifying the best opportunities available in the market. Often, companies and professionals in other sectors may be engaged in activities that can contribute directly or indirectly to the goals of your business. For that, you always have to be informed through the internet, industry events and any other channels in which they disclose information relevant to your sector.

 

Bilateral Gains

Successful partnerships will only work when both parties involved derive benefits from the relationship. Therefore, before looking for partners, do a detailed analysis in order to identify in which ways your company can contribute so that the other organization may thrive and which weaknesses could be minimized with the help of other entrepreneurs.

 

Weigh the Pros and Cons

At this moment, your company may identify weaknesses in their operations and businesses that could be easily minimized with the addition of a partner. However, be aware: due to the strategic importance or in virtue of investments which have already been planned, you may prefer to develop the solution internally instead of searching for other companies.

 

Do not be afraid

Any partnership requires that both parties take advantages for their business. However, an agreement can often mean that your company will lose part of the control it has over some tasks.

Therefore, before you begin to form the network, be prepared to share the knowledge that your managers, your employees and you have acquired during your company’s history. That does not mean exposing any business’ strategy to suppliers or customers, but releasing enough information to increase confidence and to strengthen relationships.

 

Do not Forget the Identity

When you start developing a network of partners, one of the most important points to be observed is the identification of the candidates with your mission, vision and values. When your partners and you do not see eye to eye, misunderstandings that may arise during projects and processes conducted together can soon overcome the advantages that the relationship would bring to the business.

 

Formalizing the Understandings

Even though some partnerships may seem a real ‘love at first sight’ affair, the entrepreneur needs to be prepared and protected. Write a document defining the responsibilities of each party, even though the partnership appears to be informal. This will prevent problems from emerging and will facilitate the day to day relationship. Any company of any size can take advantage of partnerships in order to achieve a higher level of business and advance to an unknown position.