Como monitorar processos de negócios com o OpMon?

Por: opservices em 25.08.2015

Monitoração dos processos de negócio críticos para a sua empresa!

O OpMon é uma plataforma de monitoramento de infraestruturas de TI e processos de negócios. Gerencia desde a disponibilidade de sistemas e equipamentos críticos ao negócio como banco de dados, servidores, roteadores, switches ou qualquer tipo de dispositivo que gere dados através do protocolo SNMP ou comunicação IP, até os processos de negócio chave para o resultado das organizações, como processos sistematizados de vendas, produção, faturamento, entre outros indicadores.

Para monitorar um processo de negócio é preciso que as informações da sua empresa estejam sistematizadas de alguma forma, pois o OpMon irá ler estas informações e apresenta-las em dashboards com dados em tempo real. O monitoramento de infraestrutura de TI pode ser gerenciado pelo próprio cliente, a partir do treinamento no período de implantação da plataforma e os processos de negócio são personalizados de acordo com os indicadores que são importantes para a sua organização, aliados à nossa experiência em gerenciamento nos diversos segmentos de negócio.

 
Dashboard Financeiro - Monitoração SiTEF

A equipe de projetos da OpServices consegue mapear junto com o cliente quais são os sistemas vitais para que um processo de negócio esteja funcionando 100%, sem impactar os clientes e usuários. Para isso, é necessário que o cliente tenha um mínimo de conhecimento da sua infraestrutura e do seu negócio.

 

Por que é importante monitorar os indicadores dos processos de negócio?

Com sistemas cada vez mais complexos e mercado competitivo, as empresas precisam garantir um diferencial no seu negócio em relação aos seus competidores. Um dos caminhos que conduz a um processo de qualidade contínua e busca de excelência é poder ter controle de seus processos através de monitoramento dos principais indicadores críticos do negócio, de forma a poder proativamente tomar ações que evitem as perdas financeiras ou desperdícios de investimentos.

Vamos ilustrar este conceito com dois exemplos, sendo o primeiro deles, o monitoramento de um processo de vendas online.

A empresa que não monitora o seu processo de compra na loja virtual, pode estar deixando de vender e se quer saber que está tendo perdas financeiras. Para que haja uma venda pelo site, pelo menos as três questões abaixo são essenciais:

1. O site tem que estar no ar e passível de acesso para compra online
2. O tempo de resposta do site tem que ser menor que 1 segundo.
3. O valor do produto + frete tem que ser competitivo perante a concorrência.

Para estas três questões serem verdadeiras 24 horas e 7 dias por semana, incluindo feriados e fins de semana, é necessário monitorar toda a infraestrutura que sustenta a operação de vendas online bem como simular o que o consumidor experiencia quando faz a compra no site. Sem isso, sua empresa pode estar perdendo vendas para a concorrência e você nem sabe que poderia estar trazendo maior faturamento para a sua organização.

O segundo exemplo é o monitoramento de uma rede de lojas.

Seguindo o conceito de que temos que ser mais competitivos , fazer diferente e ter destaque frente a concorrencia no mercado tecnológico e econômico atual, uma necessidade das organizações é de poder tomar ações de forma ágil conforme seu desempenho financeiro por produto e por loja. Monitorar estes indicadores de forma automática e em tempo real e visualizá-los minuto a minuto, podem auxiliar nas diretrizes estratégicas sem esforço hercúleo de construção de planilhas eletronicas.

 

Dashboard Financeiro

Dashboard de painel financeiro

 

Monitoramento do negócio em tempo real!

Para mapear um processo de vendas online é preciso descobrir quais sistemas e equipamentos são necessários para que a venda seja efetuada, desde o pedido até a ordem de compra. Provavelmente serão mapeados os sistemas ERP, CRM, banco de dados, plataforma de vendas, sistemas de cartão de crédito, nota fiscal eletrônica, links de internet, servidores, entre outros.

Caso um destes itens não funcione corretamente o processo de compras em uma loja online falhará e a organização perderá dinheiro com vendas não concretizadas. Após o mapeamento deste processo, o estado de todos estes recursos vitais ao negócio poderiam estar sendo monitorados em tempo real e apresentados em dashboards. Em caso de problemas, o responsável pelo sistema ou equipamento (público interno ou fornecedor) será alarmado no exato momento em que o erro aconteça, por SMS ou e-mail. Desta forma, além de não perder dinheiro com falhas nos sistemas, a área de tecnologia e negócios consegue visualizar de forma mais clara todos os seus recursos de TI que influenciam nas vendas. Também é possível mensurar investimentos de maneira cada vez mais assertiva.

>>> BAIXE AGORA! PAPER SOBRE MONITORAMENTO COMPORTAMENTAL DO NEGÓCIO!

>>> BAIXE AGORA! CATÁLOGO DE DASHBOARDS COM INDICADORES DE DIVERSAS ÁREAS!

 

O fim da planilha excel!

Ter indicadores e relatórios em tempo real e com agendamento automático é essencial para garantir a máxima produtividade da sua equipe. Utilizar dados do passado e que não estejam atualizados automaticamente minuto a minuto não condiz com as boas práticas de gestão da área de negócios e de tecnologia.

A OpServices pode ser seu parceiro estratégico na condução da automatização do monitoramento dos seus indicadores de processos de negócio através de nossa solução OpMon. Agende uma visita ou solicite uma proposta.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Instagram

JUNTE-SE À NOSSA LISTA E RECEBA
OS NOSSOS CONTEÚDOS.

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos