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Por: Pedro César Tebaldi em 29.05.2017

O que é retorno sobre investimento (ROI) e como calcular?

O QUE É RETORNO SOBRE INVESTIMENTO (ROI)

Return on investment, retorno sobre investimento ou, simplesmente, ROI é uma das medidas mais simples para calcular se vale a pena aplicar seu dinheiro em um negócio. Neste artigo vamos aprender o que é ROI, como fazer seu cálculo e entender por que essa métrica é tão relevante para empreendedores. Acompanhe!

 

O que é o retorno sobre investimento ou ROI?

O retorno sobre investimento é um conceito financeiro que mede a lucratividade mediante a um valor injetado na empresa. Embora sempre ouçamos falar em ROI no contexto corporativo, esse termo de negócios poderia ser aplicado mesmo a uma simples caderneta de poupança. ROI é a relação entre o que você ganhou ou perdeu e o montante investido.

Quando sua empresa investe em um determinado bem, espera receber retorno em lucro. O ROI desse investimento — seja ele feito em equipamentos, ações de marketing ou inventário — é a medida que determina o benefício obtido. Da mesma forma, o recurso que você dedica a um empreendimento também pode ser aferido. Um bom ROI significa que o dinheiro que você colocou numa determinada empresa está gerando retorno.

Nos projetos de TI, seja em investimentos de aquisição de software ou hardware, a definição de expectativa ou cáculo posterior e quanto se obteve de ROI pode ser bastante complicado. Isso acontece pois os custos envolvidos (TCO) podem ser bastante nebulosos.

 

Como calcular o ROI?

Existem vários métodos para calcular o ROI. O mais usado é bem simples. Para descobrir o ROI tudo que você precisa fazer é subtrair seu investimento inicial dos lucros e dividir tudo isso pelo mesmo investimento inicial.

A partir daí, basta multiplicar por 100 para obter o mesmo valor em porcentagem. Fica mais ou menos assim:

ROI = (lucro – investimento / investimento) x 100.

Digamos que, no início de sua companhia, você investiu R$2000. Ao longo de seis meses, o negócio rendeu, para você, R$3000. Seu ROI no período foi, então, 50%. Mas o que isso significa?

Quer dizer que sua fatia do negócio ofereceu um lucro de 50%. O que às vezes complica o cálculo do ROI em alguns investimentos, como na TI, é a dificuldade de obter números precisos. Mas há métodos que podem minimizar esse tipo de dúvida e facilitar o cálculo desse retorno.

 

O ROI deve ser a única métrica a se considerar?

Negativo. Embora o ROI seja uma medida de sucesso, negócios são mais complexos que isso. No começo da nossa conversa usamos a aquisição de equipamentos e bens como exemplo de um dos investimentos em que pode ser calculado o ROI.

Todavia, esse tipo de investimento envolve outras variáveis que são tão importantes na tomada de decisões quanto o retorno em si. Quando você compra um equipamento, ele provavelmente será utilizado para produzir valor. Seja um computador ou máquina, sua aquisição está condicionada à geração de lucros. Entretanto, bens como esses sofrem um efeito conhecido como depreciação. Além disso, estão sujeitos a outros detalhes que afetam seu rendimento, como manutenções ou mesmo a obsolescência.

Portanto, ainda que o ROI seja uma medida relevante, não deve ser a única a se considerar pelo empreender. O que o ROI faz muito bem é calcular a lucratividade.

Para outras necessidades, como neste exemplo da compra de equipamento, o TCA (Total Cost of Aquisition, ou Custo Total de Aquisição) pode ser uma métrica melhor. Principalmente se durante seu cálculo também for considerado o ROI. Na área de TI, outra métrica bastante utilizada é o custo de propriedade, pois envolve todos os custos relacionados a determinado investimento (treinamento, salário da equipe envolvida, horas despendidas, custo por posição, etc.).

 
Entender o que é retorno sobre investimento e como calculá-lo é fundamental para empreendedores, mas existem vários outros indicadores de performance financeiros relevantes na tomada de decisões. Curta o Facebook da OpServices ou nos siga no Twitter para conhecer um pouco mais de cada um deles e ter inúmeras dicas para sua gestão!

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ESCRITO POR

Pedro César Tebaldi

Atua há 10 anos no mercado B2B de tecnologia da informação como gerente de marketing, tendo escrito mais de 500 artigos sobre tecnologia durante esse período. Também é responsável pela área de Business Intelligence da OpServices, que presta consultoria para médias e grandes empresas em todo o Brasil.

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