A correlação de eventos é uma tecnologia capaz de tratar e relacionar eventos, aparentemente desconexos, de uma forma capaz de identificar a causa raiz de um problema em um ambiente computacional. Em ambientes complexos de TI, mas especialmente em ambientes de redes, são gerados milhares ou mesmo milhões de eventos em um curto espaço de […]
Indo Além do Nagios
Que o Nagios é a plataforma de monitoração de redes e sistemas mais popular do mundo opensource, todo mundo sabe. Mesmo com o surgimento de várias outras soluções tão ou mais completas do que ele, ainda assim o Nagios possui mais de 50% do mercado de instalações deste tipo de plataforma nas infraestruturas de TI. […]
Melhores Práticas de TI aplicadas ao seu negócio!
As melhores práticas de TI ou governança de TI (braço da governança corporativa) são um conjunto de metodologias que visam a melhoria dos processos organizacionais através da transparência das informações, seja para o público interno como para o público externo. Essa necessidade se originou a partir do aumento da complexidade das organizações, do aumento da […]
Diferença entre o SLM e SLA
Neste post explicamos brevemente a diferença entre o SLA (Services Level Agreement) e o SLM (Service Level Management). Basicamente, o Acordo de Nível de Serviço (ANS), mais conhecido no inglês como SLA (Service Level Agreement), é um acordo firmado entre a área de TI e seu cliente interno. Este acordo descreve o serviço de TI, […]
Gerenciamento de Capacidade
O gerenciamento de capacidade tem o objetivo de tornar possível o atendimento dos requisitos relacionados à capacidade e desempenho do ambiente de TI dentro de um acordo de serviço e a um custo viável. Além disso, também permite um dimensionamento correto da infraestrutura, o que contribui para justificar investimentos em novos equipamentos, ou, ainda, a […]
Como calcular o ROI em projetos de TI
Um dos grandes desafios para os decisores de TI é a mensuração do tempo necessário para retornar o dinheiro investido na aquisição de novas soluções tecnológicas. Não só o tempo, mas quais são os impactos financeiros de um novo projeto. Essa cobrança é feita sempre que surge a necessidade de investimentos em novas tecnologias para […]
Dashboards e indicadores: os protocolocos de comunicação entre CEO e CIO
Há muitos anos sabemos da existência de dificuldades de comunicação entre CEO e CIO. Mas por quê ela ocorre? Porque cada um fala uma linguagem. Enquanto o CEO fala em estratégias de negócios para o desenvolvimento e crescimento de sua organização, o CIO possui uma linguagem mais técnica e voltada para metodologias de TI (como […]
Unimed Curitiba aprimora gestão de serviços de TI
O OpMon foi implementado para monitorar os serviços de TI que operam os processos críticos de negócio da Unimed Curitiba. Entre eles, o sistema autorizador de procedimentos, recepção de contas eletrônicas, processamento do faturamento e cobrança. Em aproximadamente 70 dias, a equipe de TI da Cooperativa e o parceiro HA Projetos, implantaram a solução. O […]
Certificações gratuitas
Sabemos que hoje em dia todas as profissões nos exigem atualização constante, mas a área de TI em especial é uma das que mais necessita de constante atualização, pois as coisas mudam muito rápido e há sempre novas tecnologias e novas formas de trazer maior agilidade aos processos. Os cursos online foram muito impulsionados e […]
Microsoft Fabric: Plataforma de Data Analytics
A Microsoft, ao longo de sua história, tem sido pioneira em inovações tecnológicas que moldam a forma como as empresas lidam com ferramentas de produtividade. Uma de suas mais recentes inovações é o Microsoft Fabric, uma plataforma projetada para simplificar a criação de pipelines de dados, análise em tempo real e business intelligence. Integrando diversos […]







