Indicadores de Performance

 

Conheça as principais diferenças e benefícios das métricas e indicadores de desempenho

O uso de métricas e indicadores na gestão de empresas tem três grandes objetivos: agilizar a tomada de decisão usando informações confiáveis, verificar se o resultado esperado está sendo atingido e identificar pontos de melhoria nas atividades executadas para se alcançar o resultado esperado.

Mas será que a sua empresa sabe usar corretamente as informações fornecidas pelas métricas e indicadores na gestão de negócio?

 
Para te ajudar a entender melhor a importância estratégica das métricas e indicadores, analisaremos as diferenças entre os dois, destacaremos o problema em não saber usá-los e daremos 2 exemplos de indicadores que podem ajudar na gestão da empresa.

 

Diferenças entre métricas e indicadores de desempenho

A primeira diferença entre métricas e indicadores está no conceito: as métricas são dados brutos gerados cotidianamente nas atividades das áreas das empresas e incluem qualquer elemento que seja quantificável, como valores, pesos, tempos, entre outros.

Já os indicadores-chave de performance (KPIs) são informações estratégicas que avaliam se o planejamento e os objetivos das áreas e da empresa como um todo estão sendo atingidos e como está a performance. Além disso, eles sinalizam para a necessidade de realinhamento ou continuidade da estratégia.

A segunda diferença é que KPIs podem ser simples métricas, como aquelas que medem os tempos máximos para a resposta e resolução de um chamado em determinada área (SLA). Porém, nem todas as métricas são KPIs, pois podem não dizer nada sobre o desempenho da empresa, como é o caso da quantidade de seguidores das páginas das redes sociais.

A terceira diferença é que os indicadores de performance são definidos previamente pela diretoria da empresa e são poucos, claros, atualizáveis e facilmente interpretáveis, pois estão diretamente ligados à estratégia e ao plano de negócios da empresa. Já as métricas, por sua vez, são geradas espontaneamente nas atividades dos colaboradores e podem não representar nenhuma informação estratégica.

Você já definiu os principais KPIs do seu negócio? E sabe como utilizá-los? Se a resposta for sim, saiba que você já está à frente de muitas empresas, como veremos abaixo.

 

Metricas e indicadores de desempenho

 

O problema em não utilizar boas métricas e indicadores de desempenho

O problema é que se o gestor não souber quais métricas e indicadores medir, nem confiar nas informações obtidas, os benefícios em agilizar a tomada de decisão, revisar o plano de execução das atividades e propor rápidas correções se perdem e a empresa torna sua estratégia refém da percepção ou do instinto dos responsáveis de suas áreas.

Um exemplo disso aparece na dissertação de mestrado de Valéria Noguti, realizada pela USP, sobre processos de tomada de decisão de 11 empresas. Foi constatado que os decisores solicitam informações sobre consumidores e clientes, experiência de funcionários, outros projetos da empresa e análise de concorrentes, seguindo exatamente essa ordem.

Contudo, na hora de usarem os dados, invertem a prioridade das informações, tendo maior peso a experiência de funcionários, informações coletadas nos sistemas da empresa, concorrentes e, por último, consumidores e clientes.

Ou seja, nem sempre as informações coletadas são, de fato, aquelas que apoiam a gestão da empresa em seus processos de tomada de decisão. Incoerente, não é mesmo?

 

2 bons exemplos de KPIs

O Retorno sobre o Investimento (ROI) é um KPI que pode ser aplicado às diversas áreas da empresa. Ele estima e apura os ganhos que um projeto ou aquisição de alguma ferramenta trouxe para a área em determinado período de tempo. Assim, o gestor pode priorizar os projetos ou atividades que tenham um retorno mais significativo no curto, médio ou longo prazo, dependendo das necessidades da empresa.

Já a lucratividade mede a eficiência operacional da empresa e indica o ganho percentual de lucro que ela tem com suas atividades, evitando que os custos aumentem na busca por maiores receitas e tornem sua atividade insustentável no médio e longo prazo. A fórmula para medir a lucratividade é:

Lucratividade % = (Lucro Líquido / Receita Total) x 100

 

BAM - Dashboard de Vendas

Exemplo de métricas da Área comercial.

 
Existem diversos outros indicadores de desempenhoque possibilitam uma gestão mais eficiente dos recursos (tangíveis e intangíveis) da empresa, assim como uma estratégia mais assertiva diante da sua participação no mercado. Após definidos os indicadores é hora de monitorá-los e apresentá-los em formato visual para tomar decisões que permitam corrigir eventuais falhas nos processos. Para isso recomendamos o processo de gestão à vista!

 

Gestão à vista

Ter todas essas informações centralizadas é essencial para melhorar os serviços e os processos das empresas. O Fluxo de informações não visíveis dentro das organizações é enorme, cada vez mais estão surgindo ferramentas capazes de buscar esses dados e transformá-los em informações utilizáveis para a tomada de decisão. O tratamento das informações por tecnologia permite aos decisores da área de negócios trabalhar com base em indicadores-chave, ou KPIs (key performance indicators).

 

Dashboard BAM - Industria

Business Value Dashboard de Processo Industrial.

 
A solução para o problema dos indicadores invisíveis ou indisponíveis para a tomada de decisão é a gestão à vista. A gestão à vista pode ser qualquer tipo de visualização de dados, como um quadro com tarefas em andamento ou pendentes. Ou o que acreditamos que seja a melhor solução para o problema, que seriam os dashboards com dados em tempo real.

A gestão à vista é uma visão estratégica dos indicadores de desempenho para a melhoria da gestão, com dashboards acessíveis a todos os colaboradores para a visualização das métricas do que precisa ser melhorado e dos resultados alcançados. Estes dashboards podem ser colocados em telas de LCD em espaços onde os colaboradores possam visualizar no seu dia a dia.

E então, gostou de conhecer as diferenças entre métricas e indicadores? Caso tenha interesse em conhecer mais os serviços da OpServices para monitoramento de indicadores de desempenho e métricas de negócios, assim como sua visualização em tempo real através de dashboards, solicite mais informações ou nos siga nas redes sociais.