Melhores Práticas de TI aplicadas ao seu negócio!

Por: Pedro César Tebaldi Gomes em 03.09.2013
Boas práticas para Gestão e Governança de TI

As melhores práticas de TI ou governança de TI (braço da governança corporativa) são um conjunto de metodologias que visam a melhoria dos processos organizacionais através da transparência das informações, seja para o público interno como para o público externo.

Essa necessidade se originou a partir do aumento da complexidade das organizações, do aumento da concorrência e da maior valorização da boa relação com os diferentes stakeholders.

O papel da TI neste processo é garantir informações confiáveis para através de sistemas e metodologias de trabalho. Os frameworks, ou modelos de melhores práticas, mais conhecidos são:

 

Conheça as melhores práticas de TI e Governança

 

CobiT – Control Objectives for Information

Modelo abrangente aplicável para a auditoria e and related Technology, controle de processos de TI, desde o planejamento da tecnologia até a monitoração e auditoria de todos os processos.

 

CMMI – Capability Maturity Model

Desenvolvimento de produtos e projetos de sistemas Integration e software.

 

ITIL – Information Technology Infrastructure

Infraestrutura da tecnologia da informação (seviços, Library de TI, segurança, gerenciamento da infraestrutura, gestão de ativos e aplicativos, outros).

 

ISO 27001 – Código de melhores práticas

Prove normas para implantar e monitorar a gestão da segurança da informação.

 

eSCM – Service Provider Capability Outsourcing

Outsourcing de serviços que usam TI de forma Maturity Model intensiva (modelo composto de práticas organizadas ao longo de um ciclo de vida do sourcing, agrupadas por áreas de capacidade e níveis de capacidade).

 

PMBOK – Project Management Body of Base

Base de conhecimento em gestão de projetos e Knowledge.

 

BSC – Balanced Scorecard

Metodologia de planejamento e gestão da estratégia.

 

Six Sigma

Metodologia para melhoramento da qualidade de processos: seu objetivo é a melhoria do desempenho do negócio através da melhoria do desempenho de processos, tendo como meta um processo que apresente 3,4 defeitos sobre um milhão de oportunidades equivale a um rendimento de 99,9997% isentos de defeitos.

 

SAS 70 – Statement on Auditing

Regras de auditoria para empresas de serviços.

 

Governança na prática

O OpMon, através do gerenciamento de TI, é uma solução que oferece grande capacidade de governança de TI. Os dashboards de negócio (módulo OpMon Dashboards) dão a visibilidade status de funcionamento dos sistemas para todas as áreas interessadas da empresa.

Além disso, várias determinações do ITIL podem ser aplicadas através do OpMon: Gerenciamento de eventos, Gerenciamento de disponibilidade, Gerenciamento de capacidade, Gerenciamento da continuidade dos serviços de TI e Gerenciamento do nível de Serviço.

 
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Quer saber mais? Então entre em contato conosco e fale com nossos especialistas em governança de TI!

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