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Por: Pedro César Tebaldi em 15.12.2020

Artigos mais acessados em 2020

Artigos mais acessados em 2020

O final de ano é aquela época em que fazemos um balanço do ano e analismos que que deu certo e o que não funcionou também, seja na vida pessoal ou profissional. A ideia deste artigo, é trazer os posts mais acessados no nosso site em 2020. O critério de escolha foi apenas volume de acessos neste ano e considerou todos os artigos já escritos, independente do ano.

 

1. Conheça os principais protocolos de rede e seus usos

Protocolos de rede são padrões de comunicação que permitem que os computadores consigam se comunicar entre si. Os protocolos têm funções diferentes para cada tipo de atividade aos quais são destinados. Neste artigo abordamos o protocolo IP, TCP/IP, HTTP/HTTPS, FTP, SFTP, SSH, SSL, ICMP, SMTP, TELNET, e POP3. Além disso, explicamos como funciona a monitoração destes padrões de comunicação.

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2. Quais os principais bancos de dados e quais suas diferenças

Uma das principais dúvidas dos profissionais de TI é decidir qual banco de dados utilizar para executar uma tarefa. Essa pergunta não é tão simples de se responder uma vez que existem muitas opções disponíveis, cada um para um propósito específico. Além disso, ainda temos categorias diferentes, como bancos de dados relacionais e não relacionais, por exemplo. Neste artigo falamos com mais detalhes dos bancos Oracle, SQL Server, MySQL, PostgreSQL, DB2, NoSQL, MongoDB, Redis, Influx DB e Dynamo DB.

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3. O que é SLA

O Service Level Agreement, também conhecido como SLA ou Acordo de Nível de Serviço (em português), é fundamental para qualquer contrato de prestação de serviços na TI. Especifica em termos mensuráveis todos os acordos relacionados a serviços entre duas empresas, entre áreas da mesma empresa ou entre empresa e consumidor. Ajuda a formular parâmetros de qualidade, como tempo de resposta, disponibilidade, tempo máximo para retorno de um atendimento, entre outros.

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4. O guia definitivo sobre Dashboards

Dashboards, no contexto da TI, são interfaces visuais que apresentam informações de maneira gráfica e simplificada. O objetivo de um dashboard é trazer as informações mais relevantes sobre determinado tema e simplificar o processo tomada de decisão, transformando dados em informação. Neste artigo apresentamos as principais diferenças entre dashboards operacionais, dashboards táticos e dashboards estratégicos.

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5. Dicionário da TI: 120 termos e siglas sobre tecnologia

Entender a sopa de letrinhas dos termos de TI não é uma tarefa fácil. Para ajudar neste desafio, escrevemos um artigo com 120 termos utilizados na área de tecnologia e que podem não ser do conhecimento de todos.

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6. MTBF e MTTR: O que são e quais suas diferenças

O MTBF e o MTTR são dois dos principais indicadores de performance, relacionados principalmente a disponibilidade de aplicações e infraestrutura. Medem o tempo médio entre falhas e o tempo médio para reparos de qualquer elemento ou equipamento. É muito utilizado para metrificar os reparos de equipamentos industriais.

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7. KPIs: Como definir indicadores de desempenho

Outro assunto importante para a área de tecnologia são os indicadores de performance. Também chamados de KPIs, as métricas do ambiente corporativo dão oportunidade para gestores olharem com mais precisão para os problemas do negócio e definir estratégias para melhorar as rotinas internas.

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8. O que é e como funciona um cluster

Como o objetivo de alcançar alta disponibilidade para sistemas informacionais, um Cluster define uma arquitetura de sistema capaz combinar vários computadores para trabalharem em conjunto. Independentemente do que aconteça em cada nodo (nó ou parte do sistema), é essencial que o sistema permaneça on-line. Além de possibilitar a redundância dos sistemas pode permitir o balanceamento de carga para evitar sobrecargas.

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9. Exemplos de dashboards para aplicar no seu negócio

No universo corporativo é fundamental contar com informações atualizadas e integradas, que garantam a qualidade e a efetividade de vários processos internos. Nesse sentido, os dashboards devem ser entendidos como excelentes ferramentas de gestão e que podem atender a diversos níveis hierárquicos da empresa.

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10. Docker: o que é e como funciona

De forma resumida, o Docker é uma plataforma de código aberto, desenvolvido na linguagem Go e criada pelo próprio Docker.Inc. Por ser de alto desempenho, o software garante maior facilidade na criação e administração de ambientes isolados, garantindo a rápida disponibilização de programas para o usuário final.

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ESCRITO POR

Pedro César Tebaldi

Atua há 10 anos no mercado B2B de tecnologia da informação como gerente de marketing, tendo escrito mais de 500 artigos sobre tecnologia durante esse período. Também é responsável pela área de Business Intelligence da OpServices, que presta consultoria para médias e grandes empresas em todo o Brasil.

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