Aplicações e utilização do Arduino por softwares de monitoramento

Neste post demonstraremos como é simples coletar dados de um sensor de temperatura usando a plataforma Arduino e enviá-los para o monitoração no OpMon.

 

Monitoramento via arduino

 

O que é o Arduino?

Arduino é uma plataforma aberta de hardware e de software que simplifica a programação de um microcontrolador usado para interagir com os mais variados componentes eletrônicos.

Muito utilizado para a criação de protótipos e na aprendizagem de eletrônica é também muito empregado em finalidades mais práticas, devido a sua flexibilidade, compatibilidade e baixo custo, quando comparado com equipamentos especializados.

O Arduino por ser um hardware com especificações abertas possui muitas versões compatíveis disponíveis, além de muitos “shields”, ou adaptadores, que implementam as mais diversas funcionalidades como comunicação com redes, rádio-frequência, controle de motores, etc.

 

Implementação

A implementação utiliza um sensor de temperatura e umidade DHT11 e um display de led de 4bits para visualização dos valores coletados e estado do serviço. A comunicação e a alimentação do circuito é feita pela porta USB de um computador conectado à rede .

 

opmon-arduino-temperature

Utilização de sensores para monitoração do hardware Arduino

 

Como funciona ?

Para cada ciclo de monitoração determinado, o Arduino realiza uma comunicação serial pela porta USB enviando o resultado que foi coletado no sensor para um equipamento em rede que tratará de repassar esta saída para o servidor OpMon usando checagem passiva (nsca). Para a implementação foi utilizado um servidor intermediário porém com o emprego de um “shield” Ethernet e algumas linhas de programação o próprio Arduino poderia enviar os dados para o servidor de monitoração.

 

Conclusão

A implementação é bem trivial mas as possibilidades são grandes, pois com a utilização de uma plataforma aberta e de baixo custo como o Arduino ampliam-se significativamente as possibilidades de monitoração. Existe um grande número de sensores analógicos disponíveis que podem ser utilizados para a medição físicas nos mais diferentes ambientes, como: datacenters, indústrias, distribuidoras de energia, telecoms, etc.

 

Mais informações:

Alguns sensores disponíveis: Clique aqui
Para saber mais sobre o Arduino: Clique aqui
Mais informações sobre como utilizar o sensor de temperatura: Clique aqui

 
Fernando Lunardelli
Software Engineer