Qual a importância do monitoramento do ambiente de TI?

Por: Equipe OpServices em 17.12.2018
Monitoramento de Ambiente de TI

É natural que os departamentos de TI dediquem um tempo maior reagindo a eventuais problemas do que na tentativa de detectá-los antes que eles causem prejuízos aos principais sistemas da organização. Para evitar que isso ocorra, é imprescindível o monitoramento proativo do ambiente de TI.

Afinal, nos dias atuais, toda a camada visível de tecnologia (site, loja on-line, chatbots, etc.) é suportada por uma estrutura que precisa funcionar corretamente.

Como nem todos os problemas são imediatamente visíveis e tendem a se acumular com o tempo, a falta de um controle adequado impedirá o fornecimento de um serviço eficiente e, sobretudo, consistente, aos usuários finais.

Pensando nisso, abordamos, ao longo deste artigo, a importância do monitoramento, a fim de ajudar a tomar as melhores decisões para moldar o seu ambiente de TI. Boa leitura!

 

Tomar decisões embasadas em dados confiáveis

O monitoramento no ambiente de TI envolve mais do que apenas garantir que sua infraestrutura esteja operando como o esperado: trata-se de um elemento vital para criar e modelar sua estratégia de infraestrutura.

O seu ambiente de TI deve entregar um desempenho aceitável para os usuários finais. Mas à medida que a tecnologia muda e as necessidades de negócio evoluem, como você pode ter certeza de realizar e entregar o que deveria?

Entender e acompanhar os dados relativos a sua infraestrutura, para fundamentar o processo de tomada de decisão, deve ser considerada uma rotina estratégica que potencializa a capacidade de a empresa se preparar para eventuais problemas ou incidentes. A identificação de padrões do ambiente é importante para evitar períodos de indisponibilidade.

 

Detectar problemas precocemente para evitar desastres

A análise proativa do seu ambiente de TI significa que você obterá maiores chances de evitar interrupções. Monitorar padrões de falha e efetuar verificações regulares de integridade estrutural permite identificar quaisquer discrepâncias em seus sistemas e entender as correlações.

Sem isso, como você saberá que os sistemas estão ficando sem capacidade? Nesse caso, a intervenção só virá quando ocorrer um problema e quando já for tarde demais para efetuar ações preventivas.

Isso implica ter acesso a informações críticas da infraestrutura e sistemas, a partir de um software de monitoramento de TI. Esse tipo de solução automatiza o acompanhamento de incidentes e monitoramento da performance dos sistemas.

Por isso, monitorar o ambiente de TI garante que eventuais interrupções, como o congestionamento de rede, a sobrecarga de sistemas e a queda de serviços sejam detectadas e resolvidas antes que impactem negativamente a experiência dos usuários.

 

Melhorar a produtividade e o desempenho

O monitoramento no ambiente de TI é essencial para que a empresa otimize suas rotinas e gere práticas mais eficientes de gestão. Desse modo, a organização pode elevar a eficácia de sua infraestrutura e assegurar o atendimento das demandas das equipes e profissionais, impactando positivamente sua produtividade e desempenho.

Há, ainda, o benefício adicional de ajudar sua equipe a compreender como a rede funciona no ambiente de TI e como os sistemas interagem uns com os outros. Tudo isso contribui para que a área de TI seja vista como mais Proativa e menos Reativa.

Caso queira conhecer mais sobre a plataforma criada pela OpServices para monitorar ambientes de TI e gerenciar notificações sobre a disponibilidade dos elementos de TI, clique no banner abaixo:

 
Demonstração Online | OpMon

 
Gostou do nosso artigo? Então, entre em contato conosco e descubra incríveis soluções especialmente desenvolvidas para a sua empresa!

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Instagram

JUNTE-SE À NOSSA LISTA E RECEBA
OS NOSSOS CONTEÚDOS.

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos