Entenda o que é Business Activity Monitoring (BAM)

Por: Pedro César Tebaldi Gomes em 27.10.2015
BAM - Monitoramento das Atividades de Negócio

O mercado está cada vez mais dinâmico e a todo momento surgem novas formas de gestão, processos inovadores e tecnologias disruptivas. Caso uma organização não consiga acompanhar ou antever essas mudanças, tornam-se grandes as chances de que ela termine superada pela concorrência. Inclusive, a alta performance em tecnologia permite superar qualquer momento de crise momentânea.

A fim de ajudar as empresas a manter um controle mais eficiente sobre um grande volume de informações relevantes, existe uma solução de alto nível: o Business Activity Monitoring (BAM). Entenda o que é isso e como essa ferramenta é utilizada!

 

O que é o Business Activity Monitoring?

O Business Activity Monitoring foi um termo criado, originalmente, por analistas do Gartner e refere-se à agregação, análise e apresentação de informações em tempo real sobre as atividades dentro das organizações, envolvendo clientes e parceiros. BAM é uma solução empresarial destinada principalmente a fornecer um resumo em tempo real das atividades de negócios para gerentes de operações e de gestão superior (tomadores de decisões estratégicas). Também é um software que auxilia no monitoramento de atividades de negócios e em como essas atividades são aplicadas em sistemas informáticos.

 
BAM - Business Activity Monitoring
Acompanhamento de indicadores de vendas com dados de múltiplas fontes em tempo real

O BAM nada mais é do que o uso de indicadores e da tecnologia para monitorar o seu próprio negócio. A identificação de mudanças no mercado em que a empresa atua, a identificação de oportunidades e a previsão deriscos de maneira geral também estão no escopo do monitoramento das atividades de negócio. Geralmente essa monitoração acontece em tempo real — ou o mais próximo disso (near real time).

Pode-se dizer que o uso do BAM é fundamental para apoiar e garantir uma tomada de decisão eficiente, permitindo que o gestor ou equipe de gestão garantam mais eficiência, elevando os lucros ou reduzindo os prejuízos a partir da tomadas de decisões baseadas em indicadores reais.

 
>>> BAIXE AGORA! PAPER SOBRE MONITORAMENTO COMPORTAMENTAL DO NEGÓCIO!

>>> BAIXE AGORA! CATÁLOGO DE DASHBOARDS COM INDICADORES DE DIVERSAS ÁREAS!

 

Como o BAM funciona?

Para que o BAM funcione e forneça dados realmente relevantes e decisivos, deve-se começar com a coleta de dados. Isso tem que perdurar durante um período que seja o suficiente para indicar padrões entre o que foi coletado. O ideal é que a coleta seja feita de forma constante e que atualize uma base de dados instantaneamente. Deste modo, os decisores possuem subsídios para identificar problemas ou oportunidades para melhora do seu próprio negócio.

A seguir, os dados passam por uma análise e são categorizados para identificar quais são os melhores indicadores para cada situação. Por fim, os resultados são analisados e os dados são divulgados de maneira simples e objetiva, permitindo que a compreensão seja imediata através de uma visão centralizada. Preferencialmente, o acesso a esses resultados deve ser facilitado para que possa haver uma integração entre as diferentes áreas da empresa.

 

Onde o BAM pode ser usado?

De maneira geral, praticamente todas as empresas, de qualquer tamanho ou área de atuação, podem utilizar o BAM como ferramenta de monitoração. Esses indicadores normalmente são utilizados em etapas de processo para garantir maior controle. O pré-requisito para a sua utilização é ter dados para se analisar e formas de rotulá-los para que os gestores ou analistas de negócios possam filtrá-los e classificá-los.

O BAM pode ser usado, por exemplo, nas operações de pagamento de um e-commerce para evitar que ocorram fraudes mediante identificação precoce de desvios de comportamento padrão, ou esperado, nas transações. Também pode ser utilizado para controlar o processo de venda, desde o pedido, emissão de nota fiscal eletrônica e controle de estoque até o envio do produto e a confirmação de recebimento. Receber alertas automáticos sobre falhas nestes processos pode reduzir grandes prejuízos em operações complexas. Indicadores financeiros, controle de RH e qualidade, processos administrativos, tudo isso pode ser monitorado em tempo real.

 
BAM - Business Activity Monitoring

Dashboard vendas acumuladas por produto

 

Quais as vantagens do BAM?

Além de favorecer subsídios para tomada de decisões mais eficientes, que é o seu objetivo principal, o BAM traz outras vantagens como:

 

Redução e otimização dos gastos

Com a possibilidade de ter informações relevantes em tempo real, a tomada de decisão se torna muito mais precisa. A consequência disso é a redução de gastos, otimização de custos e a possibilidade de que os investimentos sejam locados de maneira mais eficiente.

 

Acompanhamento do dinamismo do mercado

Com o recebimento e avaliação de informações em tempo real, o resultado natural é de um acompanhamento mais efetivo do dinamismo do mercado, garantindo que todas as mudanças sejam absorvidas mais rapidamente.

 

Identificação mais rápida de oportunidades e riscos

Ao acompanhar o dinamismo do mercado é muito mais fácil identificar as oportunidades de negócios e também os riscos. Com isso, é possível também se preparar para absorver impactos ou aproveitar oportunidades, garantindo mais estabilidade.

 
BAM - Business Activity Monitoring

Dashboard de transações – monitoramento comportamental

 

Maior preparação e competitividade

De posse de tantas informações através de painéis executivos (dashboards de tomada de decisão), a empresa se torna mais preparada para atuar no mercado, conseguindo resultados superiores aos dos concorrentes que não possuem essa tecnologia e metodologia de gerenciamento de processo.

O Business Activity Monitoring (BAM) usa a alta tecnologia como aliada na coleta, avaliação e análise de informações em tempo real, garantindo que a empresa possua uma visão dinâmica do mercado. Com isso, os gestores ganham muito na tomada de decisão, que se torna mais embasada e precisa.

Monitoramento de processos de negócio

Para a utilização do BAM é preciso utilizar algum tipo de ferramenta para a coleta de dados, para o acompanhamento dos resultados e para a visualização em tempo real.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados

ASSINE NOSSA NEWSLETTER E RECEBA
NOSSOS MELHORES CONTEÚDOS!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos