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Por: Pedro César Tebaldi em 06.07.2020

Evite o caos do trabalho remoto sem controle!

Monitoramento de Ambientes Home Office

Em tempos de pandemia, o novo normal é a consolidação de uma tendência: o trabalho remoto e distribuído. Para contribuir com que isso ocorra de maneira produtiva na sua empresa, é importante garantir a disponibilidade de todos os sistemas utilizados e acessados pelas equipes.

Ter um ambiente adequado e com boa performance é essencial para o trabalho remoto. Portanto, o monitoramento de VPN, Firewall, nuvem, rede, apps, telefonia, máquinas virtuais e backups é missão crítica para as organizações que desejam superar a crise.

Como especialistas em monitoramento de dados em tempo real, recomendamos focar atenção em alguns itens durante essa mudança repentina de modelo de trabalho. Acompanhe abaixo alguns deles:

 

Monitoramento das ferramentas de comunicação

Hoje, sem comunicação não há trabalho nem produtividade. Para garantir a disponibilidade dos meios de comunicação entre seus funcionários/colaboradores e seus clientes, é importante monitorar a infraestrutura de comunicação, como Telefonia, VoIP, VPN, Teams, WhastApp, Slack, etc.

Seja qual for a tecnologia de comunicação utilizada, deve-se monitorá-la para extrair disponibilidade, performance e seus principais indicadores. Assim, torna-se possível identificar a causa raiz dos problemas de forma automática e rápida, evitando a correria dos profissionais quando o sistema de VoIP não estiver funcionando, por exemplo.

 

Monitoramento da infraestrutura de rede

Garantir que os links de comunicação utilizados pelos colaboradores suportem um nível adequado de acesso aos sistemas, com os quais eles necessitam trabalhar, é tarefa básica para qualquer time de TI. É muito frustrante para qualquer um não poder executar as suas atividades por precariedade da internet.

Portanto, monitorar a infraestrutura de rede é permitir que o trabalho continue ocorrendo.

 

Monitoramento de sistemas e Apps

Com a pandemia e as medidas decorrentes do distanciamento social, a maioria dos colaboradores foi trabalhar em casa. Dessa forma, eles precisam acessar suas aplicações para realizar suas tarefas da mesma forma com que acessavam na empresa.

Adequar as aplicações e monitorá-las para garantir que estejam acessíveis e com a performance adequada, dá segurança ao colaborador para poder desempenhar suas atividades normalmente. Se o home office já causa dificuldades adicionais, os sistemas corporativos não podem ser mais um motivo de stress e impeditivo para que uma boa produtividade seja alcançada.

 

Monitoramento da experiência do usuário

Medir somente a disponibilidade e a performance dentro do datacenter, ou do ambiente em nuvem, não garante que a experiência do usuário na ponta seja a ideal. Ou seja, é preciso medir como está a percepção do usuário sob um ponto de vista de fora do datacenter.

Para isso, é possível utilizar robôs para simular todos os passos necessários para que uma aplicação seja executada, por exemplo. Assim, identifica-se gargalos e melhorias a serem desenvolvidas pelo time de TI.

 

Monitoramento do ambiente de trabalho através de IOT

Identificar problemas no ambiente de trabalho compartilhado já é possível através de aplicações e sensores IoT. Ou seja, sensores de presença, temperatura, partículas no ar e energia passam a ser importantes no contexto de ambientes físicos compartilhados entre os colaboradores e monitorados remotamente.

Todo esse ecossistema de hardware IOT é passível de monitoramento e permite maior criatividade no controle do bem estar dos colaboradores que estão trabalhando em casa.

 
Monitoramento de Ambiente Home Office

 

Software para monitorar infraestruturas remotas e distribuídas

Caso você precise de um sistema robusto que monitore qualquer dispositivo, sistema ou app, em qualquer lugar, conte conosco para ajudá-lo! Desenvolvemos uma plataforma de monitoramento de dados em tempo real que há 20 anos ajuda as maiores empresas do Brasil a garantir alta disponibilidade de suas infraestruturas.

Com o OpMon, é possível automatizar a descoberta da causa raiz dos problemas e utilizar probes remotas para obter o controle de qualquer infraestrutura, seja em datacenter, na nuvem ou na casa dos colaboradores.

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ESCRITO POR

Pedro César Tebaldi

Atua há 10 anos no mercado B2B de tecnologia da informação como gerente de marketing, tendo escrito mais de 500 artigos sobre tecnologia durante esse período. Também é responsável pela área de Business Intelligence da OpServices, que presta consultoria para médias e grandes empresas em todo o Brasil.

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