A cobrança por sistemas altamente disponíveis e performáticos cada vez mais é exigida em nível de negócio e em paralelo a isto, o ambiente de TI está cada vez mais complexo. Os gestores de TI necessitam de uma plataforma que lhes dê subsídios para identificar os pontos de falha, acompanhar a disponibilidade, performance, estimar perdas ou até mesmo extrair relatórios, mas com uma visão de um todo, do negócio, a fim de facilitar o entendimento do alinhamento da TI com o negócio da organização.

 
Catálogo de Serviços - Dashboard

 
Demonstrar o impacto da infraestrutura de TI no negócio não costuma ser uma tarefa fácil, mesmo a organização já possuindo uma ou mais plataformas de monitoração. A dificuldade está em representar diversas monitorações como um serviço do negócio. Utilizando um catálogo de serviços, composto por serviços formados por atributos de monitoração, isso pode deixar de ser uma “missão impossível”.

Imagine o serviço de nota fiscal eletrônica que quando indisponível, afeta a emissão e recebimento de notas fiscais, consequentemente gerando perdas financeiras, insatisfação de clientes e fornecedores. Este serviço necessita desde os atributos de disponibilidade dos autorizadores do governo até o serviço de correio eletrônico que recebe a confirmação de emissão da NFe. Dentro disso tudo, ainda necessita de uma conexão de dados, do core de rede, servidores, aplicações, base de dados, storage, que supostamente estão sendo monitorados.

 

Dashboard Nota Fiscal Eletrônica - NFe

 
No OpMon é possível definir quais atributos de monitoração compõem os serviços do catálogo de serviços. Ao compor um serviço no catálogo, também é possível definir atributos de monitoração em paralelo, representando um ambiente de alta disponibilidade, onde a indisponibilidade de um ou mais servidores ou aplicações, não representa a indisponibilidade do serviço. Você também pode determinar o valor das perdas financeiras por hora, definir a estrutura hierárquica do serviço, assim como os responsáveis técnicos, calendário, sazonalidade, porcentagem de usuários afetados, usuários chave, processos de negócio contemplados e responsáveis pelo negócio.

O catálogo de serviços representará a visão do negócio, ficando fácil visualizar os serviços oferecidos pela equipe TI, os pontos de falha dos serviços, a disponibilidade de cada serviço ou atributo de monitoração que o compõem. Além destes recursos, a extração de relatórios de perdas financeiras, disponibilidade e capacidade do serviço, darão subsídios aos gestores, e os auxiliarão a direcionar e comprovar possíveis necessidades de investimento no ambiente de TI.