Quais os benefícios das metodologias ágeis para a gestão de TI?

Por: opservices em 04.11.2015

Métodos Ágeis, uma mudança de filosofia empresarial

Atualmente, vivemos em um cenário profissional bastante voraz e competitivo. Por causa disso, é extremamente necessário que as empresas estejam sempre atualizadas, para, assim, entregarem projetos eficazes e de forma rápida. É necessário que a empresa bem-sucedida adote novas formas de gerenciamento, inove, seja ágil para atingir o planejamento do empreendimento.

 
metodologias ágeis

 
Na gestão de TI, isso não poderia ser diferente. Nesta área, para que os projetos consigam obter os resultados esperados, é fundamental que eles contem com eficiência, segurança, qualidade e celeridade. Pois é exatamente aí que as Metodologias Ágeis passam a ser ferramentas quase que imprescindíveis para o sucesso de qualquer gestão. Quer conhecer os benefícios das Metodologias Ágeis em TI? Então leia este post até o fim e descubra como ficar à frente dos seus concorrentes!

 

Manifesto para o desenvolvimento ágil de software

Abaixo, na íntegra, o manifesto ágil divulgado em 2001 criado sob uma nova forma de entendiemento e execução de projetos que lidam diariamente com imprecisão e/ou imprevisibilidade, características inerentes ao processo de desenvolvimento de software e tecnologia:

 
Estamos descobrindo maneiras melhores de desenvolver software fazendo-o nós mesmos e ajudando outros a fazê-lo. Através deste trabalho, passamos a valorizar:
 
Indivíduos e interação entre eles mais que processos e ferramentas
Software em funcionamento mais que documentação abrangente
Colaboração com o cliente mais que negociação de contratos
Responder a mudanças mais que seguir um plano

Ou seja, mesmo havendo valor nos itens à direita, valorizamos mais os itens à esquerda.

 

O que podemos chamar de Metodologias Ágeis?

Desde 2011, determinados especialistas em processos de desenvolvimento de software, como os métodos XP (Extreme Progamming) e Scrum, estabeleceram algumas características e normas principais. Desta forma, as “Metodologias Ágeis” passaram a ser mais divulgadas pelo mundo.

Mas de que tratam? Essas metodologias são uma nova forma de gerenciamento e desenvolvimento de software, que foca sua abordagem e planejamento para os processos empíricos. A ideia é fazer uma segmentação do problema em elementos menores.

Além do mais, busca-se a colaboração da equipe de desenvolvimento, juntamente com os mais especializados em negócios. As Metodologias Ágeis visam minimizar os riscos relacionados às incertezas dos projetos e com os imprevistos de maneira mais natural e rápida; também proporcionam melhor comunicação — e, o mais importante, a maior satisfação dos clientes.

 

Quais são os conceitos principais das Metodologias Ágeis?

Entre os aspectos mais evidentes da nova abordagem, podem ser citados:

  • Softwares rápidos e executáveis;
  • Integrações entre pessoas;
  • Resposta rápida para imprevistos e mudanças;
  • Colaboração do cliente.

 

Quais são as vantagens de utilizar as Metodologias Ágeis para a gestão de TI?

Há muitas vantagens de se usar as Metodologias Ágeis para a gestão de TI. As quatro principais são as listadas a seguir:

 

1. Mais independência e produtividade para a equipe

Estruturas ultrapassadas inibem o pensamento criativo e impactam negativamente na produtividade de uma equipe de TI. Quando as Metodologias Ágeis são utilizadas, há uma otimização do tempo e rentabilidade da gestão, visto que não será necessário se preocupar com contratos e documentações extensas e complicadas, ou com ferramentas rígidas que impedem uma resposta rápida para imprevistos.

Assim, a equipe torna-se mais independente e com um melhor preparo para lidar com as resoluções de problemas. Dessa maneira, eles não perdem mais tempo como perdiam utilizando as metodologias tradicionais, e aumentam a produtividade.

 

2. Melhorias na comunicação

Essas metodologias visam manter um bom relacionamento com os desenvolvedores e clientes. Para que isso aconteça, tudo é pensado para facilitar e otimizar este diálogo, sendo que muitos adeptos preferem as conversas pessoais, a outras formas de comunicação.

Além do mais, essa técnica conta com uma boa prática de feedback. Isso significa que o desenvolvedor sempre estará por dentro das informações do cliente e do código. Essa informação se dá por testes que apontam erros e possíveis formas de melhorias.

 

3. Melhor definição do objetivo

Com uma maior integração, colaboração do cliente, feedback e softwares, torna-se possível ter uma melhor definição do objetivo, visto que todas as questões principais de uma gestão de TI passam a ser mais claras.

Dessa forma, as Metodologias Ágeis garantem uma nova abordagem, sendo mais adaptada às constantes mudanças que são presenciadas atualmente. Tudo isso colabora para se fazer um planejamento mais eficaz para a gestão de TI, já que os projetos dessa área precisam de soluções muito rápidas e um bom preparo para imprevistos.

 

4. Melhor atendimento ao cliente

As Metodologias Ágeis acreditam que a atenção deve ser focada nas pessoas, uma vez que são elas que tornam possível que os processos e projetos aconteçam. Por causa disso, fazem de tudo para impulsionar os agentes relacionados aos projetos, principalmente os clientes. O atendimento será melhor, porque a busca pela satisfação do consumidor estará em primeiro lugar.

Como você pôde observar, as Metodologias Ágeis proporcionam muitos benefícios para a gestão de TI. Por isso, sua utilização torna-se um importante investimento a ser feito. Quais outras vantagens que você acredita que as Metodologias Ágeis garantem para a área de TI na sua empresa? Conte para a gente nos comentários e dê suas sugestões sobre a utilização dessa ferramenta!

 

Assuntos relacionados a este Post

Fique por dentro da metodologia Framework Safe
Fique por dentro da metodologia Scrum
Como gerir de maneira eficaz uma equipe de TI?
Como CIOs podem estimular inovação em TI?

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Instagram

JUNTE-SE À NOSSA LISTA E RECEBA
OS NOSSOS CONTEÚDOS.

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos