Menu
Contato Comercial

    Monitoramento de processos de TI: entenda como fazer!

    Por: Pedro César Tebaldi Gomes em 02.04.2018
    Monitoramento de Processos de TI e de Negócio

    Por se tratar de uma ferramenta altamente eficaz na otimização de resultados, cada vez mais empresas têm aderido ao uso da tecnologia em busca de crescimento. Além disso, a automação de tarefas possibilita redução de custos e aumento de produtividade.

    De fato, a automação de tarefas operacionais reduz exponencialmente o índice de erros. Além disso, torna a equipe mais produtiva e melhora o desempenho de procedimentos que antes eram realizados manualmente.

    Por isso, é preciso acompanhar cada etapa das atividades operacionais da empresa por meio do monitoramento dos processos de TI e do negócio. Continue a leitura para entender sua importância.

     

    Melhora a tomada de decisões

    O monitoramento dos processos empresariais tem muito mais a oferecer ao seu negócio do que apenas a garantia de que todos os procedimentos tecnológicos da empresa permaneçam em perfeito funcionamento. Um monitoramento minucioso dos procedimentos permite ao gestor observar o ritmo de produtividade da equipe, os resultados obtidos dentro de um determinado período e o índice de erros e acertos.

    Ou seja, proporciona uma perspectiva para que ele possa projetar o futuro da empresa e elaborar as estratégias necessárias para mantê-la competitiva. E claro, com base nos resultados mensurados pelo monitoramento dos processos de TI.

    Desta forma, é possível medir cada etapa de um processo, que varia de acordo com o negócio e estratégia da organização.

     
    Dashboard de monitoramento de processos - Processamento de pedidos

     

    Otimiza o desempenho e a produtividade

    Quando falamos em produtividade, certamente nos referimos à capacidade de realizar uma série de tarefas com um bom nível de qualidade dentro de um determinado prazo, não é mesmo?

    O que mais pode afetar a produtividade de uma empresa senão as falhas de performance ocorridas durante as atividades operacionais? O monitoramento dos processos de TI torna possível a identificação de gargalos na operação, como: problemas com a equipe, falhas no sistema ou em aplicações específicas, atrasos em uma determinada etapa do processo, entre outros muitos outros.

    Ao identificar os motivos que estão comprometendo o desempenho da operação, o gestor pode tomar as medidas adequadas para solucioná-las e otimizar o índice de produtividade do negócio.

     

    Evita prejuízos

    Como citamos acima, a identificação de falhas na operação ajuda a otimizar o índice de produtividade do negócio. A correção de gargalos não apenas melhora o desempenho da equipe, mas, consequentemente, gera melhores resultados para a empresa.

    Uma análise crítica dos processos de TI reduz o índice de erros da operação, pois padroniza as tarefas e reduz o tempo necessário para que elas sejam realizadas. Ou seja, o empreendimento produz mais em menos tempo, já que as falhas ou gargalos são resolvidos em um tempo muito menor.

     
    dashboard processamento de pedidos

     

    Mantém a TI alinhada ao negócio

    A tecnologia é um fator tão relevante em nossa sociedade e uma ferramenta tão poderosa que pode configurar o sucesso ou fracasso de uma companhia. É muito importante que os gestores saibam utilizá-la a favor dos interesses da empresa e extraiam o máximo de seus benefícios.

    O monitoramento dos processos de TI permite o alinhamento da tecnologia com os valores do negócio, pois possibilita, por exemplo, que os gestores entendam o funcionamento dos procedimentos críticos envolvidos em cada etapa da produção, além de manter a equipe trabalhando dentro dos parâmetros pré-estabelecidos pela empresa.

    No artigo de hoje você pôde conferir a importância do monitoramento dos processos de TI em uma empresa e como ele é importante para mantê-la competitiva diante de um mercado tão acirrado como o atual.

    Dentre seus benefícios estão:

    • redução de prejuízos; 
    • alinhamento da tecnologia aos valores da empresa; 
    • otimização do desempenho e produtividade;
    • melhoria na tomada de decisões por meio da mensuração de resultados do negócio.

    Monitoramento de processos de negócio

    Exemplos de monitoramento de processos de TI

    >>> Case Distrimed sobre monitoramento das atividades de negócios

    Quer saber mais sobre como o monitoramento dos processos de TI pode ajudar sua empresa a crescer?
    Entre em contato com a gente: nossa equipe de especialistas está a sua disposição!

    Compartilhe:

    Posts Relacionados

    ASSINE NOSSA NEWSLETTER E RECEBA
    NOSSOS MELHORES CONTEÚDOS!

    ASSINE NOSSA NEWSLETTER!

    Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos