Você sabe quais são as características de um diretor de TI bem sucedido?

O surgimento de novas tecnologias que impactam diretamente no negócio das organizações tornam o cargo de diretor de TI (ou CIO – Chief Information Officer) um dos mais importantes dentro das empresas. A necessidade de entender da área de negócios, saber gerenciar equipes e calcular o retorno do investimento dos projetos de TI complexos, fazem da função do CIO uma das mais desafiantes.

Sua principal função consiste em ser a ponte entre o núcleo decisório da empresa e a área tecnológica. Todos os processos da empresa, hoje em dia, são suportados por tecnologias que precisam estar disponíveis 24×7.

 
Diretor de TI

 
Você sabe as principais características de um bom diretor de tecnologia? Quais são as habilidades que esse profissional precisa ter para alcançar o topo da carreira? É isso que você entenderá a seguir:

 

01. Escute sua equipe

Um diretor de TI, como qualquer líder, deve ser principalmente um bom ouvinte. A decisão final é sempre sua, mas deve ser tomada ouvindo cada opinião dos funcionários, suas dificuldades e demandas. Quando você escuta a sua equipe e dá abertura para os funcionários, tem muito mais chances de evitar erros ao longo dos processos de trabalho e encontrar ideias inovadoras.

Mas fique atento: não basta ser um bom ouvinte, é preciso colocar em prática as demandas que sua equipe colocar. Um bom líder é aquele que sabe resolver os problemas dos seus funcionários e fazer com que eles tenham as condições necessárias para desenvolver o melhor trabalho possível. Nem todas as demandas da equipe precisam ser atendidas, mas devem ser respondidas com o posicionamento da organização a respeito do assunto, de acordo com as suas estratégias adotadas.

 

02. Não pare de se atualizar

A atualização constante deveria ser o objetivo de todos os profissionais, mas para o diretor de TI ela é ainda mais importante. A boa gestão em tecnologia da informação deve ser sempre conectada às novas tendências tecnológicas, para oferecer sempre as melhores soluções para os setores da empresa.

A rotina de diretor pode consumir muito tempo, mas sempre reserve algumas horas para fazer cursos, treinamentos, ler sites de tecnologia e ouvir os funcionários sobre as novas tendências tecnológicas e de gestão. O contato com fornecedores, pode parecer cansativo, mas é crucial para conhecer novas tecnologias. Para isso, o ideal é reservar um horário e dia da semana o contato com fornecedores, ler notícias da área e fazer cursos.

 

03. Faça uma boa gestão do tempo

O bom gerenciamento do tempo é fundamental para o diretor de TI, pois a rotina de reuniões, análises de relatórios e resolução de problemas pode ser bastante cansativa. Se você não seguir um planejamento do tempo rigoroso (com espaço para flexibilidade, é lógico), corre o risco de se perder em tarefas menores e se dedicar menos às decisões mais importantes. Priorize!

O maior buraco negro de tempo de qualquer líder é a rotina de reuniões. Por isso, você deve prestar uma atenção especial a elas. Defina um horário certo para que elas comecem e terminem e sempre tenha bastante clareza em relação à pauta. A resolução de uma reunião nunca pode ser “marcar outra reunião” e, para isso não acontecer, é preciso definir sempre qual será o assunto tratado e o que se espera ao seu final.

 

04. Use Big Data, mas não se torne dependente

O Big Data é uma das principais tendências no meio corporativo, por isso é fundamental que você o abrace. Não há limites para os resultados que podem ser alcançados com a análise de grande quantidade de dados, mas são necessários alguns cuidados.

Primeiramente, a obsessão por dados deve ser acompanhada por boas ferramentas de análise, além de pessoas que saibam trabalhar bem com grande volume de informações. Em segundo lugar, as decisões não podem ficar totalmente dependentes de Big Data. É lógico que ele fornece subsídios para melhores escolhas, mas a dependência pode tornar as decisões mais lentas e impossibilitar respostas rápidas às flutuações do mercado. A utilização do Big Data é ideal para decisões de longo prazo. Para as decisões do dia-a-dia o ideal é a utilização de dashboards com indicadores da área de TI e de negócio.

 

05. Comunique-se intensamente com as outras áreas

A área de TI é uma engrenagem de uma máquina bem maior, que é a empresa. Fuja do estereótipo do setor de tecnologia da informação como uma ilha de difícil acesso dentro da companhia ou de resolvedor de problemas. A palavra-chave para o sucesso é: integração.

E, para se integrar às outras áreas da empresa, é fundamental entender quais são suas demandas de tecnologia, além de questões como a estratégia comercial, o plano de marketing e as projeções financeiras, por exemplo. Como no item anterior, os dashboards são uma importante ferramenta para apresentar e visualizar os indicadores em tempo real tanto da área de TI como das outras áreas.

 

06. Fuja da gestão intuitiva

A sua experiência na área é muito importante, mas não seja o tipo de gestor que confia apenas no seu “feeling” em detrimento dos dados e informações trazidas pelos seus colaboradores. Um bom líder precisa ser decidido e tem que escolher, muitas vezes, entre caminhos que parecem opostos. Porém, use sempre dos fatos e das análises de seus colaboradores para tomar estas decisões.

Ser um bom diretor de TI é um trabalho bastante difícil e exige dedicação. Existem, porém, alguns traços que marcam a maior parte dos CIOs de sucesso. Siga essas dicas e tenha certeza de que será um gestor muito melhor!

 

Relatórios do OpMon