Afinal, o que é Docker?

Por: opservices em 14.03.2018
Docker - O que é e como funciona

Muitos desenvolvedores sabem o quanto o processo de virtualização costuma ser demorado, tornando ineficiente o desenvolvimento e manutenção de softwares. Porém, com o avanço da tecnologia, é interessante que você compreenda um conceito diferente de virtualização e, para isso, você deve entender o que é Docker.

Ficou interessado e quer saber mais detalhes sobre a plataforma? Continue acompanhando o nosso artigo para mais detalhes!

 

O que é Docker?

De forma resumida, o Docker é uma plataforma de código aberto, desenvolvido na linguagem Go e criada pelo próprio Google. Por ser de alto desempenho, o software garante maior facilidade na criação e administração de ambientes isolados, garantindo a rápida disponibilização de programas para o usuário final.

 

Quais são as funcionalidades?

O Docker tem como objetivo criar, testar e implementar aplicações em um ambiente separado da máquina original, chamado de container. Dessa forma, o desenvolvedor consegue empacotar o software de maneira padronizada. Isso ocorre porque a plataforma disponibiliza funções básicas para sua execução, como: código, bibliotecas, runtime e ferramentas do sistema.

 

Quais são os seus benefícios?

A grande vantagem no uso da plataforma é a rapidez em que o software pode ser disponibilizado — em uma frequência até 7 vezes mais rápida do que a virtualização convencional.

Outro benefício oferecido pela plataforma é a possibilidade de configurar diferentes ambientes de forma rápida, além de diminuir o número de incompatibilidades entre os sistemas disponíveis.

Além das vantagens citada acima, veja mais alguns benefícios oferecidos pela tecnologia:

 

Modularidade

A modularidade permite que o desenvolvedor desabilite uma parte do aplicativo. Dessa forma, podem ser realizadas atualizações de reparo ou até mesmo adição de funcionalidades, sem a necessidade de interromper todo o programa.

Outro ponto é a possibilidade de compartilhar processos entre diferentes aplicativos, de forma parecida ao SOA (arquitetura orientada a serviço).

 

Camadas e controle de versão de imagens

Um arquivo Docker pode ser formado por diversas camadas diferentes, onde se dividem em dois grupos:

  • Imagens: elas são formadas por diferentes camadas. Com a sua utilização, o usuário pode facilmente compartilhar um aplicativo ou um conjunto de serviços em diversos ambientes. Quando há alguma alteração na imagem, ou uso de um comando como executar ou copiar, é criada uma camada.

  • Containers: são formadas na reutilização das camadas. Um container é o local onde estão as modificações da aplicação que está em execução. É por meio dele que o usuário pode modificar uma imagem.

 

Reversão

Em algum momento você já realizou uma alteração em um sistema e, posteriormente, se arrependeu da modificação? Usando o recurso de reversão é possível recuperar a versão anterior.

Isso ocorre por conta das camadas criadas. O processo se mostra ainda mais eficiente por ser compatível com a abordagem de desenvolvimento ágil. Dessa forma, a equipe pode facilmente contar com as práticas de integração e implantação contínua, sem perder a eficiência no desenvolvimento da aplicação.

 

Implantação rápida

Grandes empresas de TI sabem o quanto é importante implantar a aplicação o mais rápido possível. Por esse motivo, o Docker surge como uma ótima opção. Como o tempo e desempenho da implantação ocorrem simultaneamente, uma implantação que levaria horas em outros métodos chega a levar apenas alguns segundos para ser concluída.

Para aumentar a eficiência no desenvolvimento de programas, as empresas buscam alternativas, como o Docker. Além de agilizar os processos, a plataforma dá ao desenvolvedor a possibilidade de rapidamente acessar uma versão anterior, caso encontre algum problema, trazendo maior produtividade e segurança para a equipe.

E você, curtiu o post? Aprendeu o que é Docker? Então siga a gente no Youtube, Twitter, Facebook, Google Plus e Linkedin para mais conteúdos como este!

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Instagram

JUNTE-SE À NOSSA LISTA E RECEBA
OS NOSSOS CONTEÚDOS.

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos