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Contato Comercial
Por: Pedro César Tebaldi em 14.01.2014

Os diferentes níveis de maturidade dos ambientes da TI

Níveis de maturidade da TI

Em nossa experiência de mais de quinze anos com gerenciamento de TI sempre buscamos as melhores formas de atender às expectativas dos nossos clientes de acordo com seus ambientes altamente complexos. Nesta longa trajetória, indo de cliente em cliente mostrar o nosso trabalho, sempre nos deparamos com empresas em níveis diferentes de maturidade da TI.

Isso trouxe um grande aprendizado, pois para cada nível de maturidade da TI de uma organização existem desafios diferentes. Podemos identificar três cenários que são os mais comuns dentro da TI das empresas. Acompanhe abaixo.

 

TI Reativa

Infelizmente este é o caso mais comum, mesmo em grandes organizações. Neste cenário a TI só apaga incêndios e resolve os problemas do dia-a-dia. Os problemas só são descobertos quando alguém liga ou manda e-mail reclamando. As reclamações mais comuns são, por exemplo, internet que caiu, sistemas lentos e aplicação que pararam de funcionar.

Neste cenário, o cliente percebe falhas antes da empresa como, por exemplo, falhas em um processo de compra ou um atendimento online indisponível. Este cenário pode causar situações inesperadas como congestionamento de linhas telefônicas ou clientes desistindo de compras por não conseguir finalizar a compra de um tênis em uma loja virtual. Neste caso ele acaba comprando em um concorrente e muitas vezes a empresa acaba não sabendo disso.

 

TI Preventiva

Este já é um cenário bem melhor que o primeiro. A TI já consegue se antecipar a alguns problemas e descobrir a sua existência antes que os usuários reclamem. Ainda não é o cenário ideal, mas já fornece uma estrutura mais competitiva para que a empresa possa prestar melhores serviços.

Neste nível de maturidade a empresa já consegue ter certa tolerância à falha.

 

TI Proativa

Este é o cenário ideal, mas pouquíssimas empresas brasileiras estão neste nível. Neste nível de maturidade, além de agir preventivamente na resolução dos problemas antes que eles aconteçam, a TI fornece às áreas de negócios informações valiosas sobre todos os processos da empresa.

Ou seja, é a integração de todas as áreas através da tecnologia. Temos orgulho de ter alguns clientes que alcançaram este nível, principalmente aqueles que estão há mais tempo conosco.

 
Você provavelmente identificou o estágio em que a TI da sua empresa se encontra nesta classificação que desenvolvemos. Mas não se culpe se estiver no primeiro nível, pois para sair dele e ir para o estágio seguinte é preciso uma cultura que coloque a tecnologia como prioridade do negócio. Leva um pouquinho de tempo, mas é possível.

 
Dashboards para Gestão à Vista

 
Quer conhecer a solução que desenvolvemos para a antecipação dos problemas através do gerenciamento de TI? Com o nosso construtor de dashboards e os catálogos de serviços conseguimos ajudar a elevar o nível de maturidade da TI dos nossos clientes.

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ESCRITO POR

Pedro César Tebaldi

Atua há 10 anos no mercado B2B de tecnologia da informação como gerente de marketing, tendo escrito mais de 500 artigos sobre tecnologia durante esse período. Também é responsável pela área de Business Intelligence da OpServices, que presta consultoria para médias e grandes empresas em todo o Brasil.

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