Menu
Contato Comercial
Por: Pedro César Tebaldi em 04.10.2017

Tomada de decisão baseada em dados: como aplicá-la?

decisões baseadas em dados

 

Conheça algumas formas de se tomar decisões baseadas em dados!

Decisões sempre fizeram parte da rotina das empresas, sendo uma das grandes responsabilidades de seus diretores e gestores. A questão é que hoje os negócios que se dão ao luxo de tomar decisões baseadas em “achismo” correm um grande risco de chegar ao fracasso. Até porque já faz tempo que é possível contar com o apoio da tecnologia para dar suporte no processo de tomada de decisão baseada em dados que sejam concretos e reais.

 
É sobre isso que vamos falar neste post: como aplicar essa estratégia em sua empresa e, principalmente, o papel do departamento de TI no auxílio desse processo. Quer saber mais? Então, confira o post!

 

Qual é o papel do departamento de TI na tomada de decisão?

Podemos dizer que em um passado recente, a área de TI era vista somente como um suporte técnico e se limitava à funções operacionais do dia a dia. Com a ascensão da tecnologia isso mudou; ela começou a assumir um papel cada vez mais estratégico, pois a maioria das empresas faz investimentos cruciais nessa área, visando atingir seus objetivos de negócio.

Por isso, esse departamento tornou-se decisivo para qualquer tipo de empresa. Afinal, com todo o seu apoio, agora é possível otimizar seus processos e recursos. O motivo disso é bem claro: eles têm a capacidade de reunir e analisar dados para qualquer tomada de decisão.

 

Como a TI ajuda na tomada de decisão?

Falando um pouco mais em nível de negócio, as empresas que pensam em ter um futuro próspero aplicam constantemente o processo de diagnóstico de sua situação atual. Dessa forma, é possível entender quais são os pontos críticos do negócio e como eles estão alinhados com os objetivos e metas da empresa.

Feito isso, é criado um plano de ação para que o negócio possa ser conduzido ao encontro desses objetivos. Tendo em vista isso, o setor de TI será o responsável por organizar qualquer informação que tenha correlação com esse plano de ação e chegar em uma solução ideal para a sua resolução.

Essa solução não precisa ser algo muito complexo, o importante é que ela seja efetiva. Inclusive, vale qualquer alternativa, desde desenvolvê-la internamente ou contratar alguma empresa terceirizada.

 

Quais soluções adotar para tomar decisões?

Agora que você já tem uma noção de como o departamento de TI pode influenciar a empresa na questão do processo de tomada de decisões baseada em dados, vamos falar brevemente sobre algumas soluções tecnológicas que são essenciais nesse caminho:

 

1. BI e Getão à Vista

BI é a sigla para Business Intelligence. Ele é uma ferramenta constituída por vários recursos, que têm o poder de formar um banco de dados, para apoiar a inteligência de mercado da empresa, ou buscar informações a partir de um. Já os softwares de gestão à vista, são focados no monitoramento de atividades de negócio e tem a função de apresentar indicadores em tempo real (uma vez que o BI é focado em dados consolidados).

A grande força do BI é a análise desses dados, que pode oferecer um excelente auxílio na tomada de decisão da empresa, ajudando a entender questões sobre os clientes, seu comportamento e outros fatores críticos do negócio. Por sua vez, a entrega da gestão à vista são as informações para se tomar decisões que podem impactar o negócio hoje!

 
Catálogo de Serviços - Dashboard

 

2. CRM

O CRM é um sistema baseado no relacionamento com o consumidor final, tanto que a sua sigla significa Customer Relationship Management. Sendo assim, ele oferece um suporte muito poderoso para conseguir manter a base de clientes fiel ao seu negócio, sendo alimentado por informações que refletem seus hábitos de consumo, poder aquisitivo, ciclo de compra, dentre outras. O CRM combinado com o BI formam uma dupla imbatível na tomada de decisão!

 

3. BSC

BSC é a sigla para Balanced Score Card, que em português significa “Painel de Gestão por Indicadores”. O BSC é importante na questão de que os objetivos do negócio precisam ser mensuráveis, pois só assim a empresa conseguirá saber se conseguiu alcançar suas metas ou não. É uma metodologia e não um software, embora existam softwares que ajudam a acompanhar suas métricas e indicadores.

Pode ser visualizado por qualquer sistema mostre o desempenho das tecnologias que são utilizadas pela empresa por meio de indicadores de performance. Ele tem a capacidade de mensurar esses resultados e direcionar o negócio para saber lidar melhor com seus respectivos planos de ação, sendo possível remodelar a estratégia caso ela demonstre estar equivocada.

Quer saber mais sobre tomada de decisão baseada em dados? Então, conheça nossa solução para gestão à vista.

Compartilhe:

ESCRITO POR

Pedro César Tebaldi

Atua há 10 anos no mercado B2B de tecnologia da informação como gerente de marketing, tendo escrito mais de 500 artigos sobre tecnologia durante esse período. Também é responsável pela área de Business Intelligence da OpServices, que presta consultoria para médias e grandes empresas em todo o Brasil.

Posts Relacionados

ASSINE NOSSA NEWSLETTER E RECEBA
NOSSOS MELHORES CONTEÚDOS!

ASSINE NOSSA NEWSLETTER!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos