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Por: Pedro César Tebaldi em 07.10.2020

Monitoramento de Websites

Monitoramento de Websites

Com um público cada vez mais exigente e acostumado com experiências digitais de empresas que atingem excelência em tecnologia, como Amazon, Google, Apple e Nubank, para citar uma empresa brasileira, as organizações estão pressionadas a melhorar a experiência do usuário de suas interfaces digitais.

Nesse sentido, uma boa experiência para acessar websites corporativos é quase o “feijão com a arroz” que as empresas precisam fazer para se manterem competitivas. É aí que entra o monitoramento de websites, um processo de utilização de ferramentas para medir disponibilidade e performance de sites na internet, intranet, extranet (portais restritos), entre outros.

Essa necessidade ainda é amplificada com o desenvolvimento de aplicações complexas que funcionam como websites comuns, sem que o usuário perceba o que há por trás dessas grandes plataformas.

 

Como funciona o monitoramento de websites?

Além de monitorar se um site está no ar ou não, algumas plataformas possibilitam o monitoramento de todos os recursos que sustentam um website, usando ferramentas de monitoramento avançadas, como o monitor de expiração de domínio (Domain Expiry Monitor) e o monitor de certificado de camada de soquete de segurança (Security Socket Layer Certificate Monitor).

Outros indicadores importantes são o tempo de resposta do website, como tempo do servidor de nome de domínio, tempo de conexão, tempo de primeiro byte, tempo de download, tempo de handshake do SSL, etc. Também é possível verificar a experiência do usuário ao utilizar seu site ou aplicação web, com o monitoramento sintético (end user experience).

O resultado dessa monitoração são relatórios com definição de atingimento de SLAs e notificações em plataformas de comunicação (Slack, Telegram, Teams, E-mail, SMS) para que os responsáveis sejam alertados e possam corrigir eventuais problemas de forma imediata.

 

Indicadores web que podem ser monitorados

  • Website (HTTP/HTTPS)
  • Transação na web (navegador)
  • Transação na web (navegador) – Selenium WebDriver
  • Monitoração de usuário real (web)
  • Velocidade da página da web (navegador)
  • Servidor DNS
  • URL
  • Certificado SSL/TLS
  • API REST
  • Serviço SOAP Web
  • Servidor FTP
  • Transações da Web
  • Transações de API REST
  • Expiração de domínio
  • Servidor POP, IMAP e SMTP
  • Porta (protocolo personalizado)
  • Ping

 
AllEx

 
Aqui na OpServices, oferecemos duas formas de monitoração de websites: uma através da plataforma de monitoramento OpMon e outra via a construção de Robôs que simulam a experiência de um usuário real.

Esses robôs (monitoramento sintético) emulam usuário reais e simulam todos os seus passos para acessar um processo crítico, como realizar uma compra em uma loja virtual, gerar a segunda via de um boleto, gerar NFe, entrar em uma área restrita ou portal extranet, testar software, entre diversas outras possibilidades.

Tem interesse em monitorar seu website e suas aplicações web? Fale com nossos especialistas para que possamos ajudá-lo nos desafios de transformação digital da sua empresa.

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ESCRITO POR

Pedro César Tebaldi

Atua há 10 anos no mercado B2B de tecnologia da informação como gerente de marketing, tendo escrito mais de 500 artigos sobre tecnologia durante esse período. Também é responsável pela área de Business Intelligence da OpServices, que presta consultoria para médias e grandes empresas em todo o Brasil.

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