Quais são os benefícios de um servidor dedicado para sua empresa?

Por: opservices em 03.01.2017

O servidor dedicado, com o passar do tempo, ganhou um significado um pouco diferente do que possuía há alguns anos. No passado, referia-se ao servidor que se situava em uma rede local e que contava com uma única função, que era de compartilhamento de arquivos e impressoras com micros que pertenciam a mesma rede.

 

Servidor Dedicado

 
Hoje, no entanto, ganhou uma dimensão bem maior no momento em que grande parte dos recursos das empresas estão alocados em grandes datacenters em nuvem. O servidor dedicado conta com configurações específicas de hardware, podendo ser definido como um tipo de servidor que hospeda recursos de uma única empresa ou até de um único sistema.

Um exemplo fácil de entender é a hospedagens de sites. A maior parte das empresas especializadas em hospedagens oferecem tanto planos compartilhados como planos de hospedagem dedicada, onde os recursos não serão compartilhados com outra empresa. Desta forma, garante maior desempenho.

 

Tipo de cliente para qual o servidor dedicado é indicado

Ele é indicado para qualquer tipo de site, como site institucional, loja virtual, blog, entre outros, que possuam alto tráfego, do contrário não vai valer o investimento, que é muito maior. Outros serviços podem, no entanto, alugar um servidor dedicado, como agências digitais e revendedores de hospedagem. Já para os sistemas que são críticos para uma empresa, como ERP, Service Desk e BI, é sempre recomendado a utilização de um servidor que não compartilhe recursos para não degradar a performance.

 

Servidor compartilhado ou não-dedicado

O servidor não-dedicado caracteriza-se por compartilhar seu espaço com vários sites, sistemas ou aplicações, tornando seu custo, dessa forma, bem reduzido. No entanto, existe uma grande limitação relacionada à cota de memória disponível para cada usuário. Este tipo de servidor é mais adequado para empresas de pequeno porte ou pessoas físicas, que não necessitem de configurações de hardwares diferenciadas.

Os sistemas que não necessitam de grande capacidade computacional e que não são muito utilizados ou não são críticos para o negócio também podem ter seus recursos compartilhados através de servidores não-dedicados, independendo o tamanho da empresa. Ou seja, está mais relacionado a capacidade computacional.

 

Quais são os benefícios do servidor dedicado?

 

1. Espaço e largura de banda no servidor

Optando por esse tipo de servidor, você não compartilha hospedagem com outros sites ou sistemas. Dessa forma, vai poder disponibilizar, organizar e armazenar um grande volume de dados, evitando correr o risco de alguns problemas ocasionados pela falta de espaço, como lentidão no carregamento do site, ou mesmo, que esse saia do ar. Além do armazenamento, a memória e processamento também são otimizadas em um servidor dedicado. O BI é um sistema que utiliza uma quantidade muito grande de memória RAM. Ou seja, não se recomenda a divisão de recursos com outras aplicações.

 

2. Segurança das informações

Uma grande vantagem do servidor dedicado é a segurança das informações. Isso se deve ao fato de os usuários não dividirem o espaço com outros usuários ou sites. Essa separação contribui para que as informações sejam mais protegidas, evitando a facilidade de acesso, por outras pessoas, a arquivos armazenados, problema que pode acontecer no caso de uma simples falha no servidor compartilhado.

Com o servidor dedicado é possível evitar bloqueio de IPS por spammers, vizinhos inconvenientes, etc. Servidores compartilhados podem não contemplar customizações muito específicas.

 

3. Acessibilidade

O servidor dedicado tem muito mais acessibilidade do que o compartilhado, visto que o espaço disponibilizado, por ser muito maior, facilita a navegação, evitando o alto tráfego. Com ele é possível evitar lentidão no carregamento de um site, bem como, que ele saia do ar por excesso de acessos, lhe deixando na mão.

 

4. Maior flexibilidade

Existe uma liberdade que esse tipo de servidor oferece, e que é muito benéfica aos desenvolvedores. Diferente do tipo de servidor que oferece hospedagem compartilhada, o servidor dedicado permite ao webmaster maior liberdade para fazer configurações mais avançadas.

Assim, ele pode promover a instalação de módulos, plugins e scripts, que alguns servidores compartilhados não permitem e, dessa forma, tornar o site bem mais diferenciado e atraente aos olhos dos clientes.

O servidor dedicado representa o melhor em liberdade de configuração e controle e em performance. Entretanto, não é a opção mais adequada a todas as empresas devido aos custos. Por isso, é importante analisar as reais necessidades da empresa ou sistema específico para adotar ou não um servidor dedicado.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Instagram

JUNTE-SE À NOSSA LISTA E RECEBA
OS NOSSOS CONTEÚDOS.

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos