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Por: Pedro César Tebaldi em 23.04.2019

Gestão de recursos em TI: como otimizá-los?

Gestão de Recursos de TI

Os recursos de uma empresa devem estar sempre disponíveis e seguros. Para garantir esse resultado, é primordial investir em uma eficiente gestão de recursos de TI. Mas você sabe quais são os benefícios de sua implementação?

A gestão pode evitar incidentes, melhorar os resultados dos serviços de TI e proporcionar um desempenho mais efetivo. Ela ainda auxilia na tomada de decisão e garante que todos trabalhem em função do mesmo objetivo.

Neste conteúdo, selecionamos cinco dicas que auxiliarão nessa prática. Ao aplicá-las em seu negócio, a rotina do departamento ficará muito mais fácil. Vamos a elas?

 

Estabeleça um bom modelo de governança de TI

A governança de TI funciona como um mecanismo de controle. Ela é responsável por estabelecer políticas e regras, conferir se as normas são seguidas, verificar quais são os serviços que carecem de maior atenção e ajudar a definir planos de recuperação em caso de incidentes.

O primeiro passo é criar um modelo. Ele deve ser baseado em frameworks que sejam capazes de analisar os serviços de TI nos níveis operacional, tático e estratégico. Alguns exemplos são ITILv3, Cobit e ISO/IEC 38500. Explicamos esse assunto detalhadamente neste artigo aqui.

 

Tenha um planejamento estratégico bem definido

Para que toda a gestão de recursos em TI flua normalmente, é importante contar com a definição de um planejamento estratégico. Nele, são definidos os objetivos e o direcionamento de estruturação de acordo com as necessidades da empresa.

O planejamento também auxilia na superação de desafios, como mudanças no ambiente interno e externo. Quanto melhor ele for, mais positivos serão os resultados obtidos pela firma.

 

Utilize a matriz GUT

Gravidade, urgência e tendência. Esses são os valores atribuídos pela matriz GUT para priorizar atividades. O método consiste em atribuir notas de 1 a 5 para cada item. Ao multiplicar os pontos, os itens que obtiverem maior valor deverão ser realizados em primeiro lugar.

Isso é importante se considerarmos que as atividades críticas devem sempre contar com um rápido suporte, a fim de corrigir as falhas antes que elas possam ter um impacto negativo sobre o negócio. Aplicar um método simples mas eficaz como este pode facilitar o entendimento das principais necessidades e atividades de cada colaborador da área de tecnologia.

 

Utilize KPIs adequados

Os indicadores de performance, conhecidos como KPIs, são de fundamental importância para o crescimento da empresa. É por meio deles que se pode medir e analisar os resultados de todos os setores.

Para sua máxima eficiência, é necessário utilizar os KPIs adequados. Antes de começar, deve-se pensar na possibilidade de mensuração e adequação aos objetivos da empresa. O KPI deve ser simples e contar com uma base de dados relevante.

 

Vá para nuvem

A virtualização total ou parcial do ambiente, por meio da migração da sua infraestrutura para a nuvem, proporciona uma melhor utilização do hardware e propicia a escalabilidade dos serviços suportados pela TI. Com a utilização de cloud computing, sua empresa passa a ter um melhor controle sobre os custos e, sobretudo, sobre a utilização de capacidade computacional em cada aplicação.

A adoção de uma interface única facilita o gerenciamento, que passa a ser monitorado de uma forma muito mais prática. Ela também agiliza os processos e reduz a probabilidade de erros. Como a administração do hardware fica por conta do fornecedor, como AWS, Azure ou Google Cloud, você libera os profissionais da área de TI para atividades mais próximas ao core business da sua empresa.

 
Dashboards para Gestão à Vista

 
Neste artigo, vimos algumas estratégias que auxiliam na gestão de recursos em TI. Como resultado, a empresa adquire um gerenciamento mais otimizado, reduz os riscos e ganha maior produtividade por parte de seus colaboradores.

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ESCRITO POR

Pedro César Tebaldi

Atua há 10 anos no mercado B2B de tecnologia da informação como gerente de marketing, tendo escrito mais de 500 artigos sobre tecnologia durante esse período. Também é responsável pela área de Business Intelligence da OpServices, que presta consultoria para médias e grandes empresas em todo o Brasil.

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