Monitoramento de dados: como fazer isso de maneira efetiva

Por: Pedro César Tebaldi Gomes em 16.12.2019
Monitoramento de Dados

A cada dia que passa, a tecnologia da informação segue ocupando lugar de destaque nos ambientes corporativos. A maior parte de nossas atividades exige o uso da TI. E, com todos nossos dados nesse ambiente, um bom monitoramento torna-se essencial.

Afinal, ninguém gostaria de, repentinamente, perder todos seus dados, não é mesmo? E nem mesmo realizar uma ação e não saber os resultados e as métricas decorrentes dela.

Para isso, podemos contar com o monitoramento de dados corporativos. Continue conosco para saber mais sobre o assunto, descobrir como monitorar dados, as vantagens e os cuidados dessa prática e como monitorá-los de maneira efetiva.

 

Como monitorar dados de maneira efetiva?

A forma mais eficiente de monitorar dados é por meio da utilização de um software especialmente desenvolvido para essa tarefa. Uma excelente opção é o OpMon, capaz de monitorar qualquer tipo de dispositivo ou sistema que gere dados. Com a plataforma é possível descobrir a causa de problemas em tempo real.

Trata-se de um software de monitoramento de infraestrutura, que é líder no Brasil. Com ele, a sua empresa pode automatizar o gerenciamento de incidentes e obter dados reais e confiáveis sobre seu ambiente. Para uma melhor usabilidade, o OpMon utiliza um sistema de alertas definido por cores que indicam o nível de criticidade.

Sua versão mais atualizada oferece dashboards automáticos, que simplificam a gestão da infraestrutura, possibilitando visualizar os problemas que são prioritários. Ela também permite a integração com o Grafana, dispondo de maior visualização de dados e agilidade na tomada de decisões.

O OpMon oferece os seguintes benefícios a seus usuários:

  • monitoramento unificado por gerenciamento de TI em console única;
  • gestão à vista;
  • integração com Service Desk;
  • redução de prejuízos;
  • gerenciamento de redes integrado
  • suporte em português;
  • experiência do usuário monitorada e simulada por robôs.

 

Quais são as vantagens do monitoramento de dados?

Um monitoramento de dados eficiente permite um controle de métricas mais preciso. Dessa forma, o gestor pode conhecer detalhes sobre seus dados e a saúde da empresa. Essas informações facilitam a gestão e a tomada de decisão. Além disso, é possível mensurar os estados que são relacionados à infraestrutura, como a TI, IOT ou redes.

 

Por que devemos monitorar dados?

O monitoramento de dados pode revelar problemas que até então estavam ocultos, facilitando sua correção antes que alguma consequência grave ocorra. Também é uma forma de verificar o desempenho de equipamentos ou evitar desperdícios, prevendo a quantidade de recursos necessários.

 

Quais são os cuidados ao monitorar dados?

Agora que você já sabe sobre a importância do monitoramento de dados, verifique alguns cuidados que deve ter antes de partir para a ação:

  • elabore um plano de ação;
  • verifique as informações que devem ser monitoradas;
  • defina ações para indicadores que não correspondam às expectativas;
  • determine um responsável para o monitoramento.

 
Banner - Gerenciamento de TI e Infraestrutura

 
Vimos neste artigo a importância de monitorar dados efetivos nas empresas e como isso pode ajudar no controle de recursos, atividades, assim como na previsão de problemas e nas tomadas de decisão.

Podemos ajudar com um monitoramento efetivo, em tempo real e totalmente transparente. Entre em contato conosco para saber mais!

Compartilhe:

Posts Relacionados

ASSINE NOSSA NEWSLETTER E RECEBA
NOSSOS MELHORES CONTEÚDOS!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos