Vídeo Wall: entenda como as equipes de TI o utilizam!

Por: Aldry Rocha em 17.09.2020
Video Wall

Gerenciar uma infraestrutura de TI pode ser um desafio, são muitos componentes que devem ser gerenciados e que impactam diretamente no andamento do negócio. Ter uma visão centralizada e em tempo real de como anda a saúde do ambiente de TI, traz maior agilidade e unifica a tomada de decisão.

Uma das maneiras de fazer essa visualização é por meio de Vídeo Walls, esse tipo de sinalização é geralmente utilizado para anúncios publicitários, mas no mundo da TI ele também é utilizado para centros de controle e monitoramento, agregando capacidade de análise de dados.

Quer saber como? Então fique com a gente e acompanhe nosso artigo!

 

O que é Video Wall?

Vídeo walls são painéis com telas digitais, compostas de monitores ou televisores grandes, para acompanhamento de informações. São gerenciadas de forma centralizada e programáveis para que várias telas apresentem um único dashboard, por exemplo.

Na área de tecnologia é muito utilizado por equipes de Centros de Monitoramento (NOC) 24×7 e por SOCs (Security Operation Center). Também ficaram muito populares em filmes de hollywood que mostram os engenheiros da NASA acompanhando um lançamento de foguete ao espaço.

O objetivo da utilização de um vídeo wall em uma sala de controle é fornecer informações claras e detalhadas para que especialistas em tecnologia, engenheiros, cientistas de dados, entre outros profissionais, possam tomar decisões mais embasadas. Seu uso é indicado em ambientes de missão crítica, quando as decisões precisam ser rápidas e podem gerar grande impacto.

Também é comum a utilização de vídeo walls pelo governo, quando há um monitoramento da cidade via câmeras, para identificação de crimes ou anormalidades que precisam ser remediadas.

 

Benefícios do uso do Vídeo Wall

Existem diversos benefícios em se utilizar vídeo walls, entre eles podemos citar:

  • Dar maior destaque para as informações;
  • Conseguir enxergar muitos dados em uma única tela;
  • Acompanhamento de vários cenários simultaneamente;
  • Passar senso de importância e urgência aos profissionais envolvidos;
  • Visualização de alertas que geram novos visões ou layout;
  • Maior agilidade e embasamento para o processo decisório.

 

Como utilizamos?

Por atuar com monitoramento de dados em tempo real há mais de 20 anos, além de possuirmos uma solução desenvolvida especificamente para isso, possuímos canais que prestam serviço com a plataforma desse tipo.

Muitos desses canais prestam o serviço de NOC dentro de estruturas de monitoramento 24/7. Essas estruturas utilizam vídeo walls para acompanhamento dos indicadores. Você pode ver alguns exemplos dos dashboards, apresentados nas telas, aqui.

Gostou do post? Então compartilhe nas redes sociais, deixe ou comentário e assine nossa newsletter abaixo!

Compartilhe:

Posts Relacionados

ASSINE NOSSA NEWSLETTER E RECEBA
NOSSOS MELHORES CONTEÚDOS!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos