Menu
Contato Comercial
Por: Pedro César Tebaldi em 26.06.2019

O que é uma notificação PUSH? Entenda essa funcionalidade

Notificação PUSH

Diversos são os elementos cruciais para o êxito no desenvolvimento de um aplicativo, tais como: design do layout, interface amigável com o usuário e boa usabilidade.

Além desses elementos, entretanto, há também que se investir em funcionalidades para aumentar o engajamento dos usuários. Uma dessas funcionalidades é a notificação PUSH, pois essa funcionalidade caracteriza um recurso essencial para que se mantenha a atenção do usuário em uma aplicação. Você conhece esse recurso?

Neste post, vamos falar um pouco sobre o uso das notificações push em aplicativos para smartphones. Acompanhe!

 

O que é uma notificação push?

Todo usuário de smartphones lida diariamente com esse tipo de notificação. As notificações push são aquelas mensagens que surgem na tela principal de seu aparelho sempre que você recebe uma mensagem no WhatsApp, por exemplo.

A palavra push, de origem inglesa, significa empurrar — ao contrário do que parece em português. É por meio de notificação push que são emitidos os alertas de serviços dos apps que estão rodando em segundo plano em seu sistema.

 

Como funciona a notificação push?

Em sua estrutura, a notificação push constitui-se de mensagem de texto (de até 160 caracteres) com o título em destaque e a logo do app ao lado. Assim, caso o usuário se interesse pelo conteúdo da notificação, ele poderá tocar na mensagem e será automaticamente redirecionado para o aplicativo que a enviou.

Se for uma notícia, ou alguma promoção na oferta de um conteúdo no app, por exemplo, o usuário recebe o redirecionamento para a página específica dentro da aplicação em que se encontra aquele conteúdo.

Como se trata de um canal exclusivo de comunicação com o target da aplicação, as notificações push são geralmente usadas com finalidades pontuais, como enviar lembretes ao usuário de promoções, no caso de apps de e-commerce, ou notificações com detalhes de programação e horário de eventos, em se tratando de um aplicativo educacional ou midiático.

 

Como usar notificações push para atrair a atenção do usuário?

Uma boa estratégia dos desenvolvedores de apps na utilização de notificações push para se obter bons resultados com seus aplicativos é investir sempre em conteúdo verdadeiramente relevante para o usuário. Caso contrário, suas notificações poderão ser facilmente desativadas nas configurações do aparelho.

Outra questão a ser observada é a regularidade com a qual as mensagens serão enviadas. É importante não exagerar na frequência nem se despojar da regularidade. Por isso, é preciso planejar uma estratégia com notificações push, selecionando informações de valor que surjam na hora certa na tela do smartphone do usuário.

 

Como usar esse recurso no app corporativo?

A OpServives, por exemplo, desenvolveu uma ferramenta exclusiva para visualização de notificações do software de gerenciamento OpMon. Trata-se do ONC (OpServices Notification Center), que é compatível tanto com aparelhos Android quanto com smartphones da Apple.

Essa é uma aplicação fantástica para quem precisa estar 24 horas atualizado por meio do smartphone sobre quaisquer mudanças que ocorram na infraestrutura de TI de sua empresa.

Entendeu a importância e a funcionalidade da notificação push para chamar a atenção do usuário para um app? Se gostou deste conteúdo, compartilhe-o com seus amigos em suas redes sociais!

Compartilhe:

ESCRITO POR

Pedro César Tebaldi

Atua há 10 anos no mercado B2B de tecnologia da informação como gerente de marketing, tendo escrito mais de 500 artigos sobre tecnologia durante esse período. Também é responsável pela área de Business Intelligence da OpServices, que presta consultoria para médias e grandes empresas em todo o Brasil.

Posts Relacionados

ASSINE NOSSA NEWSLETTER E RECEBA
NOSSOS MELHORES CONTEÚDOS!

ASSINE NOSSA NEWSLETTER!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos