Conheça a importância do SOC para segurança da sua empresa

O uso da internet, novas tecnologias e softwares tem promovido uma nova estrutura de trabalho, cada vez mais virtual e remota. Isso promove um ambiente mais dinâmico e avançado, porém, a preocupação com segurança da informação e dados também cresceu e agora deve ser considerada uma prioridade na estratégia corporativa. Isso, inclusive, tem sido alertado pelo Gartner nas suas últimas publicações.

 

SOC - Security Operation Center

 
Uma das opções para garantir a preservação das informações é a adoção de um Centro de Operações de Segurança ou SOC. Seu uso ajuda na proteção das atividades realizadas na empresa, ou seja, a segurança de todas as informações. Apesar de trabalhosa, devido a característica inerente do trabalho remoto, a implementação de um SOC permite que a empresa evite perdas significativas e ataques profissionais de hackers, o que comprometeria seus resultados.

Pensando nisso, colocamos neste post as principais informações sobre SOC e como ele contribui para garantir a segurança da empresa. Confira!

 

Afinal, o que é SOC?

O Security Operations Center (SOC) significa, em sua tradução literal, Centro de Operações de Segurança, o que pode ser entendido como um centralizador dos serviços voltados à segurança da informação, desde projetos específicos à manual de conduta de pessoas, processos e a tecnologia adotada pela empresa. O objetivo de um SOC é garantir a segurança de dados. Para isso, as atividades realizadas envolvem:

– Prevenção: boas práticas que previnem incidentes;
– Detecção: identificação de problemas de segurança em processos;
– Resposta a incidentes: solucionar problemas de segurança encontrados;
– Avaliação de vulnerabilidade: monitoramento e análise dos processos conforme risco de insegurança.

 

Qual a diferença de SOC e NOC?

Algumas empresas confundem as funções de um SOC com um Networking Operation Center (NOC – Centro de Operações de Rede). Embora ambos apresentem similaridades, um não deve executar as atividades do outro.

Enquanto o SOC é voltado para a segurança de dados e processos da empresa, o NOC é focado em fazer a gestão da rede usada, garantindo disponibilidade para os processos em geral. É comum que incidentes de segurança afetem a performance e disponibilidade de ativos presentes na rede, portanto, também prejudicam o trabalho do time de NOC. Mesmo assim, as duas áreas solicitam diferentes perfis de profissionais e não devem ser tratadas como uma só.

 

Quais os benefícios para a empresa?

O SOC é pensado com o princípio de melhorar a gestão da segurança da empresa, viabilizando melhores monitoramentos e soluções para problemas encontrados pelo time. Além disso, os benefícios de um SOC, são:

 

Velocidade de Resposta

Com processos bem estruturados, a possibilidade de responder malwares que comprometem sistemas com mais precisão e velocidade é maior.

 

Recuperação de dados e informações

O SOC possibilita que a empresa recupere ou bloqueie rapidamente vazões de dados, DDoS ou outros incidentes que prejudicam o negócio.

 

Monitoramento preciso

Um bom SOC realiza o monitoramento contínuo de processos, softwares, tecnologias e infraestrutura de segurança da empresa, mitigando e respondendo ataques com mais precisão.

 

Auditoria facilitada

A organização dos processos permite melhores auditorias, internas ou externas.

 

Melhores análises

O SOC apresenta ferramentas fundamentais que permitem melhores análises de dados e processos, otimizando as ações do time e a tomada de decisão de gestores.

Essas informações mostram como a adoção do SOC é uma ótima alternativa para as empresas. Sua implementação pode ser feita dentro do próprio negócio, com uma equipe dedicada ou então pelo uso de uma empresa especializada no assunto, o que normalmente representa custos reduzidos para o negócio.

Gostou de saber o que é SOC e como ele é importante? Acha que outras pessoas podem se interessar pelo assunto? Então não deixe de compartilhar esse post nas suas redes sociais!