Monitoramento das Atividades de Negócio

O mercado está cada vez mais dinâmico e a todo momento surgem novas formas de gestão, processos inovadores e tecnologias disruptivas. Caso uma organização não consiga acompanhar ou antever essas mudanças, tornam-se grandes as chances de que ela termine superada pela concorrência. Inclusive, a alta performance em tecnologia permite superar qualquer momento de crise momentânea.

A fim de ajudar as empresas a manter um controle mais eficiente sobre um grande volume de informações relevantes, existe uma solução de alto nível: o Business Activity Monitoring (BAM). Entenda o que é isso e como essa ferramenta é utilizada!

 
BAM - Business Activity Monitoring
Acompanhamento de indicadores de vendas com dados de múltiplas fontes em tempo real

 

O que é o Business Activity Monitoring?

O Business Activity Monitoring foi um termo criado, originalmente, por analistas do Gartner e refere-se à agregação, análise e apresentação de informações em tempo real sobre as atividades dentro das organizações, envolvendo clientes e parceiros. BAM é uma solução empresarial destinada principalmente a fornecer um resumo em tempo real das atividades de negócios para gerentes de operações e de gestão superior (tomadores de decisões estratégicas). Também é um software que auxilia no monitoramento de atividades de negócios e em como essas atividades são aplicadas em sistemas informáticos.

O BAM nada mais é do que o uso de indicadores e da tecnologia para monitorar o seu próprio negócio. A identificação de mudanças no mercado em que a empresa atua, a identificação de oportunidades e a previsão deriscos de maneira geral também estão no escopo do monitoramento das atividades de negócio. Geralmente essa monitoração acontece em tempo real — ou o mais próximo disso (near real time).

Pode-se dizer que o uso do BAM é fundamental para apoiar e garantir uma tomada de decisão eficiente, permitindo que o gestor ou equipe de gestão garantam mais eficiência, elevando os lucros ou reduzindo os prejuízos a partir da tomadas de decisões baseadas em indicadores reais.

 
>>> BAIXE AGORA! PAPER SOBRE MONITORAMENTO COMPORTAMENTAL DO NEGÓCIO!

>>> BAIXE AGORA! CATÁLOGO DE DASHBOARDS COM INDICADORES DE DIVERSAS ÁREAS!

 

Como o BAM funciona?

Para que o BAM funcione e forneça dados realmente relevantes e decisivos, deve-se começar com a coleta de dados. Isso tem que perdurar durante um período que seja o suficiente para indicar padrões entre o que foi coletado. O ideal é que a coleta seja feita de forma constante e que atualize uma base de dados instantaneamente. Deste modo, os decisores possuem subsídios para identificar problemas ou oportunidades para melhora do seu próprio negócio.

A seguir, os dados passam por uma análise e são categorizados para identificar quais são os melhores indicadores para cada situação. Por fim, os resultados são analisados e os dados são divulgados de maneira simples e objetiva, permitindo que a compreensão seja imediata através de uma visão centralizada. Preferencialmente, o acesso a esses resultados deve ser facilitado para que possa haver uma integração entre as diferentes áreas da empresa.

 

Onde o BAM pode ser usado?

De maneira geral, praticamente todas as empresas, de qualquer tamanho ou área de atuação, podem utilizar o BAM como ferramenta de monitoração. Esses indicadores normalmente são utilizados em etapas de processo para garantir maior controle. O pré-requisito para a sua utilização é ter dados para se analisar e formas de rotulá-los para que os gestores ou analistas de negócios possam filtrá-los e classificá-los.

O BAM pode ser usado, por exemplo, nas operações de pagamento de um e-commerce para evitar que ocorram fraudes mediante identificação precoce de desvios de comportamento padrão, ou esperado, nas transações. Também pode ser utilizado para controlar o processo de venda, desde o pedido, emissão de nota fiscal eletrônica e controle de estoque até o envio do produto e a confirmação de recebimento. Receber alertas automáticos sobre falhas nestes processos pode reduzir grandes prejuízos em operações complexas. Indicadores financeiros, controle de RH e qualidade, processos administrativos, tudo isso pode ser monitorado em tempo real.

 
BAM - Business Activity Monitoring

Dashboard vendas acumuladas por produto

 

Quais as vantagens do BAM?

Além de favorecer subsídios para tomada de decisões mais eficientes, que é o seu objetivo principal, o BAM traz outras vantagens como:

 

Redução e otimização dos gastos

Com a possibilidade de ter informações relevantes em tempo real, a tomada de decisão se torna muito mais precisa. A consequência disso é a redução de gastos, otimização de custos e a possibilidade de que os investimentos sejam locados de maneira mais eficiente.

 

Acompanhamento do dinamismo do mercado

Com o recebimento e avaliação de informações em tempo real, o resultado natural é de um acompanhamento mais efetivo do dinamismo do mercado, garantindo que todas as mudanças sejam absorvidas mais rapidamente.

 

Identificação mais rápida de oportunidades e riscos

Ao acompanhar o dinamismo do mercado é muito mais fácil identificar as oportunidades de negócios e também os riscos. Com isso, é possível também se preparar para absorver impactos ou aproveitar oportunidades, garantindo mais estabilidade.

 
BAM - Business Activity Monitoring

Dashboard de transações – monitoramento comportamental

 

Maior preparação e competitividade

De posse de tantas informações através de painéis executivos (dashboards de tomada de decisão), a empresa se torna mais preparada para atuar no mercado, conseguindo resultados superiores aos dos concorrentes que não possuem essa tecnologia e metodologia de gerenciamento de processo.

O Business Activity Monitoring (BAM) usa a alta tecnologia como aliada na coleta, avaliação e análise de informações em tempo real, garantindo que a empresa possua uma visão dinâmica do mercado. Com isso, os gestores ganham muito na tomada de decisão, que se torna mais embasada e precisa.

Para a utilização do BAM é preciso utilizar algum tipo de ferramenta para a coleta de dados, para o acompanhamento dos resultados e para a visualização em tempo real. A OpServices desenvolveu o FiveMetrics para a coleta de indicadores em tempo real, sejam eles informações sobre dispositivos tecnológicos ou dados sobre processos de negócios. Os dados são coletados desde que esteja informatizado de alguma forma como conexões com a rede ou através de customizações de coleta. O maior diferencial da solução é a possibilidade de visualização dos dados em painéis visuais customizáveis. Clique aqui para saber mais.

 

Conteúdo relacionado

Gestão à vista e o monitoramento dos processos de negócios em tempo real
O que é e para que serve o Business Process Management (BPM)
A morte da planilha excel para a gestão de indicadores!
Como monitorar processos de negócios com o OpMon?
O que é gestão à vista e como aplicá-la em sua empresa?