Menu

10 Motivos para implementar um BI na sua empresa!

Por: Aldry Rocha em 13.04.2021

Você já deve ter ouvido falar que os dados são, hoje, o recurso mais valioso do mundo. Fato esse que faz das empresas de tecnologia as mais valiosas do mercado. É claro que apenas os dados brutos, sem análises e predições por trás, acabam não tendo o devido valor estratégico para o negócio.

A melhor maneira de utilizar os dados para oferecer suporte à gestão empresarial é através soluções como o Business Intelligence. O BI trata da prática de coletar, estruturar, analisar e compartilhar informações. Além disso, a partir de cálculos e fórmulas matemáticas, é possível gerar novos dados a partir de uma base existente. Por meio de uma solução de BI, as organizações se preparam melhor para os desafios do mercado atual, obtendo insights valiosos para tomada de decisão em vários contextos.

No artigo de hoje apresentamos 10 Motivos para implementar um BI na sua empresa. Fique com a gente e acompanhe o que essa prática pode trazer de benefícios para o seu negócio! 🎯

 

1 – Agilidade empresarial

Atividades como coletar e analisar informações demandam tempo, onerando a empresa com muito trabalho manual. Neste contexto, as ferramentas de Business Intelligence automatizam todo o processo de coleta e extração de dados, trazendo informações mais precisas e exibindo-as em dashboards e relatórios em formatos orientados para acelerar a tomada de decisões, dando maior agilidade para toda a operação da empresa.

 

2 – Maior conhecimento dos seus clientes

Com os relatórios detalhados gerados em uma solução de business intelligence, é possível analisar e entender as tendências de comportamento de seus clientes. Por exemplo: quais produtos ou serviços são os mais buscados, qual o perfil do cliente que mais consome um produto específico ou a partir da mudança de preço de um produto qual será o impacto no resultado financeiro da empresa, baseado no poder de compra deste consumidor.

Assim você conhece os passos que o levam até a compra, trazendo para o time de vendas poderosos insights que poderão ser utilizados para desenvolver e melhorar estratégias que visam aumentar o lucro.

 

3 – Simplificação da tomada de decisões

Utilizando uma boa solução de BI, implementada da forma correta, as informações passam a ser centralizadas e sintetizadas, proporcionando uma visão geral do negócio. Isso contribui para decisões mais assertivas e inteligentes.

A partir disso, torna-se mais fácil entender qual o melhor caminho a seguir, quando modificar preços, criar novas ofertas ou investir em novas oportunidades.

 

4 – Redução de custos e despesas

Com a automatização de tarefas você elimina processos desnecessários que tomam tempo, isso automaticamente reduz despesas e o trabalho manual, possibilitando que o colaborador foque nas atividades chaves da empresa.

Por sermos especializados em implementações de BI, é muito comum recebermos contato de empresas que analisam os seus resultados através de planilhas Excel. Essas empresas, com a implementação do business intelligence, nos relataram grandes benefícios relacionados a redução de custos, principalmente com a automatização das coletas.

 

5 – Vantagem sobre a concorrência

Um dos motivos mais significativos para implementar o BI na gestão de qualquer empresa é a vantagem competitiva que ele agrega para o seu negócio. Ao capturar as informações mais relevantes, prever tendências e analisar tudo isso em relatórios simplificados, a sua empresa se mantém competitiva no mercado por muito mais tempo.

Além disso, qualquer gestor que implementa uma tecnologia deste nível atinge maior reconhecimento perante seus pares, o que garante na maioria das vezes um crescimento profissional na prática. Ou seja, a empresa ganha e o profissional também ganha.

 

6 – Capacidades de visualização e filtragem

Hoje o mercado de BI está muito bem servido com ótimas soluções. Aqui na OpServices utilizamos o Power BI na implementação de projetos, além de ser a ferramenta líder no quadrante Gartner, por ser uma ferramenta user-friendly e mobile-friendly. Ou seja, os dados são acessíveis de qualquer lugar.

Em qualquer solução de BI os dashboards e relatórios são desenhados especialmente para o consumo de dados de um determinado setor. Ademais, com as funcionalidades de filtragens avançadas também é possível navegar dentro da informação para melhor compreensão do detalhamento da informação, o famoso drill-down.

 

7 – Compartilhamento de informações

O uso de KPIs e indicadores compartilhados com todos os envolvidos possibilita um maior comprometimento da equipe com os resultados da empresa. Eles tornam a gestão mais transparente e orientada a resultados. Esse modelo de gestão compartilhada também é conhecido como gestão à vista. Aqui ressaltamos a importância de que pessoas de áreas diferentes olhem para o mesmo relatório. Isso possibilita uma maior heterogeneidade de visões e aumenta a possibilidade de detecção de erros e de encontrar novas oportunidades.

 

8 – Aumento da produtividade da equipe

A análise de dados permite que os colaboradores da empresa foquem em atividades que reflitam em uma melhoria dos KPIs representados nos relatórios de BI. Ou seja, o direcionamento das atividades da empresa para focar naquelas que realmente melhoram o KPIs contidos nas soluções de Business Intelligence é um caminho de sucesso já percorrido pelas empresas realmente orientadas pelos dados.

 

9 – Precisão dos dados

Dados atualizados automaticamente, além de aumentar a produtividade, possibilitam um aumento de confiança nos indicadores por evitar erros voluntários ou involuntários na inserção manual. Buscando diretamente na fonte dos dados, a confiança na informação é total.

 

10 – Coleta de dados de diferentes fontes

Os dados coletados podem vir dos mais diversos sistemas, desde que seja possível acessar o sistema em questão. Esses dados podem virar informações a serem exibidas futuramente nos dashboards. Como fonte de dados, podemos citar: banco de dados, CVS, planilhas, ERP, CRM, redes sociais, analytics, ADS, sistemas financeiros, IOT, Big Data, dados públicos, entre muitos outros.

Agora que você já conhece os 10 Motivos para implementar um BI na sua empresa que tal assistir um webinar sobre Business Intelligence e como iniciar um projeto de BI? Confira a gravação de um de nossos eventos realizados no ano passado:

 

 
Apesar de o nosso foco historicamente sempre ter sido a monitoração de sistemas, em 2020 criamos uma área de BI para atender as diversas demandas de nossos clientes. Desde então, temos acelerado projetos de business intelligence em médias e grandes empresas de todos os tipos de setores.

Uma coisa que temos notado é que mesmo as empresas que já possuem uma ferramenta de BI consolidada ainda precisam de ajuda para refinar os seus relatórios, seja melhorando os indicadores ou automatizando coletas a novas fontes de dados. Em projetos executados pelo nosso time, identificamos constantemente a necessidade de uma consultoria administrativa para melhorar a qualidade dos KPIs, que muitas vezes não refletem os objetivos da empresa.

Se você deseja iniciar ou acelerar seus projetos de BI, conte com a gente! Temos desenvolvido projetos baseado no consumo de horas de profissionais especializados com entregas em sprints. Enfim, um modelo que permite começar devagar e ir melhorando conforme a capacidade de investimento da empresa.

 

 
Entre em contato com nossos especialistas em BI para turbinar a gestão de indicadores da sua empresa!

Compartilhe:

ASSINE NOSSA NEWSLETTER E RECEBA
NOSSOS MELHORES CONTEÚDOS!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos