Hackathons são eventos que reúnem programadores, designers e outros profissionais ligados ao desenvolvimento de software em maratonas de trabalho com o objetivo de criar soluções específicas para um ou vários desafios.

Rotina comum em startups desde seu surgimento, no ano de 1999, vêm se popularizando como uma evolução natural do brainstorming não só nos negócios de tecnologia. Entenda o que isso significa e como organizar um hackathon interno pode beneficiar sua empresa!

 

O que é um Hackathon

 

Afinal, o que é um hackathon?

A palavra hackathon é resultado da combinação entre os termos hack (e especificamente o verbo to hack,no sentido de programar com expertise) e marathon (maratona), mas já não se limita à produção de software, sendo empregada por diversas empresas ao redor do mundo na criação de alternativas para problemas. Em geral, é o ambiente ideal para o desenvolvimento da inovação e pode durar de um dia a uma semana.

Serve tanto para integrar melhor as equipes de uma empresa, quanto desenvolver o networking entre os participantes (quando aberto à comunidade). Entretanto, estes não são os únicos motivos pelos quais empresas têm se interessado cada vez mais pela estratégia.

 

Quais são os benefícios de hospedar um hackathon em minha empresa?

Um hackathon é um acelerador de ideias e traz inúmeros benefícios para a corporação. Estes eventos fomentam a criatividade individual enquanto criam espaços abertos para a experimentação de novas ideias, permitindo o desenvolvimento de novas habilidades e técnicas entre seus participantes.

Além disso, hackathons qualificam a resolução de problemas e acostumam seus colaboradores ao pensamento rápido e ao desenvolvimento ágil, ampliando também a capacidade de comunicação entre as equipes. Em geral, hackathons despertam o lado competitivo de seus participantes, envolvendo recompensas para as equipes vencedoras.

 

Quais são as dicas ao adotar a estratégia?

 

1. Adapte a metodologia dos hackathons as necessidades do seu negócio

Diferentemente dos hackathons de fim de semana, empresas não estão sujeitas às mesmas regras. Por isso, podem utilizar a técnica como uma mudança do fluxo de trabalho interno.

Em vez de um evento único, neste cenário, hackathons se tornam uma metodologia estratégica para a solução de problemas específicos, o que trará ao negócio resultados de longo prazo.

 

2. Hackathons como instrumento de inovação

Use hackathons como instrumento de inovação e economize esforços em pesquisa e desenvolvimento. Algumas das principais empresas da Fortune 500 (a lista anual da revista Fortune, que elenca as 500 maiores empresas do mundo por receita) utilizam o ecossistema dos hackathons para acelerar a pesquisa e desenvolvimento de novos produtos.

Este é o caso da Hasbro, uma das mais antigas fabricantes de brinquedos dos Estados Unidos. A empresa realiza hackathons periodicamente com objetivo de criar novos produtos. Em sua edição mais recente, foram criados 45 novos produtos de uma só vez. Isso significa uma economia de bilhões de dólares em pesquisa e desenvolvimento.

 

3. Hackathons como instrumento de conhecimento e integração

Construa conhecimento e aumente a integração entre as equipes com seu próprio hackathon. Hackathons internos são uma forma de construir e preservar o conhecimento em sua organização. O risco de colocar dados e software na mão de terceiros é minimizado, enquanto os benefícios da maratona continuam presentes.

É possível exercer maior controle criativo sobre as soluções desenvolvidas e estimular a colaboração entre suas equipes. Diversifique a composição de cada time e obtenha resultados que vão além dos limites tradicionais de atuação de cada membro da equipe.

 

4. Fomento a capacidade de liderança de seus colaboradores

Dividindo tarefas organicamente, os grupos conseguem explorar novas habilidades e desenvolver capacidades de liderança. Dar a seus funcionários uma chance de exercer a criatividade e sair da estrutura corporativa tradicional é mais um dos benefícios de um hackathon.

Ali, eles têm a chance de trabalhar em equipe, em um ambiente muito mais maleável do que de costume. Funcionando como grandes ambientes de testes, hackathons oferecem menor risco para as empresas na hora de inovar e testar soluções. Isso é fundamental para o descobrimento de novas técnicas, produtos e serviços que poderão ser explorados no futuro.

 
Existem muito motivos para hospedar um hackathon. Que tal colocar a ideia em prática no seu negócio?