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Por: Pedro César Tebaldi em 01.01.2019

Desafios e oportunidades na área de TI em 2019

Desafios e oportunidades na área de TI em 2019

Apesar de 2018 ter sido o ano da estagnação econômica para o Brasil, atualmente o mundo vive intensa transformação tecnólogica. Isso vem mudando a forma como pensamos, agimos e produzimos tecnologia da informação.

No contexto brasileiro, investimentos em tecnologia que estavam sendo postergados agora ganham prioridade na tentativa de ganhar mais eficiência e transformar isso em produtividade e maior competitividade no mercado.

Com tudo isso, 2019 será um ano de grandes desafios e oportunidades para o setor de TI. Cada vez mais, a tranformação digital se faz presente (e necessária) para solucionar problemas e simplificar a vida do usuário.

É nesse contexto que os gestores de TI terão papel fundamental na superação desses desafios e no aproveitamento das oportunidades que serão tendência no próximo ano. Por isso, elaboramos abaixo uma listagem do que podemos esperar no setor para 2019!

 

Promovendo o engajamento e a interação espontânea

Durante muito tempo, o setor de TI foi pioneiro em desenvolver soluções e trazer o digital para dentro das empresas. Por conta da crescente demanda por digitalização e o aumento da competividade do mercado, as empresas estão sendo fortemente desafiadas.

Em 2019, a transformação digital começa a se tornar obrigação para qualquer organização de qualquer segmento que queira acompanhar a evolução do mercado e assegurar sua fatia.

Agora, mais do que oferecer soluções em TI, é importante que se promova o engajamento e a interação espontânea, de forma a disseminar e fazer entender o conceito de transformação digital, mostrando que as organizações que acompanharem essa tendência conseguirão os melhores resultados.

 

Investir na experiência do usuário

Cada vez mais, a Tecnologia da Informação se transforma em uma ferramenta de auxílio nos processos internos de uma companhia, buscando facilitar a rotina das organizações. Por isso, as empresas do setor terão como desafio em 2019 mirar a experiência do usuário, buscando entender quais são suas necessidades, para atendê-las da melhor maneira possível.

O setor de TI passa de ser somente um suporte, para efetivamente fazer parte das rotinas e processos, trazendo soluções inovadores e influenciando na tomada de decisões e na maneira como elas são desenvolvidas.

Algumas ferramentas disponíveis no mercado que ajudam o processo de monitoramento da experiência do usuário. Muitas vezes os sistemas estão disponíveis, mas a aplicação está lenta para o usuário. Ferramentas que ajudam a monitorar a perceção fora do datacenter ajudam muito nisso.

 

De olho no contexto fiscal

Quando avaliamos o contexto fiscal, vários projetos estão em voga e dependerão do papel dos gestores de TI na priorização de quais deles serão desenvolvidos. É o caso, por exemplo, do Bloco K e do eSocial.

No primeiro, o principal desafio será compreender o fluxo e atender as demandas de  atualizações que surgirem, buscando a otimização da extração dos dados de produção e controle de estoque. Já no segundo, o profissional de TI também terá papel fundamental para garantir que esse sistema que serve como escriutração digital gere os menores impactos nas variadas área da organização.

 

Orçamento para o ano

Dado o atual cenário econômico, a área de TI terá como um dos seus grandes desafios o planejamento do seu orçamento para este ano. Para 2019, a projeção no Brasil de crescimento investimentos ainda é pessimista, sendo necessário planejar reestruturações e reduções dos custos.

Entretanto, no cenário de tecnologia isso é diferente. As empresas já enxergam a área de TI como um diferencial competitivo.

O grande problema de muitas empresas é que os últimos anos tiveram impacto muito grande em seu crescimento, sendo necessário a busca por equilibrar a diferença entre os custos operacionais (OPEX) e o desenvolvimento de novas iniciativas (CAPEX), visando melhorar os gastos em TI.

Deve-se equalizar tanto a estabilidade dos serviços básicos, levando à uma maior objetividade dos gastos com OPEX, quanto a maturidade para gestão e entrega dos projetos, otimizando os gastos com CAPEX.

 

Buscando mais segurança

Em 2019, as ameças deixarão de existir da maneira como eram anteriormente, sendo substituídas por ataques mais profundos, personalizados e automatizados. Sua detecção e identificação dos autores será cada vez mais complexa.

As “Ameças Pesistentes Avançadas” deixarão de existir como são conhecidas, perdendo o conceito de “Avançadas” e “Persistentes”, diminuido o rastro deixado nos sistemas infectados. Com isso, espera-se que, em 2019, haja um aumento da reutilização do malware pré-fabricado, ou off-the-shelf, mudando a forma como funcionam as APAs.

Também, sistemas de pagamento online se tornarão, cada vez mais, alvo de ataque dos hackers financeiros, com a expansão do alcance do ransomware ao Trojans bancários.

Em 2018, foi registrado um aumento de ataques e extorsões públicas afetando desde empresas até Estados (países), ameçando a revelação de imagens privadas, informação e listas de clientes. Neste ano, espera-se que essa prática persista, oferecendo ainda mais riscos.

 

Aumentando o desempenho dos processos do negócio

Durante este ano, a TI será uma ferramenta fundamental no apoio às tomadas de decisão e na obtenção dos melhores resultados do negócio. Um dos motivos dessa mudança, é o aumento na agilidade de acesso às informações organizadas por parte dos gestores, que poderão analisar e estruturas suas decisões com um embasamento mais preciso e confiável.

Por exemplo, para empresas no mercado varejista, o aumento na aplicação de tecnologias analíticas e de Big Data afetará diretamente o desempenho do processo, pois estes são grande parte do suporte da cadeia do negócio, fornecendo informações críticas para decisões estratégicas.

Na visão geral dos CEOs da área, o futuro da TI é promissor, apesar do cenário econômico instável atualmente no país. Para eles, o maior desafio será passar por esse período de turbulência, ajudando na evolução das organizações que quiserem buscar esse caminho.

A ideia é colaborar para que a transformação digital ocorra o quanto antes, pois um mundo conectado abre diversas possibilidades de explorar o conceito da melhor maneira. Isso significa atuar desde na criação da solução até no seu desenvolvimento, trazendo novas oportunidades para todos.

Uma das grandes oportunidades para o próximo ano será a mobilidade que, no Brasil especialmente, ainda não foi tão abordada e oferece muitas possibilidades de investimento, principalmente quando pensamos na parte de suporte à operação.

A mobilidade digital, essencialmente ligada ao conceito da web 2.0, permitirá cada vez mais a troca de informações, imagens, áudios e vídeos de qualquer lugar, a qualquer momento. Por isso, para muitos o futuro está naos dispositivos móveis e na personalização desses serviços.

Aliado a isso, a estratégia das “nuvens” continurá ganhando espaço neste ano, trazendo os serviços como cloud computing que tornarão os computadores como conhecemos hoje obsoletos.

E você, quais oportunidades na área de TI enxerga para 2019 e para 2020? Comente no nosso post e nos conte um pouco da sua perspectiva!

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ESCRITO POR

Pedro César Tebaldi

Atua há 10 anos no mercado B2B de tecnologia da informação como gerente de marketing, tendo escrito mais de 500 artigos sobre tecnologia durante esse período. Também é responsável pela área de Business Intelligence da OpServices, que presta consultoria para médias e grandes empresas em todo o Brasil.

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