Menu
Contato Comercial
Por: Pedro César Tebaldi em 04.04.2019

Como monitorar a Google Cloud com o Google StackDriver

Monitoramento com o Google StackDriver

A Cloud Computing vem mudando gradativamente a realidade de hospedagem de servidores. Entre os serviços mais populares do ramo podemos citar a Google Cloud Platform, o da Amazon Web Services e a Microsoft Azure. Contudo, o que deve ser feito para monitorar esses serviços? Uma das soluções da Google é o StackDriver.

Trata-se de uma ferramenta que permite o gerenciamento da nuvem em diversas plataformas, até mesmo em um ambiente híbrido. Ela é capaz de agregar métricas, registros e eventos de infraestrutura e oferecer um conjunto avançado de observações que agilizam a análise e reduzem o tempo para resolução.

O objetivo deste artigo é apresentar algumas dicas sobre como é possível monitorar a Google Cloud utilizando a ferramenta Google StackDriver para isso. Continue acompanhando o post para saber mais sobre o tema. Boa leitura!

 

Análise de métricas

O sistema auxilia na obtenção de dados e métricas relacionados ao desempenho, capacidade e estabilidade de aplicativos e outros serviços. A Google foi pioneira em organizar índices a serem monitorados e desenvolver o seu trabalho em torno disso.

Com isso, essa ferramenta é capaz de mensurar tanto os dados em bom funcionamento quanto os que necessitam de intervenção imediata. Essa prévia detecção facilita as decisões sobre as ações para correção do distúrbio e aprimoramento de índices.

 

Detecção de problemas

O usuário pode contar com a facilidade dos painéis flexíveis e ferramentas avançadas de visualização que têm a função de auxiliar na identificação de problemas. Entre os mais comuns, podemos citar:

  • contenção de hosts;
  • limitação do provedor de nuvem;
  • desgaste do hardware.

O acompanhamento e relatórios gerados permitem o detalhamento de dados e análise aprofundada do problema, o que proporciona decisões mais urgentes e acertadas. Além disso, o Google StackDriver pode ser integrado a serviços como o PagerDuty ou o Slack. Essas integrações agilizam a resposta a esses possíveis incidentes.

O serviço também tem a função de gerar relatórios de anomalias, detectar padrões e realizar previsão de esgotamento. É capaz de fornecer também informações sobre tendências de longo prazo que necessitem de uma maior atenção e enviar e-mail ou SMS de alerta caso algo aconteça a um módulo.

 

Integração do Google StackDriver com outras ferramentas

O Google StackDriver foi desenvolvido especialmente para atender a uma ampla gama de aplicativos em nuvem. Intuitiva e de rápida aprendizagem, funciona tanto nas principais plataformas do mercado quanto em infraestruturas locais e até mesmo nos populares ambientes híbridos.

Ele se integra nativamente com ferramentas de dados do Google Cloud: BigQuery, Cloud Pub/Sub, Cloud Storage e Cloud Database. Também proporciona integração imediata com outros componentes do aplicativo (Blue Medora, BMC, Netskope, OpsGenie, Splunk Enterprise, entre outros).

O bom desenvolvimento de uma organização necessita de uma gestão eficiente da TI, e o Google StackDriver auxilia e muito nessa missão. É uma boa opção para monitorar principalmente sua infraestrutura na Google Cloud.

Caso deseje monitorar infraestruturas mais complexas, recomendamos o OpMon, a plataforma brasileira líder em monitoramento. Monitoramos mais de 300 mil indicadores em clientes de grande porte em todo o país!

 
Banner Monitoramento em Cloud

 
A OpServices é uma empresa referência no ramo de soluções para monitoramento da infraestrutura de TI e do negócio. Gostaria de conhecer melhor os nossos serviços? Basta entrar em contato com nossos atendentes.

Compartilhe:

ESCRITO POR

Pedro César Tebaldi

Atua há 10 anos no mercado B2B de tecnologia da informação como gerente de marketing, tendo escrito mais de 500 artigos sobre tecnologia durante esse período. Também é responsável pela área de Business Intelligence da OpServices, que presta consultoria para médias e grandes empresas em todo o Brasil.

Posts Relacionados

ASSINE NOSSA NEWSLETTER E RECEBA
NOSSOS MELHORES CONTEÚDOS!

ASSINE NOSSA NEWSLETTER!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos