Menu
Contato Comercial
Por: Pedro César Tebaldi em 11.08.2017

Outsourcing de TI: entenda quando vale a pena fazer

Terceirização de TI

Existem riscos na terceirização de TI, assim como há em quase todas as atividades no mundo dos negócios. Por isso, é preciso muito estudo e uma análise completa sobre o momento adequado para se tomar essa decisão, pois esta solução pode ser adequada ou não dependendo do perfil da empresa.

Escolher um parceiro focado no crescimento mútuo também é extremamente importante para se manter competitivo. Além disso, é preciso ter alguns controles que vão otimizar o serviço prestado e garantir que ele possa ser realizado da forma esperada. Descubra alguns motivos para investir no outsourcing de sua área de TI nos próximos tópicos!

 

O que é outsourcing de TI e como pode ajudar a sua empresa?

O outsourcing de TI é um tema que está em grande evidência no mercado. Trata-se da contratação de um fornecedor de serviços de tecnologia — como um service desk, NOC ou desenvolvedor de sistemas, por exemplo — que cuidará de um processo pespecífico. Desta forma, a sua empresa fica livre para focar totalmente na atividade-fim do próprio negócio. Em alguns casos, toda a equipe de TI pode ser terceirizada, mas este é o caso menos comum encontrado no mercado.

 

Motivos para investir no outsourcing de TI

Mesmo com a TI participando ativamente da área estratégica da empresa, tornou-se uma boa opção fazer sua terceirização, ou pelo menos a terceirização de uma parte dela. Diferentemente do paradigma que existia no passado — quando somente serviços totalmente divergentes do negócio eram delegados a terceiros, como limpeza e transporte, por exemplo — agora, toda área que não é parte do core da organização pode ser beneficiada ao se adotar essa prática.

Muitas conquistas são alcançadas — como inovação e sustentabilidade — ao realizar o outsourcing de TI. O crescimento do mercado de forma exponencial é prova disso, pois, quando a empresa se concentra somente no seu maior propósito, ela consegue alcançar um nível de qualidade impensável anteriormente. Mas isso não é atingido por qualquer tipo de outsourcing, mas sim no foco total no negócio da empresa.

A terceirização do serviço de infraestrutura de TI no passado era impensável, entretanto hoje é uma realidade. Empresas de pequeno e médio porte se beneficiaram muito dela e, hoje, até as grandes iniciaram a migração para a nuvem. Um exemplo são os diversos serviços computacionais oferecidos pela Amazon web Services.

Para seguir essa maré e tomar a decisão mais coerente, é preciso ter um plano de médio e longo prazo montado. Ter uma certa estabilidade no ambiente e muito conhecimento sobre as capacidades e necessidades tecnológicas também é algo que aumenta as chances de sucesso dessa empreitada.

Vamos descrever alguns dos maiores benefícios conquistados quando o outsourcing é a decisão tomada:

 

Aumento da produtividade

A especialização da empresa contratada na prestação do seu tipo de serviço e a total dedicação para essa finalidade trazem melhorias perceptíveis de qualidade e velocidade na entrega. Isso conduz a um aumento imediato de produtividade — e ainda mais, conforme se amplia a sinergia da parceria.

 

Redução de custos

Essa é, sem dúvida, uma das maiores vantagens na terceirização da TI. Se não há uma equipe própria, não é preciso se preocupar com medidas de economia que podem, inclusive, acabar trazendo prejuízos. Um exemplo é contratar profissionais de pouca capacidade por baixos salários. A redução de custo do outsourcing de TI surge como uma enorme aliada da empresa, pois foca seus serviços em atividades específicas.

É um custo elevado manter profissionais especializados da área de tecnologia. Quando a empresa opta pelo outsourcing, se livra das obrigações e encargos de ter esse profissional como um empregado direto. Um especialista em banco de dados, por exemplo, pode prestar serviços para diversas empresas. Isso permite ganho de escala e redução de custos para as empresas que o contratam.

 

Foco no core business

Se não existe mais a necessidade de gerenciar áreas além da atividade-fim organizacional, o esforço, dinheiro e tempo podem ser direcionados ao core e à missão da empresa. Isso cria um ambiente muito mais propício a ideias mais eficientes, que agreguem valor ao negócio.

 

Qualidade do atendimento

A qualidade do atendimento e do serviço prestado aumenta, quando há uma empresa composta por profissionais especializados atuando nas soluções. Além disso, é possível implantar diversas boas práticas que ajudam na melhoria contínua da área — como DevOps, por exemplo.

As vantagens de optar pelo outsourcing de TI são perceptíveis aos olhos de gestores e diretores, pois dão mais força ao negócio e auxiliam a empresa a alcançar sua visão de futuro e cumprir sua missão com sucesso. É preciso tomar os cuidados necessários e analisar o cenário atual interno e externo muito bem. Porém, quando isso é feito com competência e clareza, a empresa pode desfrutar do que a tecnologia traz de melhor.

Contudo, nem tudo são flores! Existem muitos desafios a serem superados para se conseguir realizar o outsourcing de TI. Além disso, existem muitos fornecedores com baixo nível de qualidade e que não contribuirão para o crescimento da sua empresa. Portanto, é importante sempre tomar cuidado ao tomar uma decisão que impactará fortemente nos processos da sua empresa.

No mercado que a OpServices atua, o gerenciamento da infraestrutura de TI, existem duas opções que oferecemos a nossos clientes: a contratação da nossa solução para utilização interna ou a contratação de um de nossos parceiros que prestam o sevriço de NOC. Desta forma o monitoramento da infraestrutura e a gestão de recursos e atualizações ficam a cargo de um fornecedor especialista.

Artigos relacionados: Entenda o que é Business Activity Monitoring (BAM) | Gestão à vista e o monitoramento dos processos de negócios em tempo real | A morte da planilha excel para a gestão de indicadores!

Relatorios de TI

Compartilhe:

ESCRITO POR

Pedro César Tebaldi

Atua há 10 anos no mercado B2B de tecnologia da informação como gerente de marketing, tendo escrito mais de 500 artigos sobre tecnologia durante esse período. Também é responsável pela área de Business Intelligence da OpServices, que presta consultoria para médias e grandes empresas em todo o Brasil.

Posts Relacionados

ASSINE NOSSA NEWSLETTER E RECEBA
NOSSOS MELHORES CONTEÚDOS!

ASSINE NOSSA NEWSLETTER!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos