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Por: Pedro César Tebaldi em 09.10.2018

O que levar em consideração no Gerenciamento de Data Center?

Gerenciamento de Data Center

Devido à crescente ruptura ocasionada pelo processo de digitalização no ambiente corporativo, as organizações se sentem cada vez mais pressionadas a aumentar os investimentos aplicados na estrutura de TI. Nesse contexto, existem empresas que escolhem colocar seus servidores em cloud, investindo no gerenciamento de Data Center terceirizado — mantendo uma infraestrutura interna de TI mais compacta.

Contar com um Data Center de alta performance e bem gerenciado é essencial para o ideal de expansão de toda empresa — visto que esse crescimento depende, inevitavelmente, de soluções inovadoras de TI. Porém, no momento de realizar a gestão desse datacenter (próprio ou em cloud), surgem muitas dúvidas sobre o que deve ser levado em consideração.

Pensando nisso, neste artigo abordaremos os principais pontos que não podem ser deixados de lado pelos gestores de TI. Acompanhe!

 

1. Gestão de disponibilidade

É recomendado que, ao realizar gestão de um Data Center, seja monitorada a disponibilidade de todos os elementos importantes para o funcionamento do seu negócio. Isso tudo deve ser feito por meio de software para automatizar a descoberta de problemas.

Caso sua infraestrutura seja em nuvem, é necessário fazer double check para ver se o serviço contratado é o mesmo que é entregue. A infraestrutura ofertada pela nuvem está multiplicada entre diversos servidores por todo o mundo — fazendo com que o negócio fique menos exposto a riscos, em relação à indisponibilidade de TI.

Caso você possua um datacenter próprio, são necessários criar processos internos para resolução de incidentes e descoberta de causa raiz. Afinal, você não quer mobilizar pessoas de diferentes áreas para resolver um único problema.

 

2. Redundância de hardware

Geralmente, o provedor do Data Center é quem tem responsabilidade sobre o gerenciamento dos hardwares que suportam as principais aplicações da empresa. O provedor gera ainda os planos de contingenciamento, a fim de saber como agir em situações de  falhas humanas, ataques de cibercriminosos e desastres naturais — além de planos de continuidade de negócios, importantes para a segurança de dados e informações.

Possuir redundância de hardware é importante para evitar perder dados e caso aconteça algm problema o seu negócio não fique fora do ar. Ainda é comum as empresas pararem completamente por esse tipo de falha. Além disso, é importante que exista uma automação para trocar máquinas que apresentam problemas. Uma arquitetura em nuvem, com um bom projeto de escalabilidade, permite que novas instâncias subam automaticamente caso a utilização de recursos aumente, o que garante maior disponibilidade de todas as aplicações.

 

3. Gestão de Backup

É importante analisar se há a gestão de backup no Data Center. Geralmente, dados críticos precisam ficar em data centers diferentes em caso de desastre natural. Muitas empresas utilizam inclusive fornecedores de nuvem diferentes para garantir a integridade de dados críticos. É muito importante para a continuidade do negócio a segurança dos dados de uma empresa, por meio do backup.

 

4. Disaster Recovery

Disaster Recovery é um conjunto de procedimentos para definição de atividades, tecnologias e pessoas para resolver problemas e também gestão de crises — objetivando salvar os dados dos computadores da organização. Ele é muito importante para recuperar hardwares, informações e dados em casos extremos.

 

5. Software para gerenciamento da disponibilidade

Ao procurar soluções de monitoramento, as empresas têm algumas opções gratuitas disponíveis. Contudo, essas ferramentas não atendem a todas as necessidades do negócio, visto que foram criadas genericamente. Além disso, o seu desenvolvimento não acompanha a velocidade exigida pelo mercado.

OpMon foi desenvolvido justamente para acabar com esses problemas. Ele é uma plataforma customizada conforme as necessidades dos clientes, além de ser completa. Todo o suporte é em português e é desenvolvida no Brasil, o que aumenta a proximidade com o fabricante.

 

Gerenciamento de data center efetivo

Por fim, uma dica inicial para a escolha do software de gerenciamento de Data Center é compreender a realidade do seu negócio e o que você objetiva com o sistema. É muito importante que a escolha seja pautada pelos serviços que o fornecedor oferece, para que sua empresa alcance os melhores resultados com a utilização do software.

Agora que você já sabe como escolher um software de gerenciamento de Data Center, já pode entrar em contato conosco e conhecer os serviços que nossa empresa oferece. Basta acessar nossa página!

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ESCRITO POR

Pedro César Tebaldi

Atua há 10 anos no mercado B2B de tecnologia da informação como gerente de marketing, tendo escrito mais de 500 artigos sobre tecnologia durante esse período. Também é responsável pela área de Business Intelligence da OpServices, que presta consultoria para médias e grandes empresas em todo o Brasil.

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