Menu
Contato Comercial
Por: Aldry Rocha em 07.03.2023

Como funciona o monitoramento Prometheus

Monitoramento Prometheus

Conforme as aplicações começaram a ser migradas para a nuvem, tornou-se ainda mais necessário monitorá-las no dia-a-dia do desenvolvimento de software. A monitoração ajuda a trazer confiabilidade para os sistemas, ao gerar respostas rápidas de como anda a saúde do ambiente e na geração de alarmes, caso algum problema esteja ocorrendo.

Existem uma série de ferramentas que te auxiliam no monitoramento de aplicações e sistemas, hoje iremos falar sobre uma delas em específico: o Prometheus. Confira!

 

O que é Prometheus?

Trata-se de uma ferramenta de monitoramento de código aberto, desenvolvida pela SoundCloud. O Prometheus tem como objetivo monitorar e alertar sobre a disponibilidade e o desempenho dos serviços de computação distribuída. Desde então, o Prometheus se tornou um dos softwares de monitoramento mais populares no ecossistema da nuvem.

Ele é uma ferramenta baseada em métricas, que realiza a coleta e processamento de dados de métricas sobre aplicativos e sistemas em tempo real. Esses dados são armazenados em um banco de dados de séries temporais, para fins de análise e visualização de métricas do desempenho de sistemas ao longo do tempo.

Em termos de desempenho, o Prometheus é conhecido por ser bastante leve e eficiente. Ele foi projetado para suportar sistemas distribuídos em grande escala e é capaz de lidar com milhões de métricas por segundo com baixa latência. O Prometheus também tem recursos de clustering, o que permite que vários servidores sejam conectados para dimensionar ainda mais a capacidade de coleta e armazenamento de métricas.

O software conta com uma arquitetura modular e escalável, o que permite adicionar novos componentes e integrá-los com outras ferramentas de monitoramento, como o Grafana, para visualizações mais avançadas e geração de gráficos e dashboards personalizados com as métricas coletadas por ele.Também conta com uma API RESTful que traz aos usuários a possibilidade de consultar e modificar as métricas armazenadas.

Confira nossos artigos sobre Dashboards:
A Importância dos dashboards para as empresas de tecnologia
Dashboards: uma visão de indicadores de TI e Negócio
Exemplos de dashboards: 6 modelos para o seu negócio!

Uma das principais vantagens do Prometheus é a sua capacidade de monitorar uma ampla variedade de sistemas, incluindo serviços web, bancos de dados, servidores e dispositivos de rede. O Prometheus usa sua própria linguagem de consulta chamada PromQL, o que traz aos usuários a possibilidade de escrever consultas complexas para analisar as métricas coletadas.

O uso dessa ferramenta tem sido adotada por desenvolvedores de todo mundo, tendo uma comunidade forte de desenvolvedores que criam uma série de ferramentas e integrações de terceiros, o que amplia – e muito – a sua capacidade. Atualmente ele é mantido pela Cloud Native Computing Foundation (CNCF), uma organização sem fins lucrativos que promove o desenvolvimento de tecnologias de computação em nuvem de código aberto.

 

Como funciona o monitoramento do Prometheus?

O monitoramento do Prometheus normalmente envolve questões como:

 

1 – Configuração

É o primeiro passo a ser executado para que o prometheus colete as métricas que são importantes para o monitoramento em questão. Isso pode incluir a configuração de alvos de coleta que são os sistemas e aplicativos dos quais as métricas serão coletadas.

 

2 – Coleta de métricas

Depois de configurar de onde essas métricas devem ser coletadas, o Prometheus começa, de fato, a coletá-las em intervalos regulares. Podendo coletar vários tipos de métricas, incluindo contadores, temporizadores e histogramas.

→ Confira nosso artigo sobre: 4 métricas mais importantes para a TI

 

3 – Armazenamento de séries temporais

Após a coleta de métricas, dá-se início a fase de armazenamento em um banco de dados de séries temporais e escalável. O que permite a análise de tendências e a identificação de anomalias em tempo real.

 

4 – Análise de métricas

Como já citado anteriormente, o Prometheus usa sua própria linguagem de consulta, chamada PromQL, que permite aos usuários escrever consultas complexas para analisar as métricas coletadas, gerando uma visão mais aprofundada dos sistemas.

 

5 – Alertas

Uma das características mais poderosas do Prometheus é sua capacidade de alertar os usuários quando ocorrem problemas em seus sistemas. É possível definir regras de alerta personalizadas que acionam notificações quando certas condições são atendidas.

Isso permite que os usuários identifiquem problemas antes que eles afetem os usuários finais e tomem medidas proativas para resolvê-los. A ferramenta permite o envio de alertas por e-mail, SMS ou qualquer outra forma desejada pelo usuário para o envio de notificação.

 

6 – Visualização

A interface web do Prometheus é intitulada de Console e permite a visualização de métricas em gráficos e dashboards personalizados. Essa visualização pode se tornar muito mais avançada quando integrada ao Grafana.

 

Prometheus e Grafana

Entrando mais a fundo na questão de visualização, o Prometheus e o Grafana em conjunto geram visualizações poderosas, de maneira clara e de fácil entendimento. A integração entre os dois é feita por meio do plugin Prometheus nativo do Grafana.

→ Confira nosso e-book com: Dicas para melhorar a visualização de dados da sua empresa!

Após feita a configuração do prometheus e do plugin dentro do Grafana, é possível criar dashboards de várias formas, com gráficos de linha, barras, medidores e tabelas que visam atender as mais diversas necessidades de monitoramento específicas do usuário. Confira dois exemplos de dashboards desenvolvidos por nós no Grafana.

 

Neste painel podemos acompanhar como anda o uso de memória, CPU e volume de requisições dos nods e pods do Kubernetes.

 

Já neste dashboard temos uma visão focada em microserviços, seus containers e de como anda o uso de CPU, memória. Também podendo visualizar em gráficos o minímo, máximo, média e como está no atual momento, o uso de cada um desses microserviços.

 

Conclusão

Em resumo, o Prometheus é uma ferramenta poderosa e flexível de monitoramento que ajuda a identificar e solucionar problemas em sistemas distribuídos. Ele oferece uma ampla variedade de recursos e integrações que o tornam uma ferramenta valiosa para equipes de desenvolvimento e operações de TI.

 

Sua integração com Grafana ajuda ainda mais as equipes, uma vez que permite aos usuários monitorar em tempo real a saúde de seus sistemas e aplicativos, identificando problemas rapidamente e assim podendo tomar as medidas corretivas necessárias, para garantir a continuidade e eficiência dos negócios.

Se você tem interesse em monitorar seus sistemas distribuídos e criar métricas estratégicas para seu negócio, conte com a gente! Somos um dos maiores especialistas em monitoração avançada e observabilidade do Brasil e entregamos uma monitoração totalmente personalizada, de acordo com as necessidades do seu negócio. Entre em contato com nosso time de vendas e saiba mais.

Compartilhe:

ESCRITO POR

Aldry Rocha

Gestora de Marketing e desenvolvedora web na OpServices há 4 anos. Apaixonada por tecnologia e o mundo do desenvolvimento pessoal, sempre lendo ou escrevendo sobre eles.

Posts Relacionados

ASSINE NOSSA NEWSLETTER E RECEBA
NOSSOS MELHORES CONTEÚDOS!

ASSINE NOSSA NEWSLETTER!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos