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Por: Pedro César Tebaldi em 22.04.2016

Quais os benefícios da integração de aplicações?

Benefícios da Integração entre Aplicações

Com o avanço das tecnologias disponíveis no mercado, muitas empresas têm optado por soluções que permitam o gerenciamento mais eficiente dos processos internos e externos, com mais agilidade e menor investimento de verba. Para suprir essa demanda é que se consolidou a integração de aplicações e softwares, uma prática que visa estreitar, por meio da tecnologia, as relações entre os diversos sistemas e departamentos de uma empresa.

Uma das dificuldades das empresas é que cada área (administrativo, financeiro, vendas, logística TI, etc.) administra diferentes softwares para a gestão, gerando indicadores e dados relevantes ao trabalho do dia-a-dia. Porém, por estas soluções não estarem integradas (CRM, ERP, SCM, BI, etc.) muitas informações são perdidas, ficando presas aos “feudos” de cada área da organização. Por exemplo: uma queda nas vendas poderia estar relacionada a uma queda de sistemas que suportam vendas, mas que por não estarem integrados estas informações não são utilizadas para a tomada de decisões.

O assunto te interessa? Preparamos esse post para explicar sobre a integração de aplicações e quais são seus benefícios para uma organização. Veja a seguir:

 

O que é e como funciona

Como a tecnologia tem se desenvolvido cada vez mais rápido, é normal que uma empresa se utilize de um grande número de aplicativos, sistemas e plataformas antigas ou heterogêneas. O conceito de Enterprise Application Integration (EAI), ou Integração de Aplicações Corporativas, refere-se justamente à integração entre essas aplicações, sistemas e processos de negócio de uma organização, com o auxílio de serviços.

Um exemplo disso é o web service, ferramenta que habilita softwares e aplicações de diferentes plataformas a interagirem por meio de protocolos web padronizados. Esse serviço permite, por exemplo, maior agilidade nas lojas e publicações virtuais, ao possibilitar a comunicação autônoma entre diversos bancos de dados disponíveis. Por meio do web service, torna-se possível um modelo de cadastro rápido em lojas virtuais que só necessite do número de CPF do cliente. Ao integrar com o sistema da Receita Federal, por exemplo, o web service preenche automaticamente o cadastro com dados como nome, idade, endereço, entre outras coisas. Bem mais simples, não acha?

 

Quais são as vantagens da integração de aplicações

Agora que você já sabe o que é a integração de aplicações, deve estar se perguntando por que tantas empresas estão optando pela sua implementação, certo? Enumeramos a seguir algumas das vantagens desse sistema:

 
1. Otimização dos processos e aumento de produtividade: Ao facilitar o gerenciamento dos processos de uma empresa, reduzindo a redundância de informações e o retrabalho, a implementação de um sistema de integração de aplicações tem ligação direta com o aumento de produtividade e qualidade dos serviços prestados. Além disso, o sistema ainda oferece informações e indicadores de qualidade confiáveis sobre os processos, facilitando análises em tempo real e tomada de decisões estratégicas.

 
2. Redução de custos de implementação e manutenção: Com um sistema de integração funcional, os gastos com manutenção, resolução de erros, formação e treinamento de funcionários são reduzidos. Como já mencionamos, um sistema integrado atua na elevação da produtividade quando diminui o uso de recursos múltiplos, identificando e prevenindo possíveis ineficiências e desperdícios no fluxo de trabalho.

Grandes empresas focadas em automação de processos e redução de custos costumam calcular o aumento de produtividade com redução de uso de sistemas através de integrações. Por exemplo, ao reduzir o uso de 3 sistemas e passar a utilizar somente 1 em um atendiemento ao cliente, ganha-se x minutos em cada atendimento. No final do ano, quando se tem um grande volume de atendimentos, ganha-se muito dinheiro com redução de custos com aumento dos atendimentos ou diminuição da equipe para atender uma mesma qauntidade de clientes.

 
3. Automação de processos internos: Ao substituir trabalho manual pela automação dos processos, sua empresa reduz a burocracia, ao mesmo tempo em que ganha agilidade, eficiência, segurança e possibilidade de acompanhar e controlar os resultados com muita precisão. A automação também permite a criação de um sistema de informação comum a partir de bancos de dados de todos os setores de uma empresa, como a contabilidade e o estoque. Isso só contribui para uma comunicação mais articulada, eficiente e ágil, tanto interna quanto externamente.

 

Integrando as informações de sistemas através de dashboards

A OpServices tem experiência em integrar informações de diferentes sistemas através de dashboards. Mas como isso funciona? Através de um sistema de monitoramento que busca informações nos bancos de dados de diferentes aplicações, todas as informações críticas ao negócio são apresentadas em uma visão centralizada para a tomada de decisões. Para saber mais acesse: BAM – Monitoramento das atividades de negócio.

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ESCRITO POR

Pedro César Tebaldi

Atua há 10 anos no mercado B2B de tecnologia da informação como gerente de marketing, tendo escrito mais de 500 artigos sobre tecnologia durante esse período. Também é responsável pela área de Business Intelligence da OpServices, que presta consultoria para médias e grandes empresas em todo o Brasil.

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