Menu
Contato Comercial
Por: Pedro César Tebaldi em 23.02.2018

Como as novas tecnologias vão impactar a gestão de TI em 2018?

Novas tecnologias e seus impactos na gestão de TI

O ano de 2018 será de grandes investimentos em Tecnologia da Informação, o que gerará uma busca intensa por novas tecnologias, com estimativa de crescimento de 4%, de acordo com pesquisa da Gartner.

Isso porque, em tempos difíceis para a economia, as empresas têm apostado alto em novas ferramentas digitais e soluções tecnológicas a fim de potencializar sua competitividade, diminuir custos e ampliar seu público consumidor. Isso já é até causa de preocupação de que, eventualmente, se reduzirá o número de empregos em função da automação.

Neste conteúdo, mostraremos como algumas das tecnologias que estão chegando no mercado podem influenciar a gestão de TI em 2018.  Quer saber mais? Então continue a leitura!

 

1. Crescimento da IoT

A Logicalis, em pesquisa recente, constatou que 71% das empresas acreditam na Internet das Coisas como uma forte tendência, apostando no crescimento e na ampliação da relevância dessas tecnologias. Espera-se que haja nesse ano um aumento na popularização das redes de conectividade para sensores (LPWA, LoRa, SigFox, etc.), o que tende a fomentar o surgimento de novas soluções IoT baseadas nessas redes, para uso nos mais diversos setores.

Além disso, 2018 marca a implantação do Plano Nacional de IoT (que vigora de 2018 até 2022). Por meio dele, objetiva-se fomentar o desenvolvimento de tecnologias IoT brasileiras para que o país possa se projetar nesse mercado global.

Nesse contexto, a popularização do mobile e o acesso às redes por meio dos mais variados dispositivos e sensores afeta a estrutura gerencial das empresas de TI. Com o exponencial crescimento do número de dispositivos conectados, o barateamento do custo de processamento e energia desses dispositivos, a tendência é que recursos humanos e máquinas estejam cada vez mais orquestrados.

Como já são largamente utilizadas em diversos processos empresariais, a tendência é que tecnologias IoT auxiliem cada vez mais na gestão e governança de TI nas empresas.

 

2. Novos desafios em segurança cybernética

Em meio a essa hiperconectividade entre pessoas e máquinas a que nos referimos, a segurança da informação tornou-se um ponto ainda mais crucial. Tendo em vista que, nesse contexto, pequenas falhas podem ocasionar impactos gigantescos.

Por isso, a tendência é que as empresas invistam ainda mais em segurança cibernética, para fazer frente aos novos desafios em que portas de acesso e vulnerabilidades podem ser deflagradas em pequenos dispositivos.

 

3. Tudo migrando para o multi-cloud

A computação em nuvem já deixou de ser tendência para se tornar realidade dentro das organizações. Dentro, desse contexto, o multi-coud, que integra modelos público e privado, gerenciados, hospedados e SaaS, por exemplo, é também uma forte tendência para a gestão de TI nas empresas. E, para 2018, espera-se maior agilização nesse processo de mudança.

Nuvens da Amazon Web Services (AWS), Microsoft Azure e Google Cloud Plattaform (GCP), por exmplo, são hoje as mais utilizadas. Algumas soluções para gerenciar ambientes em diversas nuvens se fazem necessários. O FiveMetrics, por exemplo, é um software de visualização de dados da AWS que futuramente pretende se tornar multi-cloud, oferecendo uma visão única para AWS, AZure e GCP.

Como cada vez mais nuvens serão usadas para armazenar cargas de trabalho, aplicativos, projetos e processos distintos, o gerenciamento dos recursos computacionais e dados torna-se um desafio ainda maior.

 
FiveMetrics - Aws Metrics

 
A solução para essa dispersão no gerenciamento será o desenvolvimento do conceito de meganuvem, onde nuvens privadas e públicas poderão se integrar em um mesmo sistema. Dessa forma, torna-se possível uma visão unificada de todo o ambiente de TI de uma empresa. Nesse espaço, múltiplas nuvens podem se conectar, intercambiando dados e poder computacional.

Além disso, com a incorporação de tecnologias de Aprendizado de Máquina e Inteligência Artificial nesse ambiente vasto, teremos maior eficiência, agilidade e automação nos processos gerenciados.

E então, leitor, viu como o ano de 2018 está promissor no que se refere a novas tecnologias para gestão de TI? Para manter-se informado sobre o assunto, siga-nos nas redes sociais, estamos no YoutubeFacebookTwitterGoogle+ e  no LinkedIn.

Compartilhe:

ESCRITO POR

Pedro César Tebaldi

Atua há 10 anos no mercado B2B de tecnologia da informação como gerente de marketing, tendo escrito mais de 500 artigos sobre tecnologia durante esse período. Também é responsável pela área de Business Intelligence da OpServices, que presta consultoria para médias e grandes empresas em todo o Brasil.

Posts Relacionados

ASSINE NOSSA NEWSLETTER E RECEBA
NOSSOS MELHORES CONTEÚDOS!

ASSINE NOSSA NEWSLETTER!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos