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Contato Comercial
    Por: Pedro César Tebaldi em 05.01.2017

    Vantagens do serviço de consulta de disponibilidade NFe

    Disponibilidade da Nota fiscal Eletrônica NFe

    A nota fiscal, assim como outros documentos, teve sua versão em papel substituída por uma versão eletrônica. O armazenamento de documentação eletrônica de maneira geral, em ambiente virtual, possui diversas vantagens e tem proporcionado grandes avanços para os negócios, principalmente os relacionados a comércio eletrônico, pois permite a automação deste processo.

    Apesar dos pontos positivos, a nota fiscal eletrônica (NFe) também tem algumas desvantagens. É comum que o sistema eletrônico de emissão de notas esteja indisponível, gerando atrasos e prejuízos, por exemplo. Por isso, a consulta da disponibilidade NFe faz parte da rotina de praticamente todas as empresas.

     
    Quer saber como otimizar a consulta de disponibilidade NFe? Acompanhe até o final!

     

    A nota fiscal eletrônica

    A emissão de notas fiscais em meio eletrônico é obrigatória para todas as empresas que contribuem com o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e com o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). A obrigatoriedade está sendo implementada de maneira gradual e a tendência é que todas as empresas passem a emitir a NFe.

    Além disso, o uso da NFe diminui o gasto com papel e impressão, demanda menos espaço de armazenamento e facilita a troca de informações. A nota pode ser emitida, divulgada e monitorada de maneira automática, proporcionando rapidez a todas as etapas do processo.

     

    O sistema de emissão da NFe

    A empresa interessada em emitir NFe precisa obter um certificado digital, se cadastrar junto à Secretaria da Fazenda (SEFAZ) do seu estado e obter um software para emissão das notas. Com todos os softwares e hardwares adequados e devidamente autorizada pela SEFAZ, a empresa pode começar a emitir NFe.

    O usuário cadastra as informações da nota por meio do software, assina digitalmente e transmite os dados para o fisco. O sistema da SEFAZ verifica os dados e autoriza a emissão da nota, que fica disponível para download e consulta na internet.

    Vale lembrar que, como todo sistema de informática, o sistema de emissão de NFe da SEFAZ está sujeito a falhas. Dependendo da quantidade de solicitações ou de outros fatores, o sistema pode apresentar erros e a emissão de notas fica indisponível durante algum tempo.

     

    Como verificar a disponibilidade do sistema

    A disponibilidade pode ser consultada manualmente nos websites da Receita Federal ou das Secretarias da Fazenda de cada estado. Esse processo pode ser demorado e as informações de disponibilidade nem sempre correspondem à situação real do sistema.

    A maneira mais indicada para consultar a disponibilidade da SEFAZ para emissão de NFe é por meio de sistemas automatizados ou robôs de aplicação. Esses serviços simulam a experiência do usuário ininterruptamente e fornecem informações confiáveis sobre a situação dos sistemas.

     

    Vantagens do serviço de consulta de disponibilidade NFe

    Os serviços de consulta de disponibilidade NFe apresentam várias vantagens em relação às consultas manuais. Confira algumas:

     

    Economia de tempo

    Com os serviços automatizados, nenhum dos seus funcionários precisa consultar o website da SEFAZ para verificar a disponibilidade. Além disso, se ele já tem a informação sobre uma lentidão ou indisponibilidade do sistema, não perderá tempo tentando emitir uma nota cujo processo não poderá ser concluído. Desta forma já poderá tomar ações pré-estabelecidas para quando isso ocorrer.

     

    Informações em tempo real

    As informações disponíveis nos websites costumam apresentar um delay de vários minutos em relação ao sistema. O serviço de consulta, por outro lado, simula as operações em tempo real e fornece informações atualizadas sobre o sistema.

     

    Consultas simultâneas

    O serviço consulta a disponibilidade de vários sistemas ao mesmo tempo. Essa funcionalidade permite o mapeamento da situação de emissão e recebimento de nota fiscal em todos os estados do país.

     

    Comunicação integrada

    As informações sobre lentidão ou falhas no sistema de NFe ficam disponíveis para todos os setores da empresa e não apenas para o setor responsável pela emissão. Dessa maneira, os setores de expedição e recebimento, por exemplo, saberão se é possível autorizar saídas ou chegadas.

     
    Por fim, podemos dizer que o serviço de consulta é uma importante ferramenta para agilizar a tomada de decisões. O conhecimento sobre a disponibilidade NFe permite que os diversos setores se programem e desenhem planos de contingência para evitar problemas maiores. Para saber como automatizar o monitoramento e até criar dashboards de NFe, acesse o link.

     

    Assista ao vídeo e descubra como funciona na prática:

     
    Gostou de conhecer as vantagens do serviço de consulta de disponibilidade NFe? Aproveite para aprender também sobre os sistemas de gerenciamento de redes!

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    ESCRITO POR

    Pedro César Tebaldi

    Atua há 10 anos no mercado B2B de tecnologia da informação como gerente de marketing, tendo escrito mais de 500 artigos sobre tecnologia durante esse período. Também é responsável pela área de Business Intelligence da OpServices, que presta consultoria para médias e grandes empresas em todo o Brasil.

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