Menu
Contato Comercial
Por: Pedro César Tebaldi em 06.04.2016

Virtualização de servidores: 4 crenças equivocadas

Virtualização de Servidores

A virtualização de servidores não é exatamente um assunto novo, mas ainda causa estranheza em gestores que veem com resistência sua implementação. Dúvidas surgem quanto à estabilidade, segurança e custo-benefício do processo de virtualização. Logo, entender o que é mito e verdade é fundamental para a tomada de decisões. Por isso, no artigo de hoje desmitificamos algumas lendas da virtualização para que você possa escolher se esse caminho é o ideal para o seu negócio.

 

A virtualização de servidores

A virtualização de servidores é uma forma eficiente de alocar recursos que demandam uma infraestrutura estável em vários servidores virtuais, em detrimento dos físicos. Através da criação de máquinas virtuais é possível executar inúmeros sistemas operacionais no mesmo hardware, aproveitando melhor recursos como CPU e memória, que em outras configurações ficariam ociosos.

Em um servidor físico é instalado um software capaz de particioná-lo para a instalação de múltiplos sistemas operacionais de acordo com a demanda de sua empresa. Com a virtualização de servidores surgem vários mitos, como o fato de que ela seria adequada apenas a empresas de grande porte ou que ele oferece grandes custos em sua implementação.

 

Principais mistos da virtualização de servidores

 

1. Falta segurança

Servidores virtuais são tão seguros quanto os físicos e possuem as mesmas configurações. Cabe a cada empresa definir as normas de segurança e garantir seu cumprimento. A virtualização é utilizada por empresas de grande porte sem comprometer sua segurança.

De fato, até departamentos e agências de segurança dos governos já aproveitam os seus benefícios sem perder a habilidade de proteger e gerenciar os dados que circulam por suas máquinas.

 

2. A implementação serve apenas para as grandes empresas

A virtualização pode ser implementada em empresas de qualquer porte, desde que elas precisem de mais de um servidor. Multiplicando a disponibilidade de recursos e facilitando a recuperação de informações caso haja algum acidente, a virtualização tem tudo pra reduzir custos operacionais em sua empresa, seja ela de grande ou pequeno porte. Com menos recursos alocados em infraestrutura e uma gerência mais simples é vantajoso implementar este sistema de gestão mesmo em menor escala.

 

3. Aumenta os custos da empresa

Inicialmente, o custo de virtualização (seja na compra de softwares e ferramentas de gestão ou treinamento necessário para sua equipe) pode parecer gigantesco. A verdade é que esses custos, no longo prazo, representam uma grande economia nos gastos operacionais de sua empresa como energia e manutenção. A sua adoção ou não deve levar em conta diversos fatores. E para algumas empresas estes custos podem ser maiores e para outras menores. Depende do modelo de gestão.

Boa parte dos provedores de virtualização têm soluções gratuitas para a realização de testes, o que pode ajudar na hora de tomar a decisão. Estes provedores oferecem também treinamento para sua equipe, o que ajuda a reduzir os custos de treinamento. Além disso, eles podem ser compartilhados entre clientes reduzindo o custo com hardware.

 

4. Máquinas virtuais têm um desempenho pior

O mito do desempenho é um dos que acompanham de maneira mais forte a virtualização, embora já tenha sido provado ser uma falácia. Com servidores físicos dedicados sua empresa desperdiça muito mais recursos, graças à capacidade ociosa desses CPUs. Quando comparamos o desempenho de máquinas virtuais com o de servidores físicos os resultados em performance são semelhantes, com a vantagem de que na virtualização os recursos são melhores alocados em múltiplas plataformas.

 

Monitoramento de máquinas virtuais

Agora que ficou claro que a virtualização de servidores não é tão complexa ou custosa quanto parece é hora de considerar implementá-la em sua empresa. E para isso é preciso pensar em uma solução de monitoramento destes servidores, sejam físicos ou virtuais. Para isso indicamos a plataforma OpMon que gerencia, além de infraestrutura de TI, os processos de negócios das empresas.

 
Banner monitoramento de virtualização

 
Gostous do post? Então leia também o artigo sobre 6 variáveis para você avaliar antes de adotar a virtualização de servidores. Não esqueça de deixar um comentário e compartilhar nas redes sociais!

Compartilhe:

ESCRITO POR

Pedro César Tebaldi

Atua há 10 anos no mercado B2B de tecnologia da informação como gerente de marketing, tendo escrito mais de 500 artigos sobre tecnologia durante esse período. Também é responsável pela área de Business Intelligence da OpServices, que presta consultoria para médias e grandes empresas em todo o Brasil.

Posts Relacionados

ASSINE NOSSA NEWSLETTER E RECEBA
NOSSOS MELHORES CONTEÚDOS!

ASSINE NOSSA NEWSLETTER!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos