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Por: Pedro César Tebaldi em 12.08.2019

Saiba o que é PMBOK e como aplicá-lo na sua gestão de TI!

Gestão de Projetos com PMBOK

Para entender o que é PMBOK (Project Management Body of Knowledge) devemos, primeiro, compreender que ele está inserido nas mudanças ocorridas na teoria de administração de projetos que se iniciou nas décadas de 1950 e 1960.

Nesse período, as práticas administrativas foram organizadas e compiladas, transformando-se em disciplina, isto é, um corpo estruturado de conhecimentos que visa sistematizar as ferramentas e os conceitos da gestão de projetos.

Embora o planejamento deva ser individualizado e levar as necessidades de cada empresa em consideração, também deve haver uma padronização para esse processo. Nesse sentido, o PMBOK não é considerado uma metodologia, mas um guia. Isso significa que ele deve ser empregado como referência, adaptando-se às especificidades do ambiente empresarial em que é aplicado.

Pensando nisso, apresentamos, ao longo deste artigo, uma breve introdução ao PMBOK, por meio da abordagem de suas principais características e aplicações na área de TI. Boa leitura!

 

Etapas de um projeto com o PMBOK

Conhecer e executar todas as etapas de um projeto é fundamental para garantir que o planejamento efetivamente auxilie os profissionais a desenvolver mais agilidade, além de assegurar uma distribuição eficiente de recursos. Confira, a seguir, quais são essas etapas.

 

Iniciação

Na etapa de iniciação, todas as informações macros referentes ao projeto são coletadas, objetivando conhecer os principais interessados, as restrições no escopo, o orçamento, o prazo para conclusão e as metas.

Ao concluir essas tarefas, a empresa deve ter um documento formalizado com:

  • as estimativas iniciais;
  • restrições e premissas;
  • entregas principais;
  • objetivo;
  • interessados;
  • gerente de Projeto;
  • nome do Projeto.

 

Planejamento

No planejamento, são elaborados o cronograma, o escopo, as entregas, as responsabilidades, os custos estimados e a alocação dos recursos do projeto. Nesse momento, os riscos podem ser mapeados, definindo os indicadores, planejando a comunicação e identificando as aquisições necessárias.

 

Execução

Na execução, o gerente de projetos supervisiona o trabalho de sua equipe, documentando as entregas feitas, avaliando se os avanços seguem o cronograma e realizando adequações nos indicadores e no escopo, caso os stakeholder solicitem alterações.

 

Monitoramento e controle

Essa etapa visa garantir que a execução esteja acontecendo de acordo com o que foi acordado. Ela ocorre paralelamente à execução do planejamento. O gestor deve elaborar, por meio dos indicadores de desempenho, relatórios constantes acerca da saúde do projeto.

 

Encerramento

O documento próprio ao encerramento do projeto é o termo de aceite. Nessa etapa, os patrocinadores devem avaliar o cumprimento dos objetivos do empreendimento. A função do termo é isentar os envolvidos de futuras responsabilidades que, eventualmente, se atrelem ao escopo do projeto.

 

Vantagens do uso do PMBOK

Entre as diversas vantagens do uso PMBOK, destacam-se as seguintes:

  • significativa elevação das possibilidades de sucesso dos projetos;
  • tratamento otimizado dos riscos;
  • controle e acompanhamento dos progressos realizados;
  • ênfase na utilização eficiente dos recursos;
  • redução da negligência em atividades cruciais para a empresa;
  • melhoria na comunicação entre os envolvidos;
  • padronização de tarefas e atividades de gerenciamento dos projetos.

 

Como iniciar a aplicação do PMBOK

Para iniciar a aplicação do PMBOK, devem ser elaborados documentos de controle e registro, os quais poderão ser usados em quaisquer iniciativas da empresa. Devem ser definidos, além disso, procedimentos e normas para que a atuação da equipe seja alinhada às estratégias gerais da organização.

Cumpre ressaltar, por fim, as diferenças entre as siglas PMBOK, PMI e PMP:

  • PMBOK é a sigla inglesa para Corpo de Conhecimentos em Gestão de Projetos, em tradução livre. Trata-se de um guia que vem sendo publicado desde 1987, contendo a metodologia do PMI para o gerenciamento de projetos;
  • PMI (Project Managment Institute) é a sigla da maior instituição do mundo exclusivamente dedicada ao fomento das atividades inerentes ao Gerenciamento de Projetos;
  • PMP (Project Management Professional) é um título concedido aos profissionais aprovados em exames realizados pelo PMI.

 
Dashboards para Gestão à Vista

 
Esperamos que, com essas informações, você não tenha avançado apenas na compreensão do assunto, sabendo o que é PMBOK, mas que, a partir de agora, possa colher excelentes resultados com sua aplicação na gestão de TI!

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ESCRITO POR

Pedro César Tebaldi

Atua há 10 anos no mercado B2B de tecnologia da informação como gerente de marketing, tendo escrito mais de 500 artigos sobre tecnologia durante esse período. Também é responsável pela área de Business Intelligence da OpServices, que presta consultoria para médias e grandes empresas em todo o Brasil.

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